EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o embaixador Yossi Shelley, ministro Ofir Akunis, Daniel Leon Bialski e a filha Bruna, Mauricio Rubinstein, Taly Segal, Fernando Lopes, Efrahim Meniuk, Arnon Velmovitsky, André Zular, Elisabetta Boaretto, Mario Fleck, Marcos Lederman, Fernando Lottenberg, Ministro Joaquim Silva e Luna, Shai Fishman, Luiz Kignel Ricardo Berkiensztat, rabinos David e Berel Weitman, Gilberto Dimenstein, Mayana Zatz, Gary Saltzman, Alan Schneider e Dan Mariaschin, Pessy Gansburg e Jaime Spitzcovsky dentre outros.


CÂMARA LEGISLATIVA E EMBAIXADA DE ISRAEL REALIZAM SESSÃO SOLENE EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

308_first_5_1.1

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a Embaixada de Israel realizaram sessão solene em homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto no plenário da Câmara. O propósito da solenidade era destacar a importância do ensino do Holocausto para as gerações futuras e condenar toda e qualquer manifestação de incentivo à perseguição, ao ódio e a violência.

Após a cerimônia houve a abertura da exposição “Além do Dever”, que homenageia diplomatas que tiveram participação ativa ajudando judeus a escaparem das forças nazistas. Entre eles, os diplomatas brasileiros Luis Martins de Souza Dantas e Aracy Carvalho de Guimarães Rosa, ambos reconhecidos com o título de “Justos entre as Nações” pelo Yad Vashem. A exposição está aberta ao público por um mês no foyer do plenário da CLDF.

A solenidade contou com as presenças do embaixador de Israel Yossi Shelley e do ministro de Ciência e Tecnologia de Israel, Ofir Akunis, em visita oficial ao Brasil.


FAMILIA BIALSKI NA ESPANHA

308_first_5_1

Aproveitando temporada de férias e o frio europeu, Daniel Leon Bialski fez uma pausa em seu dinâmico trabalho como presidente da Hebraica de São Paulo e esteve com sua filha Bruna em Segovia, na Espanha.


SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA E ROBÓTICA/RJ TEM NOVO PRESIDENTE

308_first_5_2Durante jantar para 80 convidados, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do Rio de Janeiro empossou o urologista Mauricio Rubinstein como seu presidente. Ele é um dos precursores da cirurgia robótica no Brasil, professor de Mestrado com área de concentração em Cirurgia Minimamente Invasiva e chefe dos Departamentos de Cirurgia Minimamente Invasiva e Laparoscopia Urológica da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro.

No Congresso Brasileiro de Urologia de 2007 realizado em Salvador, na Bahia, ele recebeu o Prêmio “Ureteroscópio de Ouro” – prêmio oferecido bienalmente ao urologista brasileiro com formação ocorrida a menos de quinze anos e com destaque na área de Endourologia e Videolaparoscopia.


CÂMARA BRASIL-ISRAEL RIO DE JANEIRO RECEBE A VISITA DE TALY SEGAL

308_first_5_4 (2)Incremento do comércio bilateral e transferência de tecnologia entre Brasil e Israel dominaram a pauta do encontro

A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria – Rio De Janeiro, recebeu no dia 21 de fevereiro, a visita de Taly Segal, nova Cônsul para Assuntos Econômicos da Missão Econômica de Israel no Rio de Janeiro.

Ela foi recebida por Fernando Lopes, presidente da Câmara no Rio e pelos vice-presidentes, Efrahim Meniuk e Arnon Velmovitsky que apresentaram a proposta de resgaste da Câmara do Rio, bem como sua intenção de dar suporte à Missão Econômica no Brasil para o incremento do comércio bilateral e da transferência de tecnologia entre os dois países.

“Vamos trabalhar em conjunto e sob a liderança do presidente Jayme Blay para defender os pleitos para uma agenda positiva e um ambiente de negócios menos burocrático e com maior eficiência e eficácia de oportunidades de negócios nas duas direções. Acreditamos que assim teremos musculatura e representatividade única junto a todas as instituições governamentais nas três esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal”, destacou Lopes.


PALESTRA SOBRE MICROARQUEOLOGIA

308_first_5_3André Zular, Elisabetta Boaretto, Mario Fleck e Marcos Lederman

O Grupo de Amigos do Weizmann do Brasil e a Congregação Israelita Paulista realizaram, na segunda-feira, 26 de fevereiro, na CIP, palestra com a Profa. Elisabetta Boaretto, diretora do Centro Kimmel para Ciências Arqueológicas e do Laboratório de Datação por Radio-carbono D-REAMS do Instituto Weizmann de Ciências, com o tema “Ajustando o relógio em Israel: Microarqueologia mudando a cronologia de Jerusalém”. O evento contou com a presença do pesquisador brasileiro André Zular, primeiro bolsista brasileiro da Escola de Verão do Weizmann em 1983, e que atualmente faz pós doutorado no laboratório da Profa. Boaretto no Instituto Weizmann.

Elisabetta apresentou a abordagem, metodologia e os resultados de suas recentes pesquisas que atribuíram a uma enorme torre de pedra construída sobre a fonte de Gihon, essencial para a sobrevivência dos habitantes da antiga Jerusalém, uma origem mil anos mais tarde do que o que se supunha. Pela relevância do projeto, a Israel Science Foundation está investindo o equivalente a 1,2 milhões de reais por um período de quatro anos, para que através da tecnologia do Instituto Weizmann, seja conhecida a verdadeira idade da ocupação humana em Jerusalém.

“Hoje tivemos a sensacional oportunidade de estar dentro de uma Sinagoga falando sobre ciência e arqueologia e conhecendo o impactante trabalho da professora Elisabetta, inclusive com a presença dos rabinos e das pessoas que participaram online através do Facebook”, finalizou o presidente dos Amigos do Weizmann do Brasil, Mario Fleck.


CONIB E ADL DEBATEM ENSINO DO HOLOCAUSTO E AÇÕES CONTRA DISCURSO DE ÓDIO NAS REDES SOCIAIS

308_first_5_5

O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Fernando Lottenberg, se reuniu em Los Angeles com a nova diretora internacional da ADL, Sharon Nazarian. Na pauta, capacitação de professores para o ensino do Holocausto, combate ao discurso de ódio nas redes sociais e outras iniciativas a serem desenvolvidas entre as duas instituições.

Uma pesquisa feita pela Anti-Defamation League (ADL), entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, apontou que 46% dos habitantes do planeta nunca ouviram falar do maior genocídio da história. Foram feitas 53.100 entrevistas em 101 países.


INDICADO AO GRAMMY COORDENA VÍDEO DE PURIMDA YESHIVÁ GUEVOHA

308_first_5_6

Desde 2012, a Yeshivá Guevohá Be’er Avraham produz um clipe de Purim, que sempre traz consigo o espírito do Chag .

Neste ano, o produtor e arranjador Shai Fishman, indicado ao Grammy, o maior prêmio do mundo musical, dirigiu o vídeo da Festa. Fishman se encantou com o trabalho desenvolvido pela Yeshivá e se dedicou a fazer um ‘produto’ totalmente novo com a participação dos alunos dos vídeos anteriores. O resultado final foi um vídeo que mostra o potencial dos estudantes, com muito humor e ritmo. Você pode assistir ao vídeo, acessando: https://youtube/9ke5YbjsQgY


LUIZ KIGNEL, PRESIDENTE DA FISESP, VISITA O TEN YAD

308_first_5_7Para celebrar o dia mundial da Justiça Social, o novo presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Luiz Kignel e o presidente executivo, Ricardo Berkiensztat, visitaram na manhã de terça-feira, 20 de fevereiro, o Ten Yad.

Eles foram recebidos pelos rabinos David e Berel Weitman, que mostraram o excelente trabalho social realizado pela entidade e almoçaram no Refeitório Comunitário “Eshel Menachem”, onde 360 refeições são servidas em média todos os dias.


GILBERTO DIMENSTEIN E MAYANA ZATZ SÃO HOMENAGEADOS

O jornalista Gilberto Dimenstein e a geneticista Mayana Zatz estavam entre as 20 personalidades que receberam das mãos do prefeito João Dória a “Medalha Cidade de São Paulo”, concedida àqueles que prestam “bons serviços à cidade ou merecem destaque em suas áreas de atuação”. A cerimônia foi realizada no Theatro Municipal.

Instituída em 2009 como Medalha 25 de Janeiro, a iniciativa fez parte das comemorações pelo aniversário da capital paulista.


B’NAI B’RITH PARTICIPA DA CONFERÊNCIA DE PRESIDENTES EM ISRAEL

O Presidente Gary Saltzman, CEO Dan Mariaschin e o diretor do World Center da B’nai em Jerusalém Alan Schneider participaram na missão anual a Israel com a delegação dos presidentes das principais instituições judaicas americanas. A delegação reuniu-se com lideranças políticas e diplomáticas do mais alto nível.

Saltzman presidiu uma sessão especial da missão anual da Conferência dos Presidentes em Israel, com quatro ex-embaixadores israelenses nos Estados Unidos: Moshe Arens, Zalman Shoval, Itamar Rabinovich e Sallai Meridor. O moderador foi ex-embaixador israelense nas Nações Unidas, Ron Prosor.


PESSACH COM PESSY GANSBURG – CURSO DE CULINÁRIA

Com receitas novas, Pessy Gansburg ministra no Centro Novo Horizonte aulas de culinária visando Pessach. Quarta-feira, dia 14, às 19h30. Inscrições: (11) 3159-4777 e 94721-9301.


SINAGOGA KNESSET ISRAEL RECEBE JAIME SPITZCOVSKY

A Sinagoga Knesset Israel realiza no dia 14 de março, às 20h15, palestra com o jornalista Jaime Spitzcovsky com o tema “Jerusalém, a capital indivisível de Israel”. Formado pela USP, o jornalista Jaime Spitzcovsky foi editor do caderno Internacional do jornal Folha de São Paulo entre 1988 e 1990 e entre 1997 e 2000. Também foi correspondente do jornal em Moscou e Pequim. Realizou coberturas jornalísticas em mais de 40 países, inclusive no Oriente Médio. Atual colunista da Folha, já trabalhou para a TV Cultura, BBC e Band News, entre outros. É especialista em geopolítica internacional, com foco em Israel.

Local: Sinagoga Knesset Israel – Av. Angélica, 579 – Informações: knesset@knesset.org.br – Tel: (11) 3667.3341 – Grátis

20
20