FUNÇÕES COGNITIVAS, QUALIDADE DE VIDA E ATIVIDADE FÍSICA – POR CLARA M. NIGRI

312_saúde_2_1O exercício físico melhora e protege a função cerebral, oferecendo menor risco às pessoas ativas de serem acometidas por doenças mentais com relação às sedentárias, aumentando assim, o desempenho cognitivo.


Que a prática de atividades físicas, constante e com orientação, oferece benefícios para o praticante como melhoria da função cardiorrespiratória, aumento da densidade mineral óssea, diminuição de riscos de doenças crônico-degenerativas e prevenção de transtornos emocionais, é inquestionável.

O que há de novo, quando abordamos as Neurociências, é a ação direta e positiva dos exercícios físicos sobre as funções cognitivas, como a memória, a linguagem, a atenção e a percepção. Identifica-se melhora na circulação cerebral, aumento de enzimas antioxidantes, plasticidade cerebral, liberação de neurotransmissores e seus precursores, serotonina e beta-endorfinas, que são os hormônios do bem-estar.

O exercício físico melhora e protege a função cerebral, oferecendo menor risco às pessoas ativas de serem acometidas por doenças mentais com relação às sedentárias, aumentando assim, o desempenho cognitivo. Desenvolve também no indivíduo o senso de autocuidado, melhorando sua autoestima e consequentemente sua qualidade de vida.


Clara M. Nigri: Psicóloga, psicoterapeuta, Diretora da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – Regional São Paulo

Contato: claranigri05@gmail.com
Cel.: 11-991127418

20
20