SHAVUOT CELEBRA A DATA QUE D’US OUTORGOU A TORÁ AO POVO JUDEU NO MONTE SINAI

313_historia_2_1Shavuot ocorrerá de 19 a 21 de maio de 2018 e celebra a data que D’us outorgou a Torá ao povo judeu no Monte Sinai há mais de 3.300 anos.

Ela ocorre após 49 dias da contagem do Omer, em preparação a esse evento marcante. É comemorada com o acendimento das velas, com estudo a noite toda de Torá, ouvindo a leitura dos Dez Mandamentos na sinagoga e saboreando alimentos lácteos.


SIGNIFICADO DE SHAVUOT

313_historia_2_2Shavuot é o segundo dos três maiores Dias Festivos (Pêssach é o primeiro e Sucot o terceiro), e vem exatamente cinqüenta dias após Pêssach. A Torá foi outorgada por D’us ao povo judeu no Monte Sinai há mais de três mil e trezentos anos. Todos os anos, neste dia, renovamos nossa aceitação do presente de D’us.

A palavra Shavuot significa “semanas”: assinala a compleição das sete semanas entre Pêssach e Shavuot (o período do ômer), durante o qual o povo judeu preparou-se para a Outorga da Torá. Durante este tempo, purificou-se das cicatrizes da escravidão e tornou-se uma nação sagrada, pronta a entrar em uma aliança eterna com D’us, com a Outorga da Torá.

Shavuot também significa “juramentos”. Com a Outorga da Torá, o povo judeu e D’us trocaram juramentos, formando um pacto duradouro de não abandonar um ao outro.


ALIMENTOS À BASE DE LEITE

Costuma-se comer alimentos à base de leite em Shavuot. Existem várias razões para este costume:

A partir da outorga da Torá, passou a valer a obrigação de cumprir as leis da Cashrut. Como a Torá foi outorgada no Shabat, nenhum animal podia ser abatido e nem os utensílios podiam ser casherizados, portanto neste dia come-se laticínios.

Outro motivo é que a Torá é comparada ao leite. A palavra hebraica para leite é “chalav”. Quando o valor numérico de cada uma das letras da palavra chalav são somadas (8+30+2), chega-se ao total de quarenta. Quarenta é o número de dias que Moshê passou no Monte Sinai, recebendo a Torá diretamente de D’us.

Veja aqui a nossa seção de Culinária de Shavuot


SHAVUOT NA PRÁTICA

Durante o período de Shavuot não trabalhamos, dirigimos, escrevemos ou ligamos/desligamos dispositivos elétricos. Temos permissão para cozinhar, para acender o fogão transferindo o fogo de uma chama pré existente uma vela votiva), acesa antes do início da festa.

313_historia_2_3313_historia_2_4

Fonte: www.pt.chabad.org

20
20