UNIVERSIDADE HEBRAICA DE JERUSALÉM FESTEJA 100 ANOS

315_FIQUE_1_1

Logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, o Império Britânico concedeu permissão para criar uma Universidade Hebraica em Jerusalém. Em 24 de Julho de 1918, Lord Edmund Allenby, Zeev Jabotinsky, Chaim Weizmann e James Rothschild, juntamente com outros 6.000 dignitários, tanto judeus e não judeus, em Israel e no exterior, se reuniram no Monte Scopus, em Jerusalém, para estabelecer as pedras fundamentais da Universidade Hebraica.

Na ocasião, 12 pedras fundamentais foram colocadas por representantes das comunidades judaicas da então Palestina, simbolicamente referindo-se ao encontro das antigas doze tribos hebraicas. Mais duas pedras foram colocadas por membros das comunidades cristã e muçulmana.

As celebrações dos 100 anos aconteceram no âmbito do encontro de Amigos da UHJ do mundo, entre os dias 8 e 13 deste mês de junho. Durante essas reuniões anuais, a Universidade Hebraica “abre suas portas” e estudantes e pesquisadores que compartilham suas conquistas científicas e avanços acadêmicos em diferentes áreas. Há também uma cerimônia de formatura, a concessão de doutorados honorários e membros honorários para personalidades distintas, bem como prêmios e distinções de pesquisadores de destaque por sua inovação e excelência.

Alguns destaques do programa deste ano foram: HUJI Talks: 100 anos e além. Entre os palestrantes estavam o filósofo Yuval Noah Harari e o especialista em maconha medicinal, Prof. Raphael Mechoulam, entre outros.

Amigos da UHJ de todo o mundo colocaram uma “cápsula do tempo” com mensagens para os próximos 100 anos da Universidade.

20
20