UFA! ELES SAIRAM – RABINO ILAN STIEFELMANN

318_historia_3_1Devemos depreender desse episódio (dos meninos na caverna) que não precisamos atravessar o mundo para nos solidarizar com pessoas necessitadas – basta atravessar a rua, ou às vezes nem isso.


Anteontem, mostrei para meus filhos o filme do desfecho feliz do caso dos jovens tailandeses e fiquei espantado em ver a comoção e envolvimento que eles demonstraram embora não conheçam Somchai, Nana, Marvin e Gunam e provavelmente nunca os encontrem, nem mesmo se um dia fizerem uma trilha na Tailândia…

Fiquei então pensando, por que esse episódio mobilizou a atenção e preocupação de milhões de pessoas ao redor do mundo? Infelizmente, não faltam acidentes, desastres e catástrofes acontecendo diariamente!

Talvez a resposta seja simples. Nós amamos boas histórias – ou melhor, bons dramas. E esse caso teve todos os elementos que compõem uma boa história: jovens sumidos, trilhas, caverna inundada, monções, governadores em uniformes militares e mergulhadores, oxigênio no limite. Foram duas semanas de ansiedade e tensão, perigo, risco de vida latente, fome, morte de um mergulhador, expectativas…

Graças a D-us eles foram resgatados em paz. A vida humana é o que há de mais precioso no mundo.

Devemos depreender desse episódio que não é preciso que ocorra uma situação tão dramática para que prestemos atenção às necessidades de outrem, e que não precisamos atravessar o mundo para nos solidarizar com pessoas necessitadas – basta atravessar a rua, ou às vezes nem isso. Devemos olhar para aqueles que estão próximos e precisam de nós.

Apesar de cada um de nós ter sido dotado de um coração humano piedoso, nem sempre exercemos a piedade para com aqueles que estão próximos de nós e que desesperadamente precisam do nosso apoio, carinho e atenção.

Uma boa reflexão para os nossos dias…

Shalom!


Lubavitch Copacabana [Newsletter@LubavitchCopacabana.org]

www.LubavitchCopacabana.org

20
20