VOCÊ TEM CINCO MINUTOS? RABINO KALMAN PACKOUZ

318_historia_5_1“Estudando mussár você perceberá que tem bem mais do que 15 minutos por dia para estudar Torá!”


Um homem certa vez foi a um rabino para se aconselhar: “Rabino, eu tenho somente 15 minutos por dia para estudar Torá. O que o senhor recomenda?” O rabino respondeu: “Estude mussár (livros sobre o desenvolvimento do caráter)”. “Por que mussár?”, perguntou a pessoa. O rabino sorriu e disse: “Estudando mussár você perceberá que tem bem mais do que 15 minutos por dia para estudar Torá!”

Uma resposta muito esquisita? Vou explicar. A essência da vida é aperfeiçoarmos o nosso caráter e reforçarmos a nossa conexão com o Todo-Poderoso. O que distingue o ser humano dos animais é a nossa alma e a nossa capacidade de usar o nosso livre arbítrio para fazer escolhas entre o certo e o errado, para crescer e desenvolver o nosso caráter.

Todos estamos enredados em nossa sociedade materialista e de procura pela gratificação instantânea. Somos ‘procuradores de conforto’. Para muitos, se determinada vontade demora muito tempo para ser atendida, envolve muito esforço ou há dor, “estamos fora!”.

Quando passarmos deste mundo para o próximo, não nos perguntarão se assistimos o último episódio de um programa de TV ou quem venceu a Copa do Mundo. Seremos chamados a prestar “din v’heshbon” – julgamento e prestação de contas de como utilizamos o nosso tempo na Terra – e como poderíamos ter utilizado melhor o tempo que nos foi concedido nesta vida. O que conseguimos fazer? Como crescemos? Quem ajudamos? Cada dia é uma oportunidade para fazer mitsvót, aperfeiçoar o mundo e a nós próprios, reforçar a nossa relação com o Todo-Poderoso.

Uma pessoa sábia disse: “Se amanhã você for o mesmo que é hoje, para que precisa do amanhã?” O Gaón de Vilna (Rabino Eliahu Kramer, Lituânia, 1720-1797) escreveu: “A razão por estarmos vivos é para vencermos as nossas más características … e se não nos fortalecermos nisto, qual a razão para vivermos?” (em seu comentário sobre o livro Provérbios 4:13).

A Torá é o manual de instruções para a vida. Ela nos informa que cada ser humano tem um yetzer tov (o desejo de fazer a coisa certa) e um yetzer hará (o desejo de seguir os seus desejos). A Torá é o antídoto para o yetzer hará. Ela nos educa quanto ao que é correto, reforça a nossa conexão com o Todo-Poderoso e, portanto, reforça o nosso livre arbítrio e a nossa capacidade de controlar os nossos desejos. Ele ocupa as nossas mentes com pensamentos mais elevados do que para onde os Tweets, Facebook, internet — e/ou cartazes, jornais, revistas, filmes e TV — nos levam.

Desejar é humano; controlar os desejos é a essência de sermos humanos.

Muitas pessoas dizem: “Esse é o jeito que eu sou. Está no meu DNA”. E se acreditam em D’us, ainda adicionam: “D’us me fez assim, então Ele vai me entender”. Um agente do FBI especializado em serial killers (assassinos em série) escreveu que ele nunca viu um serial killer que estivesse tão obcecado para matar que matou alguém quando havia um policial ao lado dele. Seguramente temos a capacidade de exercer nosso livre arbítrio, de fazer escolhas, de controlar as nossas paixões.

É aqui que o estudo do mussár entra. Ele nos ensina como corrigir e controlar nossas características. Muitas das obras clássicas estão disponíveis em inglês (e também em português), incluindo: Mesilat Yesharim — Path of the Just; Orchot Tzadikim — Ways of the Righteous; Chovot Halevavot — Duties of the Heart e Shaarei Teshuva — Gates of Repentance.

Há muitos livros muito bons para aqueles que não tiveram uma forte educação judaica, mas que querem se melhorar e ser bem sucedidos na vida. Para aqueles interessados em viver a vida ao máximo e desenvolver a si mesmos, sugiro a série Living Emunah, pelo Rabino David Ashear, um dos meus favoritos. Outra boa opção é um passeio a uma livraria judaica e procurar algo que lhe atraia e que irá desfrutar. Uma ótima pedida são os livros do Rabino Zelig Pliskin e Rabino Abraham Twerski.

Uma excelente opção são as biografias de homens e mulheres tsadikim. Há muito que podemos aprender com a vida dos outros – de alguns, o que fazer, e de outros, o que nunca fazer. Dos grandes rabinos e rebetzins, de homens e mulheres justos — podemos não só aprender o que fazer, mas nos inspirar também!


Pensamento:“Desejar é humano; Controlar os desejos é a essência de sermos humanos!”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20