EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Zeila Sliozbergas, Nilton Bonder, Luciano Szafir, Leon Knopfholz, Fernando Lottenberg, Ministro Aloysio Nunes, Anna Lou Olivier, Marcelo Schapo, Fabio Szperling, Silvia Perlov, Sheik Boustani, Rabino Michel Schlesinger e o violonista e maestro israelense Pinchas Zukerman, dentre outros.


B’NAI B’RITH PROMOVE CINE-DEBATE

321_first_5_1Zeila Sliozbergas, Nilton Bonder, Luciano Szafir e Leon Knopfholz

Na última 5ª feira (16/8), a B’nai B’rith -SP recebeu o rabino Nilton Bonder, o escritor Leon Knopfholz e o ator Luciano Szafir para conversarem com o público após a sessão do filme ‘O Despertar de Salomon’, de autoria de Knopfholz.

Para Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith de São Paulo, a exibição do media metragem faz refletir sobre nós como seres humanos e sobre nossa alma. “A B’nai B’rith quanto instituição que pensa sobre o ser, a ética e a construção como pessoas, através da história seguida do debate entre os presentes junto ao rabino Nilton Bonder, que é um pensador; Leon Knopfholz, autor, e Luciano Szafir conseguiu atingir cada um e nos fazer pensar sobre nossa existência”.

Para o autor de ‘O Despertar de Solomon’, extraído de sua obra ‘Confissões Silentes’, a narrativa tenta, através de uma forma lírica, abordar a relação entre o homem e o conceito de Deus. “A minha inspiração para criar a essa coletânea aconteceu durante a cerimônia de Kol Nidrei, a qual participo todos os anos”, explica.

Luciano Szafir revela que teve muito prazer em ser o personagem principal. “Mexeu muito comigo. Mostrei costumes e passagens importantíssimas do ciclo judaico de vida, que me pertencem”.

Ao rabino Nilton Bonder, que na ocasião também autografou seu mais recente livro ‘Alma & Política – Um regime para seu Partidarismo’, coube destrinchar conceitos como a ‘relação entre Deus e a alma’, sobre como é formada nossa alma e questões profundas relacionadas a essas dúvidas “Somos partes maiores de um plano que Deus nos incumbiu. Viemos aqui para participar de seus desígnios e levamos conosco isso”.

A entrada para a atividade foi a doação de três livros infantis para somar à Campanha que já vem sendo feita pela entidade.


Brasil é um dos copatrocinadores de ação da ONU contra antissemitismo

321_first_5_2Fernando Lottenberg e Ministro Aloysio Nunes

O Brasil é um dos copatrocinadores de ação conjunta da ONU contra o antissemitismo, no âmbito de seu Conselho de Direitos Humanos. A medida foi comunicada pelo Ministro Aloysio Nunes ao presidente da Conib, Fernando Lottenberg. “Dado o histórico do Conselho em relação a Israel e temas judaicos, a iniciativa brasileira é extremamente pertinente”, afirmou Lottenberg, que se reuniu com o Ministro, nesta quarta-feira em Brasília. Além do Brasil, outros 25 países copatrocinam a ação, entre eles Reino Unido, Holanda, Japão, Hungria e Espanha.

Em fevereiro, após seis anos sem visitas, Aloysio Nunes visitou Israel acompanhado pelo presidente da Conib, Fernando Lottenberg, e pelos embaixadores Yossi Shelley e Paulo Cezar Meira de Vasconcellos.

No dia 26 de janeiro, a Folha de S.Paulo publicou artigo de Aloysio Nunes sob o tema “O dever de rememorar o Holocausto” em que o chanceler cita o Holocausto como “um dos momentos mais tristes da história da humanidade” e “a força das vítimas, que, mesmo nos momentos de maior desespero, deixaram exemplos de solidariedade e superação”. “Não menos impressionante foi o apego à esperança dos sobreviventes, alguns do quais adotaram o Brasil como seu novo lar, dando contribuição inestimável à formação do nosso povo e ao desenvolvimento do país”. “O drama do Holocausto levou à adoção, na Organização das Nações Unidas, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Os crimes do nazismo impuseram a clara necessidade de elevar o indivíduo à condição de sujeito de direitos na cena internacional. Infelizmente, esse esforço, embora necessário e louvável, ainda não foi suficiente para superar as violações sistemáticas de direitos humanos em diversos quadrantes do mundo”. “Atos hediondos voltaram a acontecer desde o fim da Segunda Guerra Mundial. E o antissemitismo continua presente hoje em formas recicladas, porém não menos odiosas, inclusive, em alguns casos, encoberto pelo antissionismo”.

No artigo, o chanceler destaca: “Como chefe da diplomacia brasileira, não poderia deixar de lembrar os dois “justos entre as nações” brasileiros, ambos do Itamaraty, Luiz Martins de Souza Dantas (1876-1954) e Aracy de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), que descumpriram instruções superiores para salvar judeus das garras do nazismo. Houve outros como eles, que, ante o colapso moral à sua volta, colocaram o dever para com a humanidade acima de considerações burocráticas e de conveniências, assumindo riscos para poupar vidas. Também por essa razão, é fundamental rememorar o Holocausto para que essa encarnação do mal absoluto jamais volte a ocorrer e para que outras atrocidades sejam prevenidas com as armas da tolerância, do diálogo e da justiça”. “A memória do Holocausto nos impele a agir e a seguir lutando sem trégua por um mundo mais justo e solidário, em que os seres humanos estejam livres de abusos e arbitrariedades e sejam respeitados sem distinção de qualquer natureza — origem social, cor da pele, etnia, crenças religiosas e posições políticas”. “Ao fortalecer a memória coletiva de rechaço ao horror indizível do Holocausto, homenageamos as vítimas e recordamos a necessidade de combater, aqui e agora, as ideologias nefastas que desumanizam o outro. O ato de rememorar é, pois, um imperativo político e moral que nos vacina contra a condescendência diante da exclusão e da injustiça, reavivando a chama da esperança em nossa humanidade comum”.


ANNA LOU OLIVIER PARTICIPA DA CONFERÊNCIA CÉREBRO E COGNIÇÃO EM BOSTON

321_first_5_3Aconteceu no Centro de Conferência JB Martin da Universidade de Medicina de Harvard, em Boston – USA, a Conferência Cérebro e Cognição (Movimento e Cognição). A convite dos organizadores (ICCR Israel), Anna Lou Olivier apresentou, em pôster conferência, dois temas de suas pesquisas realizadas no Brasil, que se iniciaram na USP (HCUSP) e foram concluídas pelo CREM (Centro de Referência e Estudo em Multiterapia).

Atualmente Anna é pesquisadora independente e publica seus resultados em livros, revistas e jornais especializados nacionais e internacionais. Os temas apresentados foram revisões dos métodos implantados, com sucesso, há mais de vinte anos. E que continuam em aplicação em diversas escolas e clínicas por intermédio de treinamentos e ensinos publicados em livros de sua autoria. São eles: “Brinquedoteca aliada à aprendizagem” (que é parte da Multiterapia) e “Multiterapia como aliada ao tratamento de dislexia e dislexia adquirida (desordem especifica de aprendizagem com comprometimento de leitura)”. Estes temas defendidos por Anna Lou Olivier agora fazem parte dos anais deste congresso, integrando as páginas 156 e 157 do livro oficial “Movement and Cognition Conference.

Entre as diversas instituições participantes deste importante congresso incluem-se os hospitais afiliados à Harvard Medical School, McLean e Beth Israel-Deaconess, Universidades como Sorbonne (França), Oxford (Inglaterra), Bielefeld (Alemanha), Universidade Hebraica de Jerusalém – Israel, Universidade de Haifa-Israel, Instituto de Ciências do Cérebro e Reabilitação de Israel entre outras.

Anna Lou Olivier (Lou de Olivier) – Multiterapeuta, Psicopedagoga, Psicoterapeuta, Especialista em Medicina Comportamental, Licenciada em Magistério (Pedagogia), Bacharel em Artes Cênicas e Artes Visuais. Detectora e defensora do Distúrbio da Dislexia Adquirida/ Acquired Dyslexia, Precursora da Multiterapia, desenvolvedora e introdutora da Brinquedoteca aliada à aprendizagem no Brasil e Europa e Criadora do Método Multiterapia do Equilíbrio Total/Universal. É também Pioneira da TV brasileira e da Música mundial. Dramaturga e Escritora (vários gêneros), autora de doze livros didáticos/autoajuda, doze romances, uma trilogia, mais de 700 poesias publicadas. Como Acadêmica tem diversos artigos publicados e aceitos pela comunidade científica internacional. Como Dramaturga tem duas de suas dezoito peças teatrais já encenadas em todo o Brasil e em Portugal. Sua biografia consta em livros oficiais como “Dicionário de mulheres”, “Enciclopédia de Literatura Brasileira”

entre outros.

Conheça o Portal Lou de Olivier

Português: https://www.loudeolivier.com.br/


Lou de Olivier Portugues

www.loudeolivier.com.br

Publicando hoje, a notícia de amanhã. Desde 1997 no ar – S ince 1997 in the air – Desde 1997 en el aire – Depuis 1997, dans l’air.


Inglês: http://www.loudeolivier.com


ISRAEL E O MEIO AMBIENTE EM DISCUSSÃO NO EVENTO “ISRAEL COMO VOCÊ NUNCA VIU”

321_first_5_4Marcelo Schapo, diretor executivo do KKL Brasil, participou do evento “Israel como você nunca viu”, organizado pelo Conselho Juvenil Judaico Sionista, realizado no domingo, 19 de agosto, no Colégio Renascença.

O evento buscou expor diferentes pontos de vista e temas acerca da sociedade israelense através de palestras e do relacionamento entre os participantes, com temas como: Minorias Não Judaicas (Fé Baha’i) com Flavio Azm Rassekh, Questão LGBTQ+ em Israel com Bruno Bimbi, Movimento Kibutziano Hoje com Celso Garbarz e Israel e o Meio Ambiente com Marcelo Schapo.

“Agradeço aos organizadores o convite para participar do evento “Israel como você nunca viu”, que contou com a presença de jovens interessados e informados sobre temas atuais”, destacou o diretor do KKL Brasil.


NOVAS GERAÇÕES DO CJL E RABINO SCHLESINGER VISITAM MESQUITA DO BRASIL

321_first_5_5

Fabio Szperling e Silvia Perlov, membros do Grupo de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano, acompanhados pelo Rabino Michel Schlesinger, representante da Confederação Israelita (Conib) para o Diálogo Inter-Religioso, visitaram a Mesquita do Brasil, onde foram recebidos pelo Sheik Boustani.

Na ocasião, O Sheik pôde mostrar a mesquita, explicar um pouco dos costumes do islamismo e como funciona o local.

A ideia é que se dê continuidade a esse trabalha, organizando atividades conjuntas, encontrando o que nos une.


VIOLONISTA PINCHAS ZUKERMAN NO MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA

321_first_5_6Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto realizou Master Class com o violonista israelense Pinchas Zukerman

Em 2018, a importante instituição israelita de combate à fome, Ten Yad, completa 26 anos e, para celebrar, promoveu dois concertos especiais com um dos maiores fenômenos do mundo da música, o violinista, violista e maestro Israelense, Pinchas Zukerman. O primeiro foi realizado na Sala São Paulo, no dia 27 de agosto, com toda renda arrecadada revertida para os projetos assistenciais da instituição. Já o segundo, uma Master Class aconteceu no dia 28 de agosto, no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, no bairro do Bom Retiro, no centro de São Paulo, paraconvidados, com presença de alunos de instituições Culturais como a Escola Estadual de Música Tom Jobim, do Projeto Guri – polo Júlio Prestes e Santa Marcelina, jovens assistidos pelo Ten Yad e músicos da Orquestra Sindônica de Paraisópolis.

Nascido em Tel Aviv em Israel, em 1948, Pinchas Zukerman veio para a América em 1962, onde estudou na The Juilliard School com Ivan Galamian. Zukerman foi premiado com a Medalha de Artes, o Prêmio Isaac Stern de Excelência Artística e foi apontado como o primeiro mentor instrumentalista da disciplina de música da Rolex Mentor e da Protégé Arts Initiative. Sua extensa discografia contém mais de 100 títulos e rendeu 2 prêmios Grammy e 21 nomeações. Gravações completas para a Deutsche Grammophon e a Philips foram lançadas em julho de 2016, em um conjunto de 22 discos com concertos barrocos, clássicos e românticos e música de câmara.

Outros lançamentos recentes incluem a Sinfonia nº 4 e o Concerto de Brahms com a National Arts Center Orchestra e Amanda Forsyth, gravados em apresentações ao vivo no Ottawa’s Southam Hall, e um álbum de obras de Elgar e Vaughan Williams com a Royal Philharmonic Orchestra.

Sobre o Ten Yad

A Instituição Beneficente Israelita Ten Yad se dedica a combater a fome e resgatar a dignidade de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de diversos programas de segurança alimentar (entre eles os premiados Refeitório Comunitário e Refeições Sobre Rodas) e programas de promoção e inclusão social. Saiba mais, acessando tenyad.org.br, ou no Facebook, tenyadbrasil.

20
20