ÀS VÉSPERAS DO ANO NOVO JUDAICO, COMUNIDADE GANHA CENTRO CULTURAL EM HIGIENÓPOLIS

No dia 07 de setembro de 2018, a comunidade judaica paulista foi presenteada com um novo Centro Cultural no Bairro de Higienópolis. Nesta data, aconteceu a solenidade de inauguração da nova sede da Knesset Israel (Groisse Shil) – fundada em 1916 e uma das primeiras Sinagogas da comunidade judaica de São Paulo – com um grande evento que reuniu mais de mil pessoas entre autoridades, descendentes dos fundadores do Groisse Shil, lideranças e membros da comunidade judaica.

O evento teve início com a chegada dos rolos da Torá, festejados com alegria durante todo trajeto da antiga sede na Av. Angélica, até as novas instalações. Em seguida foram colocadas mezuzot em homenagem às famílias de Samuel Klein z’l , Alice Dayan z’l e Charles Cohab, entre outros.

A solenidade de inauguração, que teve como mestre de cerimônias o leiloeiro Mauro Zukerman, começou com o corte de uma fita pela neta de Samuel Klein z’l, Nathalie Klein. “Sinto uma honra enorme em saber que meu avô foi um grande filantropo e uma pessoa completamente envolvida dentro da comunidade judaica, e que deixou suas sementes apesar de não estar mais conosco. O judaísmo sempre foi muito marcante em sua vida e estou muito emocionada em estar aqui hoje e ver esse sonho realizado”, destacou.

A cerimônia contou com discursos do ex subprefeito de Pinheiros, Paulo Mathias, representando o prefeito Bruno Covas, o presidente da Sinagoga, Marcel Rivkind, o rabino Motl Malowany e os presidentes da Conib, Fernando Lottenberg e da Fisesp, Luiz Kignel.

Em suas falas, ressaltaram a importância de honrar a memória dos fundadores do “Groisse Shil”, bem como a grande emoção que sentem em presentear a comunidade judaica com um Centro Cultural dessa magnitude, localizado no coração de Higienópolis. Eles também frisaram a importância de que seja dada a continuidade ao elo desta corrente milenar, que começou com a imigração judaica em São Paulo, e onde a Knesset Israel, que significa reunião de Israel, serviu como um importante centro de absorção.

Após os discursos, houve apresentação do Coral da Sinagoga, que encerrou a comemoração em grande estilo.

A nova Sede passa a ser um centro de referência para a comunidade judaica de São Paulo, com um projeto arquitetônico funcional e totalmente integrado que abriga duas Sinagogas, salão de Festas com lounge e cozinha independente, biblioteca, salas de aula, brinquedoteca, área de convivência, espaço mamãe e bebê, cozinha gourmet com forno de pizza e churrasqueira, além de mikve masculino e feminino. Tudo dentro das mais rígidas normas de segurança e em um espaço amplo, que privilegia a iluminação natural e totalmente acessível – com elevadores, rampas e banheiros para deficientes.

Com pé direito duplo, iluminação natural, isolamento acústico e capacidade para até 400 pessoas sentadas, o amplo salão de festas, com mezanino e jardim, promete fazer a alegria das noivas, que também poderão contar com a Sala da Noiva, camarim, chapelaria e uma entrada independente de estacionamento.

O serviço religioso terá a coordenação do Rabino Motl Malowany, juntamente com o rabino Avraham Stiefelmann, que prometem manter o mesmo clima familiar do Groisse Shil.

322_first_3_1Rabino Malowany, Marcel e Anette Rivkind recebem Natalie Klein

322_first_3_2Toque do Shofar pelo Rabino Malowany

322_first_3_3Charles Cohab e familia

322_first_3_4Colocação da mezuzá

322_first_3_5 Familia Dayan

322_first_3_6Familia Rivkind acompanha chegada da Torá

322_first_3_7Nathalie Klein corta a fita de inauguração

322_first_3_8 Vista geral da Knesset Israel

20
20