RABINO VEGETARIANO – RABINO ARIEH RAICHMAN

326_história_3_1D’us disse a Noach para comer carne, mas sem grande desejo e glutonaria.


Shabat passado, recebemos um visitante que era vegano. Eu sempre tento buscar uma conexão com a porção da Torá e encontrei. Adão vivia no Jardim do Eden e era vegetariano. Isto é, quase vegan. Durante esta semana, graças a D-us, tivemos vários convidados diferentes que queriam refeições de carne. E na porção da Torá desta semana, consta que a humanidade foi permitda de comer carne animal. No entanto, há uma condição para comê-la: “Coma como grama”. Por que D’us faria tal comparação?

Muitos anos atrás, tive a oportunidade de visitar Porto Alegre e fui recebido na casa dos emissários de Chabad. Fiquei surpreso ao ver tantas crianças em casa (acredito que 11), e que todas falavam iídiche umas com as outras. No entanto, houve uma cena que mudou minha vida para sempre.

Meus óculos quebraram enquanto estava lá e minha visão estava um pouco borrada. O Shabat chegou e depois de uma bela oração, voltamos para a casa do rabino. A refeição começou com saladas e molhos sendo servidos. Então veio uma tigela que eu assumi que era sopa. Conhecendo meu estômago, recusei a sopa e esperei o segundo prato, tipicamente de carne. No entanto, em vez do prato principal veio Birkat Hamazon (bênção após as refeições). A taça era na verdade sorvete caseiro e a refeição do Shabat foi sem carne.

No dia seguinte, tive coragem de perguntar ao rabino se ele come carne. Ele disse: “Claro. A Torá diz que podemos e devemos fazê-lo especialmente no Shabat. No entanto, compramos carne de um rabino em Belém, no Pará, que a envia em pequenas quantidades. Não é sempre que recebemos isso. Até que recebamos de novo, nossas refeições não têm carne”. A determinação do rabino em comer carne kasher e sua aceitação de sua situação momentânea causaram uma profunda impressão em mim.

D’us disse a Noach para comer carne, mas sem grande desejo e glutonaria. Deve ser comido como vegetais que são comidos para manter a pessoa viva e ativa. Quando a comida é kasher e comida dessa maneira, ela é espiritualmente saudável.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20