VOCÊ REALMENTE GOSTA DE VINHO! – RABINO ARIEH RAICHMAN

327_história_5_1Nossos Sábios ensinaram que não há alegria sem vinho. Portanto, instituíram que, em ocasiões jubilosas como Shabat e Yom Tov, o kidush deve ser feito sobre uma taça de vinho.


Uma criança de 3 anos de idade no Beit Chabad, num shabat. Depois do kidush, ele se virou para mim e disse: “Você gosta de beber. Olhe o tamanho do seu copo e o tamanho do meu!”

Nossos Sábios ensinaram que não há alegria sem vinho. Portanto, instituíram que, em ocasiões jubilosas como Shabat e Yom Tov, o kidush deve ser feito sobre uma taça de vinho. No entanto, há épocas quando nenhum vinho é bebido. Por exemplo, durante os ‘9 dias’ de luto, para não trazer alegria. Quando os irmãos de José o venderam, eles fizeram um pacto de não tomar vinho. Como eles poderiam?

O pai deles estava sentado shiva (luto), e a atmosfera da casa era sombria e triste. Uma garrafa de vinho poderia ter mudado este clima, mas não seria correto. Eles mantiveram o luto tão rigidamente, que mesmo no Shabat, não bebiam vinho. No entanto, quando chegaram à casa de Yosef, no Egito, tudo mudou.

Yosef representa o nível espiritual do Shabat. É um dos 7 dias da semana, porém mais elevado que os demais. Como Yosef, que estava acima e além de seus irmãos. Portanto, quando os irmãos vieram comer à sua mesa, a comida tinha um sabor diferente. Sentia-se como se fora Shabat, pois Yosef estava presente. Ao sentiram a alegria do Shabat, os irmãos beberam vinho pela primeira vez em 22 anos.

Para que o kidush seja feito, o vinho deve ser kasher. Vinho kasher não significa que o vinho recebeu uma bênção do rabino. Essa bênção você que faz. O vinho kasher é supervisionado durante todas as etapas da produção e feito exclusivamente por judeus. Permanece apenas nas mãos de judeus durante o processo de fabricação e também após o selo da garrafa ter sido aberto. No entanto, se o vinho for mevushal (fervido), então ele pode ser manuseado por não-judeus após fervido.

Então, da próxima vez que você quiser fazer kidush ou comprar uma garrafa de vinho, verifique sua certificação kasher e para facilitar, também as palavras “Mevushal”.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20