INSTITUTO BRASIL-ISRAEL LEVA ALUNOS PARA ISRAEL

328_first_4_1Depois de um semestre de aulas, instituto levou dez alunos para Israel e territórios administrados pela Autoridade Palestina


Após um semestre intenso, com aulas semanais sobre temas ligados a Israel e à Palestina no Curso de Formação do IBI – Instituto Brasil-Israel, dez alunos embarcaram em viagem organizada pelo instituto para conhecer in loco muitos dos temas das aulas. Os jovens são de três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O objetivo da iniciativa foi apresentar a região em sua complexidade, de forma que os participantes possam voltar mais preparados para tornarem-se multiplicadores no Brasil. O programa foi realizado entre os dias 6 e 15 de janeiro e incluiu encontros com lideranças políticas, jornalistas e ativistas da sociedade civil, como Ioshua Wainberger, representante da comunidade Chassídica Karlin (ultraortodoxa), em Jerusalém; professores da Ben-Gurion University; Muhamed Ode, representante do Conselho Palestino de Contato com a Sociedade Israelense, vinculado à Autoridade Nacional Palestina; Sandra Kochman, rabina que luta pelo direito das mulheres na religião judaica, entre outros.

“A realidade em Israel, comumente tratada de maneira superficial e recheada de preconceitos, ganhou novas cores. Ao longo da viagem, os pontos de exclamação foram sendo deixados de lado, e novas perguntas e percepções apareceram para o grupo. Interagir com a realidade local a partir de múltiplos pontos de vista é a aposta do IBI para qualificar o debate sobre Israel”, explica o coordenador do IBI, Rafael Kruchin.

Os viajantes também passaram por locais emblemáticos como o Kotel, o Kibutz Zikim, Yad Vashem, Museu de Israel, e tiveram a oportunidade de conhecer as cidades de Tel Aviv, Jerusalém, Haifa, Belém e Ramallah.

O Instituto promove novamente, este ano, o curso “Vamos falar sobre Israel e Palestina”, para jovens de 18 a 35 anos, que será seguido de uma viagem nos mesmos moldes, em 2020. As inscrições serão abertas em março.

20
20