VOCÊ É UMA PESSOA DE SUCESSO? – RABINO KALMAN PACKOUZ

328_história_2_1Conheça aqui o segredo para se viver uma vida bem sucedida judaicamente – fazer malabarismo com 5 “bolas”. Todas as bolas servem para aproximar a pessoa ao Todo-Poderoso. Cada uma requer atenção e deve ser mantida no ar. Ignore uma bola, as coisas vão ficar fora de equilíbrio e poderá perder o controle.


Você é uma pessoa de sucesso? Um professor do Aish HaTorá (que trabalha como advogado imobiliário de dia) ficou preso no trânsito com um cliente seu, um magnata zilionário do ramo imobiliário. Durante a conversa, ele comentou ao magnata que iria dar uma palestra naquela noite sobre como se mede o sucesso, e resumiu-lhe o conteúdo.

Depois de todas as histórias e exemplos, a palestra poderia ser resumida em três pontos: 1) Definir ‘sucesso’; 2) Analisar sua própria vida para ver se está seguindo os padrões necessários; e 3) Fazer um plano para ser bem sucedido.

No dia seguinte, o magnata imobiliário veio ao escritório do advogado e perguntou se poderiam conversar. O homem contou que decidiu tentar o exercício. “Minha definição de sucesso é ter riqueza suficiente para ter tudo o que eu quiser. Depois examinei a minha vida, listei os carros, as casas, o avião e conclui que sou muito bem sucedido. Então amassei o papel, mirei a cesta do lixo … e vi a foto da minha filha. Aí, parei. Isto me bateu duro. Como posso dizer que sou um homem de sucesso? Eu não tenho tudo que eu quero. Eu não tenho um relacionamento com a minha filha! Tenho estado muito ocupado fazendo ofertas e adquirindo bens para passar algum tempo com ela”.

O magnata continuou: “Fui até o ponto 3 de sua palestra e decidi que a única maneira de ter um bom relacionamento com a minha filha era passar mais tempo com ela. Imediatamente peguei o telefone e liguei. Ela ficou surpresa ao ouvir a minha voz e perguntou se estava tudo OK. Assegurei-lhe que sim. Então perguntei se ela tinha algum plano para esse fim de semana porque eu queria voar para passar um tempo com ela. Ela respondeu: ‘Você e mamãe começaram um divórcio?’ Assegurei-lhe que tudo estava bem entre eu e sua mãe e que eu só queria desfrutar de sua companhia”. Então ele concluiu para o advogado: “Só vim aqui para agradecê-lo”.

Outro professor do Aish HaTorá, Marc Firestone (um corretor de seguros de sucesso durante o dia) recentemente deu uma aula sobre o sucesso (deve ser essa época do ano…). Depois de percorrer os 3 pontos básicos acima, ele compartilhou o segredo para se viver uma vida bem sucedida judaicamente – fazer malabarismo com 5 “bolas”. Todas as bolas servem para aproximar a pessoa ao Todo-Poderoso. Cada uma requer atenção e deve ser mantida no ar. Ignore uma bola, as coisas vão ficar fora de equilíbrio e poderá perder o controle. Cada bola tem de ser movida com passos pequenos, de bebê, em direção ao objetivo final. Qualquer esforço que não seja simples e factível não durará; grandes empreitadas provavelmente darão em nada – e isso não é bom para o malabarista!

QUAIS SÃO AS 5 BOLAS?

1) O Corpo – comer bem, dormir bem, exercícios … e fazer um exame físico anual. Não podemos fazer muita coisa com nossas vidas se o nosso corpo não está bem. O Rambam disse isso mil anos atrás. Dê um pequeno passo para o crescimento e melhoria física – caminhe 20 minutos por dia – ou talvez estacionar mais longe e andar… ou pegue as escadas em vez do elevador.

2) A Alma – o Rabino Noah Weinberg Z”TL ensinou: “O corpo fica com fome para nos ensinar que a alma também fica com fome”. A alma precisa de alimentação. Isto inclui o estudo de Torá. Ao homem judeu é necessário o estudo de Torá todas as manhãs e noites – mesmo que sejam 5 minutos de manhã e cinco minutos à noite. Toda pessoa precisa de um tempo para pensar, para refletir e meditar. Se estamos ocupados demais, nossa alma provavelmente está solitária, sem ninguém para ‘conversar’ com ela. Precisamos sincronizá-la. A tradição judaica nos recomenda fazer uma contabilidade diária antes de ir dormir. Pergunte a si mesmo: “Pelo que estou vivendo? O que eu fiz em direção à minha meta hoje? O que fiz contra o meu objetivo? Qual seria um objetivo mais importante a se viver por ele?”

3) Família e Amigos – precisam de atenção real. Não podemos simplesmente ligar para um amigo apenas em seu aniversário. Ligue para sua mãe e seu pai! As mães gostam de receber ligações, mesmo que você não tenha nada a dizer. É só ligar. Pergunte o que está acontecendo? O que os pais mais desfrutam? Dar conselhos. Isto os faz sentirem-se importantes e respeitados. Nossos pais têm experiência e conhecimento – peça-lhes um conselho e beneficie-se dele.

4) Carreira – os negócios precisam de atenção. Se você é um empregado ou empregador, como poderia melhorar o negócio? Não se pode depender de um milagre no mundo dos negócios. É verdade, esta bola pode tomar mais de 50 horas por semana, mas aí estaríamos negligenciando as outras áreas de nossas vidas e então não seremos bem sucedidos.

5) Melhorar o Mundo – em hebraico, Tikun Olam, que significa assumir responsabilidades pessoais pelo mundo. No livro Pirkei Avót (2:6) somos ensinados: “Onde não há um líder, seja um”. Se olharmos ao redor e não há algo sendo feito, façamo-lo! Assumamos pequenas tarefas como visitar os doentes ou ajudar um vizinho, e depois mais coisas pequenas. Se não estivermos fazendo algo significativo além de cuidarmos de nós mesmos, não nos sentiremos bem sucedidos.


Pensamento: “Todo e qualquer pequeno ato positivo é capaz de construir e engrandecer a nossa autoestima!” – Rebetzin Feige Twerski (http://www.aish.com/f/rf/48938892.html)


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20