EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como os rabinos Fernanda Tomchinsky-Galanternik, Michel Schlesinger, Dr. Ruben Sternschein e Rogério Cukierman, Davi Alcolumbre, Gustavo Barchilon, rabino Sérgio Margulies e Israel Blajberg


ROGÉRIO CUKIERMAN É O NOVO RABINO DA CIP

329_first_4_1Com Cabalat Shabat especial no último dia 15 de fevereiro, os Rabinos da Congregação Israelita Paulista Fernanda Tomchinsky-Galanternik, Michel Schlesinger e Dr. Ruben Sternschein, deram as boas-vindas ao novo rabino da CIP, Rogério Cukierman.

Rogério Z. Cukierman é formado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas (1995), com mestrados em Economia pela Universidade de Tel Aviv (1999), em Estudos Judaicos pelo Hebrew Union College de Los Angeles (2007) e em Educação Judaica pelo Hebrew College em Boston (2011). Estudou na Escola Rabínica do Hebrew College, líder entre as escola rabínicas pluralistas, de onde recebeu ordenação rabínica em 2011.

“Minha carreira profissional judaica foca em instituições pluralistas, tendo trabalhado como Diretor Executivo do Hillel da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, IL, e como Diretor da Área Judaica do Colégio I. L. Peretz em São Paulo. Atualmente, desenvolvo projetos educacionais judaicos na Yetzirá: Educação Judaica de um Jeito Diferente e colaboro com o blog Pinat Brasil. Sou casado e tenho dois filhos. Sou Corinthiano, gosto de cozinhar e de política”, diz o novo rabino da Cip.

Paralelamente, Rabino Rogério desempenhará todas as demais atribuições ligadas ao exercício da função, entre elas; enterros, visitas a doentes, aconselhamento e púlpito. Nossas boas vindas ao Rabino Rogério e nossos votos que sua chegada ao rabinato da CIP nos fortaleça e contribua para que a CIP mantenha-se como a comunidade judaica de referência no judaísmo liberal, crítico e pensante do Brasil.


QUEM É DAVI ALCOLUMBRE, O 1º JUDEU PRESIDENTE DO SENADO

329_first_4_2O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos, em uma sessão tumultuada. Sua ascensão representa uma vitória para os aliados do governo Jair Bolsonaro.

O novo presidente expressou seu desejo de “reunificar” a Casa e afirmou que não conduzirá os trabalhos com base no “revanchismo”.

– Os meus adversários terão, todos eles, de minha parte, pujante disposição para o diálogo e a cooperação. Todos serão tratados com a mais absoluta deferência e respeito – disse Alcolumbre em seu discurso inicial.

Além de ser novato no Senado e um dos mais jovens da história a chegar ao posto, outra curiosidade sobre Alcolumbre é de que ele se tornou o primeiro parlamentar judeu a assumir a presidência da Casa. Conheça mais do recém-eleito abaixo.

RELIGIÃO

O presidente do Senado é filho do mecânico José Tobelem e da empresária Julia Alcolumbre. A família Alcolumbre é descendente de judeus oriundos da Península Ibérica e do Marrocos.

Ela chegou ao Amapá em 1949, fugida da guerra e das perseguições. Junto com essa família, também vieram os Zagury, os Bemerguy, os Peres, os Benoliel, os Barcessat, e os Amar. A família de Davi se instalou na região através do comércio e segue a tradição judaica ortodoxa.

ATUAÇÃO POLÍTICA

David Samuel Alcolumbre Tobelem, de 41 anos, nasceu em Macapá em 19 de junho de 1977 e está em seu primeiro mandato no Senado pelo Amapá, no quinto ano na Casa. Ele iniciou a carreira política como vereador em Macapá, capital do Amapá, mas deixou o cargo para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2003.

Atuou como deputado até 2015 e depois foi para o Senado Federal. Lá, foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e se envolveu ativamente na discussão sobre a cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB). Alcolumbre foi contra.


GUSTAVO BARCHILON É DIRETOR DE ESPETÁCULO EM CARTAZ EM LONDRES

329_first_4_3Ator, produtor e diretor, Gustavo Barchilon (na foto com as atrizes Eva Wilma e Nicette Bruno) aceitou convite para ser “stage manager” (diretor de palco) do espetáculo “Magic Mike”, em cartaz na West End, o maior área teatral do mundo e o epicentro do teatro comercial europeu.

“O espetáculo é uma febre, uma big company. Estamos com ingressos esgotados até abril e sem data para sair de cartaz. Eu estou muito grato por essa oportunidade de aprender com a organização e profissionalização londrina de fazer teatro”, afirmou ele, que atuou em produções de grandes empresas do entretenimento como o Möeller & Botelho e o Cirque Du Soleil.


RABINO SÉRGIO MARGULIES NA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE BRASILIA

329_first_4_4

A Associação Médica de Brasília (AMBr) realizou, na sexta-feira (8), na sede da entidade, o Programa de Educação Continuada (PEC) Tecnologia e a Vida – A Ética dessa Relação. Foram apresentados dois temas: “A visão contemporânea da existência humana” e”Finitude biológica e Medicina: quando parar? A visão judaica.”

O rabino Sérgio Margulies, da ARI – Associação Religiosa Israelita, participou do encontro.


ISRAEL BLAJBERG TOMA POSSE COMO ASSOCIADO CORRESPONDENTE DO INSTITUTO HISTÓRICO DE PETRÓPOLIS – IHP

Indicado pelo Professor Luiz Carlos Gomes, antigo Presidente do Instituto, e pelos escritores Fernando Antonio de Souza da Costa e Paulo Cesar dos Santos, Israel Blajberg tomou como como associado correspondente do Innstituto Histórico de Petrópolis – IHP.

A Sessão de Posse foi aberta pela Presidente do IHP Maria de Fátima Moraes Argon.

20
20