BONDADE TRAZ FELICIDADE DURADOURA

330_saúde_1_1Tempo é mais que dinheiro quando o assunto é felicidade.
[Imagem: SPSP.org]

Felicidade com bondade

Se já não bastasse o fato de que alcançar a felicidade é algo difícil por si só, ocorre que a satisfação que sentimos depois de uma atividade ou evento qualquer diminui a cada vez que experimentamos essa atividade ou evento novamente.

A boa notícia é que parece haver uma exceção a essa regra, que nos permite manter a felicidade por mais tempo. Essa exceção ocorre graças ao que os psicólogos chamam de “adaptação hedônica”, um jeito de nos acostumarmos com aquilo que nos satisfaz.

Diferentes tipos de experimentos com voluntários mostraram que a felicidade não diminuiu, ou diminuiu muito mais lentamente, quando esses voluntários repetidamente se concentravam em fazer o bem aos outros, em vez de a si próprios.

Sim, em busca da felicidade, você faz o bem a outros, não a si mesmo, e então alcança o patamar mais duradouro de felicidade.

A conclusão é dos professores Ed O’Brien (Universidade de Chicago) e Samantha Kassirer (Universidade Northwestern), que publicaram seu trabalho na revista Psychological Science.

Os resultados são consistentes com experimentos anteriores, que mostraram que a felicidade é obtida por meio da bondade e que a felicidade aparece junto com pessoas, não com coisas.

Bondade traz felicidade

No primeiro experimento, os estudantes receberam cinco dólares todos os dias, durante cinco dias, devendo gastar o dinheiro exatamente com mesma coisa de que gostassem todas as vezes – sorvetes, por exemplo.

O detalhe é que os estudantes foram aleatoriamente separados em dois grupos: Os do primeiro grupo deviam gastar o dinheiro consigo mesmos, enquanto os do segundo grupo deviam gastar o dinheiro em benefício de outra pessoa – pagar um sorvete para alguém, deixar o dinheiro em um pote de gorjetas, fazer uma doação on-line para a mesma instituição todos os dias etc. Finalmente, os participantes escreviam reflexões sobre sua experiência de gastos e felicidade geral no final de cada dia.

LEIA MAIS: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=bondade-traz-felicidade-duradoura&id=13201

20
20