KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


MÁQUINA DE LAVAR LOUÇAS PARA UTENSÍLIOS DE CARNE E DE LEITE

Pergunta: Eu posso usar minha máquina de lavar louça tanto para utensílios de carne quanto para utensílios de leite?​

Resposta: Os maiores legisladores (poskim) das últimas gerações abordaram o uso de uma máquina de lavar louça tanto para utensílios de carne quanto de leite. O problema é que colocamos os utensílios com restos de comida na lava-louças, e quando ela é acionada, a água em seu interior, utilizada na lavagem, atinge temperaturas muito altas; os restos de comida são jogados nas paredes e nas grades, e seu gosto é absorvido pela máquina, que passa a ter a lei de um utensílio de carne ou de leite. Posteriormente, quando colocamos na máquina utensílios do outro tipo (carne ou leite), temos o receio de que o gosto que foi absorvido anteriormente seja passado para os utensílios que serão lavados agora, tornando-os proibidos. A lei prática é que os Ashkenazim não devem utilizar a máquina ao mesmo tempo para utensílios de carne e de leite, pelo motivo explicado acima. A melhor opção é ter uma lava-louças para utensílios de carne e outra para utensílios de leite. Quando isso não é possível, deve-se tomar cuidado para:

1. Não lavar simultaneamente, sob qualquer hipótese, utensílios de carne e de leite.

2. Deve-se ter um conjunto de grades para lavagem de utensílios de carne e outro conjunto para leite, substituindo as grades de acordo com o tipo dos utensílios (carne ou leite).

3. No caso em que foram lavados utensílios de carne e se deseja lavar utensílios de leite, ou vice-versa, deve-se acionar a lava-louças vazia, com água limpa e na maior temperatura possível entre as lavagens, retirando a água e substituindo as grades antes de colocar os utensílios do outro tipo.

Para os Sefaradim, segundo o Rav Ovadia Yossef, é permitido usar a mesma lava-louças, tanto para carne quanto para leite. A princípio, não se deve lavar simultaneamente tanto utensílios de carne quanto de leite. Porém, há base de apoio na halachá para lavar simultaneamente os dois tipos, pois o produto de limpeza que é adicionado à água na máquina estraga o gosto de carne ou de leite.


CONDUTAS PRÁTICAS

• Seja honesto em qualquer situação. Tenha coragem de assumir responsabilidade pelas decisões tomadas. Seja tolerante e flexível. Seja íntegro. Seja humilde.

• Olhe a luz de frente, que as sombras ficarão para trás.

• Um homem cheio de si mesmo está sempre vazio.


UM AMIGO QUE NÃO QUER EMPRESTAR

Pergunta: há poucos dias, pedi a um amigo a sua caneta emprestada. Infelizmente, ele não me emprestou. Hoje, pela manhã, esse mesmo amigo veio a mim e me contou que havia esquecido o estojo em casa, e me pediu um lápis emprestado por alguns minutos. Eu sou obrigado a emprestar ou não tenho obrigação pelo fato de ele não ter me emprestado ontem?

Resposta: é óbvio que o seu amigo não agiu de maneira correta aos olhos da Torá, recusando lhe fazer um ato de bondade, emprestando-lhe a caneta. Ele, inclusive, deixou de cumprir uma Mitzvá da Torá: ajudar ao próximo sempre que este necessite. No entanto, a Torá determinou duas proibições que se encaixam neste contexto: “Não te vingarás e nem guardarás rancor contra os filhos do teu povo (…)” (Levítico 19:18). Se você disser que não lhe emprestará pelo fato dele ter feito o mesmo, estará transgredindo a proibição de não se vingar (“lo tikom”). Se você concordar em emprestar, mas disser: “apesar de que você não quis me emprestar, eu sim emprestarei a você” – estará transgredindo a proibição de não guardar rancor (“lo titor”). A solução é você tirar o rancor do coração, se controlar, aperfeiçoar suas qualidades e ajudá-lo normalmente, com simpatia, apesar da atitude inadequada e lamentável dele. Essa é a grandeza da Mitzvá de bondade e benevolência.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

333_história_5_1


Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie para nós a pergunta DE FORMA CLARA, que responderemos!

20
20