FICAR EM SILÊNCIO, OU AGIR? – RABINO ARIEH RAICHMAN

334_história_2_1O antissemitismo parece nunca desaparecer. Nós poderíamos permanecer em silêncio, ou tomar nossas emoções e plantá-las em ação. A nação judaica como um todo não pode permanecer em silêncio. Devemos mostrar nosso orgulho judaico, indo à sinagoga, guardando os mandamentos e estudando a Torá.


Há momentos na vida que a pessoa deve permanecer em silêncio e aceitar o que ocorre a ela. Quando os filhos de Aharon de repente faleceram, Aharon fez exatamente isso. Ele continuou seu serviço de maneira normal, pois sabia que tudo estava na mão de D’us. No entanto, será que o silêncio é a reação que devemos ter em todas as situações?

Permanecendo Silencioso

O Faraó no Egito tinha três conselheiros a quem consultava com frequência: Bilaam, Yitro e Iyov. Quando a população judaica cresceu em grande número, ele os consultou para obter conselhos com medo de que eles pudessem ultrapassar a população egípcia. Bilaam sugeriu que os recém-nascidos fossem afogados, Yitro fugiu e Iyov permaneceu em silêncio. Esse silêncio assombraria Iyov anos depois, quando os filhos de Aharon morressem.

Nadav e Avihu, os dois filhos de Aharon, estavam andando atrás de Aharon e Moshe. Nadav disse a seu irmão mais novo: “Quando esses dois líderes velhos vão morrer para nós assumirmos a liderança deles?” Já que Nadav falou negativamente sobre seu pai e seu tio, ele mereceu punição. No entanto, Avihu permaneceu em silêncio. Então, por que ele foi punido? Seu silêncio mostrou que ele concordou com seu irmão e, portanto, ele também foi punido.

Quando Iyov ficou sabendo de suas mortes, ele estremeceu ao lembrar-se de como ele permanecera em silêncio quando Bilaam falou negativamente sobre o povo judeu no Egito. Ele também seria castigado?.

Em nossa história, há eventos que ocorrem com testemunhas e sobreviventes que estão aqui para nos ensinar uma lição. No último Shabat (26 de abril), algo horrível ocorreu no Beit Chabad em Poway, Califórnia. Há testemunhas, sobreviventes e até gravações do que aconteceu. Eles estão aqui para contar a história do antissemitismo.

À medida que o número de sobreviventes do holocausto diminui, infelizmente a lição continua sendo parte de nossas vidas. O antissemitismo parece nunca desaparecer. Nós poderíamos permanecer em silêncio, ou tomar nossas emoções e plantá-las em ação. A nação judaica como um todo não pode permanecer em silêncio. Devemos mostrar nosso orgulho judaico, indo à sinagoga, guardando os mandamentos e estudando a Torá.

O silêncio não é uma opção.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20