TRÊS LIÇÕES DA MENORÁ

338_história_1_1Vejamos três lições que podemos aprender a partir do acendimento da Menorá realizada por

Aharon Hacohen, irmão de Moshe

Parashat Behaalotechá

(Números 8:1-12:16)


Vejamos três lições que podemos aprender a partir do acendimento da Menorá realizada por Aharon Hacohen, irmão de Moshe.

Apesar de a Menorá possuir sete braços; ela foi moldada de um bloco único de ouro: sem solda, parafusos ou encaixes. Os Sábios nos dizem que a Menorá simboliza a diversidade do povo judeu – sete ramos, da extrema esquerda à extrema direita. O fato de que fora originada de um único bloco de ouro enfatiza que, apesar da diversidade, essencialmente somos todos um.

O segundo ponto diz respeito à chama da Menorá. Uma chama ardente consiste em três elementos: o pavio, a própria chama e o combustível (no caso, azeite de oliva). O pavio representa o corpo físico; a chama, esforçando-se sempre para subir, representa a radiação espiritual alcançada pela pessoa em sua vida diária. Porém, o pavio necessita de combustível para reabastecer a chama. O mesmo ocorre em nossa vida: o combustível para nossa chama é a observância da Torá. Sem o combustível, o espírito judaico não pode cumprir sua tarefa de trazer iluminação espiritual para o mundo.

O terceiro ponto diz respeito ao acendimento. Este trabalho era realizado por um sacerdote. Rashi comenta que não bastava, apenas, acender o pavio e gerar uma chama cintilante: era preciso esperar “até que a chama queimasse por si própria” (Rashi Núm. 8:2). A lição aqui é clara no que diz respeito aos nossos relacionamentos.

Ao ajudar uma pessoa, não basta simplesmente ajudá-la momentaneamente. O apoio deve continuar até que ela possa se erguer e manter-se por si mesma. Por esta razão, o modo mais elevado de Tsedaká é colocar a pessoa necessitada num trabalho. O mesmo se aplica aos assuntos espirituais; o objetivo é acender a “chama” de pessoas para que possam brilhar e iluminar tanto a si quanto aos outros.

Que possamos, apesar da diversidade inerente à natureza humana, ser um único povo, ajudando-nos mutuamente; observando com afinco nossa Torá; almejando alcançar elevação espiritual para que possamos iluminar todo o universo.


Fonte: Centro Cultural Israelita Knesset Israel [knesset@knesset.org.br]

20
20