MANTER CABELOS E PELE SAUDÁVEIS NO INVERNO É POSSÍVEL COM HÁBITOS SIMPLES

340_saúde_4_1Para não deixar cabelos e pele ressecados, é preciso redobrar os cuidados com a hidratação em temperatura mais baixa


Com o tempo mais frio e seco, o inverno chega deixando a pele e os cabelos ressecados naturalmente, provocando a necessidade de cuidados diários mais intensos e muita hidratação. Além do frizz que aparece nos fios, a baixa umidade do ar também altera a saúde do couro cabeludo, que pode se tornar mais oleoso, apresentar algumas dermatites e o aparecimento de caspa. Outro risco é a diminuição da camada natural de proteção, podendo causar coceiras e descamação.

Para evitar que ocorram esses desconfortos na estação mais fria do ano, Dra. Selma HéLène (foto) dermatologista da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, elenca cinco dicas essenciais:

1. Manter a água morna e não aumentar o tempo de banho – banho muito quente e demorado é o primeiro vilão do inverno. Com a queda de temperatura, a tendência é ficar mais tempo sob a água e deixar a temperatura do chuveiro mais alta. Com isso, pode-se perder a camada de proteção de água e gorduras causando mais ressecamento para a pele e cabelos.

2. Usar xampus e sabonetes mais hidratantes – como o ressecamento da pele e dos cabelos já acontece naturalmente, principalmente no inverno, é indicado o uso de xampus e sabonetes mais hidratantes ou neutros, para diminuir a agressão e manter a qualidade da pele o do cabelo.

3. Aplicar protetor solar – em estações mais frias o sol não deixa de ser prejudicial, por isso, deve-se passar protetor – no mínimo fator 30 – no rosto, nas mãos, colo e braços, partes mais expostas que precisam de proteção diária sem esquecer de repassar na hora do almoço e antes de praticar atividades físicas.

4. Utilizar hidrante para rosto, corpo e lábios – com uma boa hidratação, garante-se a proteção contra a perda de água e gorduras da pele e dos cabelos.

5. Consultar um dermatologista – Para a pele e fios permanecerem saudáveis e com ótima aparência em todas as mudanças climáticas, é fundamental ir ao dermatologista frequentemente, pois, dependendo do tipo de pele, cuidados extras podem ser necessários e até mesmo reforçados.

Sobre a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Tem mais de 60 anos de história e atua nas áreas de assistência à saúde, educação e ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social. Conta com 12,9 mil colaboradores, 9,4 mil médicos e está sediada em São Paulo. O Einstein possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) e é qualificada como Organização Social da Saúde para atuar na prestação de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). Seu compromisso com o desenvolvimento amplo do sistema de saúde se traduz na oportunidade de melhoria e na construção de novos modelos de trabalho ajustados aos desafios atuais. O Einstein integra fóruns nacionais e internacionais de discussão e participa ativamente de iniciativas conjuntas com o poder público, órgãos reguladores, hospitais, operadoras de planos de saúde e entidades setoriais para o desenvolvimento do sistema de saúde

20
20