SIMPÓSIO CIAM 60 ANOS: A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL – MELHORES PRÁTICAS

O CIAM – Centro Israelista de Apoio Multidisciplinar promoveu o “Simpósio CIAM 60 Anos: A deficiência Intelectual no Brasil – Melhores Práticas”.

O evento aconteceu na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada no Memorial da América Latina, reunindo diversos especialistas para debater as abordagens mais recentes sobre o tema. Um público de mais de 250 pessoas de diversas áreas de atuação e cidades do estado de São Paulo prestigiou o encontro.

Participaram da abertura, a presidente honorária do CIAM, Anna Abuleac Schvartzman; o presidente em exercício do CIAM, Marcelo Muriel; as secretárias estaduais, Célia Leão ( Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo) e Célia Parnes ( Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo ) e a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz.

Entre os palestrantes estiveram presentes os doutores José Salomão Schwartzman e Decio Brunoni, a Defensora Pública Dra Renata Flores Tybiriça, Fernanda Arantes, Damaris Braga, Angela Maria de Amorim Carvalho, Maria Rita Freitas Silva, Minea Paschoaleto Fratelli, Márcia Mello, Luciana B. Ferreira Machado, Sabrina Serafim e as moderadoras Flávia Chwartzmann e Vivian E. G. Lederman. Vivian é bióloga ( IBUSP) com doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisadora do laboratório TEA-MACK e também foi a coordenora geral do simpósio.

Muitos tópicos importante foram abordados, entre eles: Aspectos gerais e causas da Deficiência Intelectual, atendimento multidisciplinar, inclusão escolar e no mercado de trabalho e moradia para adultos.

A abertura do evento ficou por conta da jornalista e mestre de cerimônia Evelyn Elman.

O simpósio celebra os 60 anos de fundação do CIAM, associação beneficente, sem fins lucrativos e que oferece gratuitamente atendimento a crianças e jovens com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade. Este evento ocorreu às vésperas da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto.

HISTÓRIA DO CIAM

A história do Ciam começou em 1959. Uma parcela da população até então ignorada, ganhou o apoio de um grupo de profissionais voluntários que resolveram criar um espaço dedicado à pessoa com deficiência intelectual.

Com o tempo o espaço cresceu, o atendimento psicológico e psicopedagógico ficou mais completo e passou a oferecer serviços especializados, tornando o CIAM uma referência como centro de desenvolvimento voltado à assistência social.

Os principais objetivos técnicos da instituição são: apoio à pessoa com deficiência intelectual e seus familiares; a promoção da inclusão social e profissional de seus assistidos e a busca do reconhecimento técnico no desenvolvimento da pessoa com deficiência.

A instituição atende gratuitamente cerca de 260 crianças e jovens carentes de 0 a 16 anos. São 8 mil atendimentos por ano, feitos por uma equipe multidisciplinar e especializada em estimular o desenvolvimento, confiança, autonomia e inclusão na sociedade.

Os atendimentos são realizados em sua sede própria, no bairro do Jaguaré, em São Paulo.

Hoje, o CIAM integra a lista das 100 melhores Ongs de 2018, escolhida entre as mais de 2500 entidades beneficentes que concorreram à premiação promovida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia, com apoio da Fundação Getúlio Vargas. O prêmio Melhores Ongs destaca o trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência.

O trabalho do CIAM depende de colaboradores, voluntários, doações, incentivo de pessoas e empresas que apoiem o projeto e que hoje é um exemplo de amor ao próximo, dedicação, solidariedade e profissionalismo.

www.ciam.org.br

Crédito das fotos: Cláudia Mifano

341_fist_1_1 Vivian Gerber Lederman

341_fist_1_2 Marcos Lederman, Anna Schvartzman, Marcia Mello, Marcelo Muriel, Vivian Lederman e Dr.José Salomão Schwartzman

341_fist_1_3Flavia Chwartzman

341_fist_1_4Dr. José Salomão Schwartzman

341_fist_1_5 Dr. Décio Brunoni

341_fist_1_6 Célia Parnes, Secretária do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

341_fist_1_7Célia Leão, Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de SP e Evelyn Elman

Vivian G. Lederman e Anna A. Schvartzman

 vivian Lederman e Anna Schvartzman

SIMPOSIO
 Flavia Chwartzman, Marcelo Muriel, Marcia Mello, Celia Leão, Anna Schvartzman, Dr. José Salomão Schwartzman e Vivian Lederman

 

20
20