ALON LAVI, CÔNSUL GERAL DE ISRAEL EM SP – POR GLORINHA COHEN

342_first_2_1

Nascido em 10 de dezembro de 1979 na cidade costeira de Netanya, em Israel, casado com Reina, Alon Lavi tem três filhos e é o mais novo diplomata a ocupar o cargo de Cônsul Geral de Israel em São Paulo.

Mas, não se enganem pela sua pouca idade, pois gabarito não lhe falta para ocupar tão honroso cargo.

Bacharel em Engenharia Biotecnológica pela Universidade Ben Gurion, em Israel, com especialização em glicobiologia, Alon Lavi conduziu pesquisa no Instituto de Bioquímica, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e é Mestre em Resolução de Conflitos e Negociação pela Universidade Bar-Ilan, em Israel.

Engrossa seu currículo o fato de ter sido, entre 2005 a 2008, Diretor de Programas Internacionais da Agência Judaica e Representante Sênior do Movimento Macabi da Agência Judaica de Israel e da Associação do Centro Comunitário Judaico- JCC, ambos em Nova Iorque, nos Estados Unidos, bem como vice Porta-Voz do Ministério das Relações Exteriores em Jerusalém, de 2014 a 2016, quando então foi transferido para a Cidade do México como Chefe Adjunto da Missão da Embaixada de Israel. Ele também já esteve no Brasil em 2011, quando exerceu o cargo de Primeiro Secretário na Embaixada de Israel em Brasília, estando, assim, já familiarizado com os costumes do povo brasileiro.

Conheça um pouco mais deste diplomata charmoso que já ganhou a simpatia dos paulistanos lendo abaixo a entrevista que ele especialmente nos concedeu e na qual nos fala, dentre outras coisas, de seus gostos, suas lembranças e de suas expectativas em relação à nova missão.


Estamos testemunhando a melhor época das relações entre Israel e Brasil. Uma parte importante do meu trabalho é promover a colaboração em inovação, saúde, comunicação, segurança cibernética, gestão de água, agricultura e inúmeras outras áreas.


GC – Comida preferida?

AL – Não tem nada tão gostoso quanto o schnitzel da minha mãe, mas, eu gosto muito de comer a comida típica dos locais onde estou morando. Por isso, atualmente não falta arroz, feijão e pão de queijo na minha casa!

GC – Hobby?

AL – Com três filhos pequenos e o novo posto, fica difícil manter hobbies. Mas, gosto muito de fazer passeios que envolvam atividades com as crianças aos finais de semana. Amo passar o tempo com a minha família.

GC – Pratica algum esporte?

AL – Não, gosto mais de assistir. Adoro futebol e basquete!

GC – Experiência inesquecível.

AL – Cada mudança de país é inesquecível para mim. Mas nunca me esquecerei de quando, durante o serviço militar, recebi dos meus soldados o cargo de comandante pela primeira vez.

GC – Lugar preferido?

AL – A região de Modi’in, onde cresci. Uma região calma, cheia de verde e deliciosa para passar a infância!

GC – Defeitos e qualidades?

AL – Sempre busco em minha equipe, não importa o nível de subordinação, pessoas que complementem meus defeitos e qualidades para que possamos desenvolver o trabalho da melhor forma possível.

342_first_2_2GC – O que o judaísmo significa pra o senhor?

AL – Sinto-me membro da grande família de “Eretz Israel”, a Terra de Israel. Nossas tradições milenares passam de pais para filhos e, mesmo longe da minha terra, faço questão de passá-las à minha família.

G – Teve outra profissão antes de ingressar na carreira diplomática?

AL – Sou engenheiro biotecnológico com especialização em glicobiologia.

G – O que o atraiu na carreira diplomática?

AL – Depois de servir como representante da Agência Judaica, decidi que queria fazer mais pelo povo judeu e israelense, e a carreira diplomática é perfeita para atingir este objetivo.

GC – Qual foi a maior experiência que já teve como diplomata?

AL – Eu estava servindo na Embaixada de Israel no México quando ocorreu o grande terremoto, em 2017. A ajuda do exército israelense nas buscas de vítimas foi importantíssima e me emocionou muito fazer parte disso.

GC – Como vê o crescente antissemitismo no mundo e como reagir diante dele?

AL – Infelizmente, o antissemitismo está crescendo em todo mundo, principalmente na Europa. Isso nos lembra de que sempre temos que estar juntos para lutarmos contra o ódio.

GC – Quais suas expectativas em relação à nova missão e que objetivos pretende alcançar?

AL – Estamos testemunhando a melhor época das relações entre Israel e Brasil. Uma parte importante do meu trabalho é promover a colaboração em inovação, saúde, comunicação, segurança cibernética, gestão de água, agricultura e inúmeras outras áreas. São Paulo, assim como Israel, é líder mundial em áreas como tecnologia, ciência, cultura e academia. Não tenho dúvidas de que, trabalhando juntos, melhoraremos a vida de brasileiros e israelenses.

GC – Que conselho daria para quem quer imigrar para Israel?

AL – Israel é um país que combina tradição e inovação, democracia e ótima qualidade de vida. Além de acolher muito bem os imigrantes.

20
20