OS 50 ANOS DO CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS DA USP

O Instituto Brasil-Israel, Conib, Fisesp e A Hebraica de São Paulo apoiaram o evento de comemoração dos 50 anos do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo, realizado na A Hebraica de São Paulo com a participação do ex-ministro das relações exteriores, Celso Lafer.

O evento foi apresentado pelo pesquisador do Centro de Estudos Judaicos Bruno Szlak. A abertura foi feita pela diretora do CEJ/USP, a Professora Dra. Marta Topel que falou sobre o funcionamento do CEJ, sobre o trabalho de seus professores e sobre os rumos da área de Estudos Judaicos na Universidade de São Paulo.

O doutorando em Estudos Judaicos Daniel Douek, apresentou uma nova proposta para o futuro do CEJ, com a reformulação do estatuto e a criação de uma Associação de Amigos do CEJ, ressaltando a importância destes estudos para a comunidade judaica e para a produção de pesquisas acadêmicas. O pesquisador do CEJ Manu Marcus Hubner apresentou ao lado da doutoranda Isadora Sinay a produção acadêmica das revistas Cadernos de Língua e Literatura Hebraica e Vértices, ambas produções relevantes e ligadas ao Centro de Estudos Judaicos.

Em seguida, o Professor Celso Lafer apresentou uma conferência contando um pouco sobre sua relação com a história do Centro de Estudos Judaicos e comentando a importância da criação de uma Associação. Em seu discurso, Lafer abordou questões tocantes para os estudos judaicos como racismo e antissemitismo, e mencionou obras de professores do Programa como o dicionário hebraico-português da Professora Rivka Berezin e o livro Jerusalém & São Paulo, da Professora Marta Topel, que trata do tema da ortodoxia judaica no Brasil. O Professor ainda lembrou da relevância da atuação do Rabino Pinkuss na fundação e consolidação de um Centro de Estudos Judaicos dentro de um ambiente laico como o da Universidade de São Paulo bem como outras pessoas que atuaram de forma significativa na história do CEJ, como como Jacó Guinsburg, Nachman Falbel, Anita Novinsky, Henrique Rattner dentre outros.

A noite seguiu com um coquetel oferecido pelo Buffet Kosher Bites e Fabiana Grinberg, monitora do CEJ/USP, colheu em vídeo depoimentos dos convidados presentes.

O Centro de Estudos Judaicos apresentou ainda na tarde seguinte, 24 de setembro, o segundo evento de comemoração de seu cinquentenário, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sala 266 do prédio de Letras, onde serão apresentadas duas mesas de discussão sobre Estudos Judaicos na USP e Estudos Judaicos no Brasil com os professores convidados Monica Grin, Helena Lewin, Roney Cytrinowicz, Anita Bruner, Francisco Moreno, Maria Luiza Tucci Carneiro, Nancy Rozenchan e Ary Plonski.

344_Especial_1_1 Gaby Milevesky, Suzana Szchvartzman, Dra. Marta Topel e Bruno Szlak

344_Especial_1_2 Nanci Souza, Nancy Rozenchan e convidados do evento

344_Especial_1_3Manu Marcos Hubner

344_Especial_1_4Ex-ministro Celso Lafer

344_Especial_1_5 David Diesendruck

344_Especial_1_6 Bruno Szlak

344_Especial_1_7 Dra. Marta Topel

344_Especial_1_8Salão lotado

344_Especial_1_9Mesa composta pelos professores Anita Bruner, Roney Citrinowicz, Helena Levin e Monica Grin

344_Especial_1_10Mesa com os professores Ary Plonski, Nancy Rozenchan, Francisco Moreno de Carvalho e Maria Tucci Carneiro

20
20