QUISQUEYA, A MÃE DE TODAS AS TERRAS. PARAÍSO OU INFERNO – POR FELIPE DAIELLO

344_Especial_3_1


344_Especial_3_2Quando Colombo chegou a ilha de Hispaniola no Caribe, pensando estar nas Índias, erro que sua cabeça dura nunca reconheceu, encontrou indígenas pacíficos que viviam em filosofia de paz e de harmonia. Os Tainos, ditos os bons consideravam Quisqueya, a sua terra, um paraíso. Desconheciam a audácia, a ganância dos invasores hispânicos. Contra armas e técnicas militares desconhecidas não podiam enfrentar o perigo que iria acabar com o seu modo de vida.

Com a Santa Maria, a nave capitânia, encalhada seria impossível o retorno de todos para a Espanha com as duas embarcações restantes. Pinta e Nina na comparação eram meras caixas de fósforos. Com o material retirado da Santa Maria, Colombo constrói forte e funda a primeira colônia no norte da ilha. Isabela é o nome dado como homenagem a sua protetora real. Quando Cristóvão Colombo retorna na 2ª viagem à América, nada encontra, os homens dizimados, a vila e o forte em ruínas. Ao entrarem em choque com os Tainos, ao roubarem as suas mulheres, os abandonados provocaram reação violenta. Em 1496, na parte sul da ilha ele vai fundar a atual Santo Domingo.

344_Especial_3_3Para as construções dos prédios e das fortificações, para os trabalhos nas lavouras e no cultivo da cana de açúcar é imprescindível a mão de obra local, Requisitada à força, escravizada, a reação imediata resulta em repressão desproporcional. Lutas e massacres acompanham a construção da base de onde os conquistadores invadirão o México e o Peru em busca do ouro e da prata tão exigidos pelo Império Espanhol. Sacerdotes dominicanos, santos e heróis, entram em cena para acabar com o holocausto, nas prédicas, nas praças tentam conscientizar os colonos que chegam, a maioria pensando apenas em obter as riquezas prometidas pelas esperanças do Novo Mundo.Por isso, surge a denominação de Ilha Dominicana e hoje temos a República Dominicana.

344_Especial_3_4Perto de completar 100 anos, Santo Domingo era conhecida e famosa pela sua catedral, a 1ª da América, pelas residências dos poderosos, pelo palácio do vice rei, pelo hospital, pela 1ª universidade, pelos conventos, pelo complexo militar de Ozama e pelas fortificações que defendiam o porto e a cidade. Mas o pirata e sir inglês Francis Drake, em ataque de surpresa com 1.200 homens pela retaguarda toma a cidade. Alojado na catedral aguarda até receber o resgate solicitado para deixar a cidade e voltar ao seu navio capitânea, o Dragão Verde. Era o ano de 1586, mas ele não cumpre a promessa de não incendiar a cidade, mesmo recebendo 25 mil ducados de resgate. Sua frota com 21 naves vai depois atacar e tomar Cartagena de las Índias , onde recebe 110 mil ducados para devolver a cidade.O corsário volta como Herói à Inglaterra e recebe o título de Sir. Em 1596 , na sua 2a viagem ao Caribe , Drake só obtém derrotas e morre de disenteria nas costas do Panamá, sendo lançado ao mar em ataúde lacrado perto de Porto Belo.

344_Especial_3_5Em 1697, por tratado a França recebe e toma parte da porção oriental da ilha. Surge o Haiti, onde será instalado o mais desumano sistema econômico para o cultivo da cana de açúcar. Os escravos africanos são colocados em regime cruel de trabalho, a vida media deles no trabalho não passava dos 3 a 4 anos. Metade da produção mundial de açúcar vem dessa colônia francesa. Fortunas são feitas enquanto no Brasil a concorrência provoca o fechamento das usinas. Em 1789 a esperada rebelião ocorre por todos os recantos do Haiti, o caos e os campos de batalhas fazem parte da paisagem. Mais de 120 mil vítimas, a maioria de escravos que encontram na morte a sua liberdade.

344_Especial_3_6Depois de derrotar as tropas francesas enviadas por Napoleão Bonaparte para restabelecer a ordem, Jean Jacques Dessalines estabelece o primeiro Governo Negro nas Américas.Em 1804, copiando Napoleão ele se proclama Imperador.Em 1821 cortando os laços com a Espanha surge no lado espanhol a República Dominicana.Mas a calmaria dura pouco , em 1823 , o exército haitiano ocupa toda a ilha. Só em 1844, os chamados pais da pátria declaram a 2ª Independência e recuperam o poder político da República,mas as confusões, a instabilidade social e política, resultam que a Espanha vai retomar o que considera ser de sua propriedade em 1861. Os pais da pátria são julgados, condenados e fuzilados. A maldição do sangue inocente dos Tainos parece cobrar o seu dízimo.Instabilidade política é o quotidiano por anos.Devido às constantes revoluções, os Estados Unidos para defender os seus interesses ocupam Santo Domingo em 1916. O que perdura até 1924, quando o coronel Rafael Trujillo assume o poder e como ditador permanece no cargo até ser expulso em 1965.Todos os bens do país eram de sua propriedade ou da sua família.

344_Especial_3_7Aproveitando a confusão implantada, o governo de Fidel Castro, na sua política de expandir o comunismo no Caribe, envia tropas para apoiar os radicais de esquerda. A resposta americana é imediata, com suporte da ONU os seus fuzileiros interveem. Nas paredes da Fortaleza Ozama os buracos das balas são testemunhas dos combates.Durante os anos de 1965/66, força de paz da ONU esteve na República Dominicana , inclusive o Brasil como nação membro enviou o seu contingente de soldados.

Desde então o país segue roteiro aparente de democracia. Investindo no turismo de massa com recursos externos pesados.Pela situação estratégica da ilha apresenta todas as possibilidades exigidas pelos turistas atuais. Resortes modernos , praias de todos os tipos , com ondas ou sem ondas , com ventos adequados para velejar ,mergulhos , corais para bisbilhotar, ilhotas isoladas para trilhas e repousos solitários, mangues , monumentos históricos , arte sacra, museus , artesanato variado e comida razoável.Punta Cana , Puerto Plata, La Romana, Samana e mesmo São Domingo são nomes conhecidos no Mundo Turístico Mundial.

344_Especial_3_8Com suporte do BNDES e a tecnologia da Odebrecht estradas modernas permitem circulação rápida e segura entre as atrações.Espera-se um incremento de 50% no número de turistas para os próximos anos. Além disso, foram descobertas jazidas de ouro , algo não encontrado por Colombo ; há minas de âmbar e a Larimar é a pedra semipreciosa típica do país. A cana de açúcar ainda é importante na economia, os Estados Unidos concedem cotas e preços especiais, mas num contrassenso, haitianos legalizados ou ilegais, ganhando perto de 55 dólares americanos por semana, são essenciais no duro trabalho.

A maldição dos Tainos terá sido expiada? Sua herança aparece na música, nas danças, na cordialidade das pessoas, nos gestos rápidos da comunicação. O correto é que deixaram palavras como: canoa, tabaco, batea, barbacoa, yagua, yuca, iguana, aji, tiburon e huracan. Muito pouco para povo alegre, que gostava e queria ser feliz.


FELIPE DAIELLO – Professor, empresário e escritor, é autor de inúmeros livros, dentre os quais “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE – Saiba mais.

daiello@cpovo.net www.daiello.com.br

20
20