EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o escritor israelense Gherson Baskin, Sheila Mann, Ronald Lauder, Claudio Epelman, Henrique Goldberg, Zeila Sliozbergas, Lena Barcessat, Lia Regina Bergmann, Edgar Lagus Neto, Tiago Abravanel, Faa Morena, Abraham Goldstein, Thomas Waiswol e Tamara Stock, dentre outros.


IBI E SHEILA MANN CONVIDAM O ESCRITOR ISRAELENSE GHERSON BASKIN PARA VIR AO BRASIL

352_first_4_1Deverá chegar em maio, ao Brasil, o escritor israelense Gherson Baskin, para lançar o livro In Persuit of Peace in Israel e participar de conferências em universidades e palestra no Instituto FHC. O convite foi feito pelo IBI – Instituto Brasil-Israel e pela empresária Sheila Mann (foto).

Gherson Baskin é pessoa importante nas negociações entre os líderes palestinos e israelenses e foi um dos responsáveis pela libertação do soldado Gilad Shalit.


CONGRESSO JUDAICO RECONHECE O VALOR DA ABERTURA DOS ARQUIVOS DO VATICANO DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL

352_first_4_2

O presidente do Congresso Judaico Mundial, Ronald Lauder, comemorou esta etapa: “O convite aos historiadores, aos pesquisadores, demonstra um compromisso com a verdade. Também um senso de entender o significado daquela época (…) Devido ao esforço conjunto desde o final da Segunda Guerra, o Vaticano se tornou um aliado da comunidade judaica. ”

A Santa Sé está se preparando para trazer à luz milhões de páginas que testemunham o que aconteceu durante o Pontificado de Pio XII, que começou a chefiar a Igreja Católica meses antes da Segunda Guerra. A principal organização das comunidades judaicas do mundo considera um passo à frente no caminho da transparência sobre o que aconteceu durante o nazismo.

352_first_4_ 2.1“Estamos vivendo na era do relacionamento melhor e mais fluido entre judeus e católicos na história. A decisão do papa fala sobre isso e que ambas as comunidades querem continuar fortalecendo esse vínculo ”, afirmou Claudio Epelman, diretor executivo do Congresso Judaico Latino-Americano. “Francisco, assim, literalmente abriu as portas da Igreja para os judeus do mundo. É um gesto tão histórico quanto corajoso ”, acrescentou.

Em março de 2019, Francisco anunciou esta decisão de disponibilizar os arquivos afirmando que “a Igreja não teme a história, mas a ama”. Isso havia sido solicitado pelo Congresso Judaico Mundial por um longo tempo, a fim de esclarecer as ações da Igreja durante o Holocausto.

Francisco se reuniu com o Congresso Judaico em várias ocasiões para discutir o relacionamento entre comunidades e a colaboração em diferentes questões, como o crescimento do antissemitismo no mundo.

MAIS INFORMAÇÕES:

O material que documenta o desempenho da Igreja desde que os nazistas chegaram ao poder levou 12 anos para ser organizado e classificado está armazenado no que foi chamado Arquivo Apostólico do Vaticano, desde o ano passado. O arcebispo Sergio Pagano, responsável pelo Arquivo, anunciou que dezenas de acadêmicos de todo o mundo serão designados ​​pela abertura dessas investigações. O primeiro a ter contato com esse material descrito como “altamente sensível” serão dez especialistas americanos, incluindo dois do Museu do Holocausto em Washington, sete especialistas de Israel, 14 da Alemanha, 16 da Itália, 20 da Europa Oriental, incluindo a Rússia, e o resto da França, Espanha e América Latina.


POSSE DA NOVA DIRETORIA DA B´NAI B´RITH DE SÃO PAULO

352_first_4_3

Aconteceu na noite de 4 de março, a posse da nova diretoria da B´nai B´rith de São Paulo. Na ocasião, foram compartilhados os importantes programas que ocorrerão ao longo de 2020.

352_first_4_4

Composição da diretoria:

Henrique Goldberg: Presidente
Zeila Sliozbergas: Vice-Presidente
Lena Barcessat: 1ª Secretária
Lia Regina Bergmann: 2ª Secretária
Edgar Lagus Neto: 1ª Tesoureiro
Geraldo Cohen: 2º Tesoureiro

Tribunal de Honra

Paulo Kovesi
Jaime Murahovschi
Cláudio Silberberg


TIAGO ABRAVANEL REVELA O QUE HERDOU DE SEU AVÔ, SILVIO SANTOS

352_first_4_5Em conversa com Faa Morena, no programa Ritmo Brasil, o artista compartilhou diversas curiosidades sobre a família (foto: Andrea Dallevo)

Tiago Abravanel foi o convidado especial do programa Ritmo Brasil do dia 14 de março. A edição marcou a comemoração dos 17 anos de Faa Morena no ar pela Rede TV.

O neto de Silvio Santos bateu um papo descontraído com Faa e revelou diversas curiosidades sobre a família, como, por exemplo, o cardápio que costuma ter nos almoços de domingo: “A cozinha na casa do meu avô é muito boa, o macarrão é muito bom, a carne assada… tem de tudo! O povo pensa que é o Silvio Santos, que não vai comer, nada disso, ele gosta de um ‘bifão’ (risos)”, comenta Tiago.

Quando questionado sobre ser um artista multifacetas, ator, cantor, dublador, radialista, empresário e apresentador, e se herdou essas características de seu avô, Tiago revela: “Eu acredito que eu tenha herdado muito isso dele sim, e conversando com ele é muito doido porque ele mesmo não se considera um artista, ele diz ser um comunicador, um vendedor… e é muito doido porque a gente olha para o Silvio Santos e vê um dos maiores artistas do Brasil e que traz essa comunicação de uma maneira espetacular e inspiradora, e isso tudo só foi combustível pra eu me encontrar.”


B’NAI B’RITH LANCA PODCAST SOBRE ANTISSEMITISMO

 

352_first_4_6

O primeiro da série, cujo objetivo é promover o bate papo entre distintas gerações a respeito do tema, acontece entre o presidente da B’nai B’rith Brasil, Abraham Goldstein, e os jovens Thomas Waiswol e Tamara Stock.

A conversa gira em torno das origens e da atual realidade do antissemitismo.

A iniciativa é do empresário Jony Wolff com apoio e colaboração do jornalista Alberto Mauricio Danon que também participam do interessante e envolvente diálogo.

Confira pelo link: open.spotify.com

20
20