QUAIS EXERCÍCIOS DEVO FAZER PARA MANTER MINHA MENTE EM FORMA?

357_saúde_4_1

*

 

Pesquisadores listaram as principais recomendações cientificamente comprovadas de atividades físicas que podem melhorar a mente e o cérebro. [Imagem: Tumisu/Pixabay]

*


Exercícios para a mente

As últimas pesquisas científicas mostraram que, num sentido, uma mente saudável gera um corpo saudável, e, no outro, a atividade esportiva melhora o desempenho cognitivo.

No entanto, existem vários tipos diferentes de esportes e uma ampla variedade de exercícios e treinamentos. Que tipo e quanto exercício manterá sua mente em boa forma?

Esta é a pergunta que pesquisadores da Universidade da Basileia (Suíça) e da Universidade de Tsukuba (Japão) se propuseram a responder por meio de uma análise em larga escala da literatura científica.

Eles usaram então essa análise para listar as principais recomendações cientificamente comprovadas de atividades físicas que melhoram o cérebro e a mente.

Esportes coordenados são particularmente eficazes

Depois de analisar 80 estudos científicos publicados sobre o assunto, a equipe identificou algumas características-chave: O treinamento de resistência, o treinamento de força ou uma mistura desses dois componentes mostraram-se boas opções para reforçar o desempenho cognitivo.

No entanto, esportes coordenados e desafiadores que exigem padrões de movimento complexos e interação com colegas jogadores são significativamente mais eficazes. “A coordenação durante um esporte parece ser ainda mais importante do que o volume total de atividades esportivas,” explicou o professor Sebastian Ludyga.

Fazer atividades físicas por mais tempo não leva necessariamente a um nível de eficácia correspondentemente mais alto para a aptidão mental. A duração mais longa por unidade de exercício gerou uma melhoria maior do desempenho cognitivo apenas quando a prática se estende por um longo período de tempo.

357_saúde_4_2Ficar em forma é mais do que físico: É um estado mental.
[Imagem: Suzanne Leitner-Wise/Pixabay]

Todas as faixas etárias se beneficiam

Assim como nossa condição física, o desempenho cognitivo muda ao longo de nossas vidas. Há um grande potencial de melhoria durante a infância (fase de desenvolvimento cognitivo) e durante a velhice (fase de degradação cognitiva). No entanto, o grupo de pesquisa não conseguiu encontrar um indicador de diferentes níveis de efetividade das atividades esportivas dentro das faixas etárias.

Além disso, as atividades esportivas, desde a escola primária até a idade mais avançada, não precisam ser fundamentalmente diferentes para melhorar o desempenho cognitivo.

Assim, diferentes faixas etárias podem ser combinadas para um objetivo comum durante os esportes. “Isso já está sendo implementado seletivamente com programas conjuntos de exercícios para crianças e avós,” ilustrou o professor Uwe Pühse, acrescentando que isso é razão suficiente para que tais programas sejam expandidos.

Continue lendo: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=exercicios-para-manter-minha-mente-forma&id=14078

20
20