ESCAPANDO DO STRESS – RABINO KALMAN PACKOUZ, AISH HÁ TORÁ

Rabino Kalman Pa


Nós vivemos numa época em que o estresse e a ansiedade são a norma. Frustrações, pressões, preocupações, desapontamentos e pesares facilmente tomam conta de nosso pensamento. O antídoto para tudo isto é a serenidade.

Imagine quão maravilhoso seria se pudéssemos aprender a ser constantemente serenos. Serenidade é um estado de liberdade emocional e um sentimento geral de bem estar. Nosso cérebro funciona num nível ótimo e pensamos sempre em fazer o melhor. A serenidade ajuda a preservar a saúde e a acelerar o restabelecimento. Com serenidade somos capazes também de elevar-nos espiritualmente.

Nós todos concordamos com isto. Porém, como colocar na prática, como adquirir serenidade neste mundo tão agitado? Quem nos traz a resposta é o Rabino Zelig Pliskin, em seu livro intitulado … adivinhem … Serenidade (Serenity)! O livro foi publicado pela famosa editora americana Artscroll (www.artscroll.com/Books/serep.html) (O Rabino Pliskin tem 17 livros publicados pela Artscroll, todos muito bons!)

As fórmulas, pensamentos e histórias contidas neste livro ajudarão o leitor a tornar-se mais calmo e sereno. Permitamos que elas nos ajudem: por que sofrer de estresse e ansiedade quando podemos nos beneficiar enormemente da serenidade? Sejamos bondosos conosco, tenhamos coragem de reconhecer que ganharemos mais ao lermos e relermos este livro. Eis um trecho, intitulado

O MOMENTO

Este momento é o único que existe para nós agora. Quando começarmos a ler esta frase, a frase anterior já ficou no passado e agora, no presente, estamos lendo esta sentença.

A próxima respirada que dermos, ou a atual, é a única que realmente existe. A respirada anterior já está no passado e a seguinte ainda não veio.

Quando conversamos com alguém, o que estamos dizendo é a única coisa que existe no presente. A frase anterior já é passado e a seguinte acontecerá no futuro.

Um pensamento que possamos ter num determinado momento é o único pensamento que existe para nós. O último pensamento existiu no passado e o próximo existirá no futuro. Por exemplo: uma vez que você está lendo este texto agora, não conseguirá ler estas palavras e pensar outros pensamentos exatamente no mesmo segundo. Você pode ler, analisar e retornar muito rapidamente, mas não tudo ao mesmo tempo. Uma vez que existimos apenas um momento por vez, para sermos serenos precisamos sê-lo apenas por um momento.

Criamos serenidade quando pensamos pensamentos serenos e mentalmente imaginamos cenas serenas. Também o fazemos quando respiramos pausadamente, profundamente, relaxando nossos músculos. Criamos serenidade quando vividamente recordamos cenas em que permanecemos serenos e calmos. Se conseguirmos atingir um estado de serenidade agora, isto significa que podemos fazê-lo a qualquer momento (caso não o consiga, leia todo o livro e depois retorne a esta seção).

Lembre-se: em qualquer momento futuro, aquele momento é o único que existe para nós. Portanto, sem considerar como nos comportamos anteriormente e como seremos nas próximas oportunidades, precisamos apenas ser serenos agora, neste momento. Repitamos estas quatro importantes palavras: sejamos serenos neste momento.

Sejamos serenos neste momento. Alguns momentos são mais propícios à serenidade, outros nem tanto. Porém, toda vez que repetirmos estas quatro palavras nosso cérebro se focará em ativar a serenidade. Quanto mais freqüentemente repetirmos “Sejamos serenos neste momento”, mais provável será que esta mensagem permaneça ativada, mesmo quando não estivermos repetindo estas palavras.

A ferramenta que precisamos adquirir para constantemente estar serenos é a capacidade de acessar a serenidade no instante presente. E sobre o resto do livro? Ao dominarmos esta habilidade, o restante são apenas comentários!

Pensamento da Semana: “Podemos fazer mais amigos em dois meses ao nos interessarmos pelos outros, do que em dois anos ao tentar fazer com que os outros se interessem por nós!”

NOTA – Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.commeor18@hotmail.com

Saiba mais sobre Rabino Kalman Packouza

20
20