EXPOSIÇÃO SOBRE JUDEUS POBRES EM SP

História de judeus assistidos pelo Ten Yad é tema de exposição aberta até o dia 15 de outubro

Mostra inédita da artista plástica Ofra Grinfeder reúne 24 obras que retratam os assistidos da Instituição Beneficente Israelita Ten Yad. 

Com texto de Itanira Heineberg, a exposição leva o espectador a refletir sobre o amparo, carinho e acolhimento que entidades como o Ten Yad proporcionam.

199_fique_1.1

Retratos vivos, com memórias, sentimentos e histórias que envolvem solidariedade e amparo – físico e espiritual. Pessoas inspiradoras, que merecem cuidado, atenção, respeito e dignidade. Com esse olhar, a artista plástica Ofra Grinfeder e a escritora Itanira Heineberg desenvolveram as obras da exposição “Bom Retiro: Relatos – Retratos”, aberta no dia 15 de setembro no Museu da Energia de São Paulo, no Bom Retiro, onde permanece até o dia 15 de outubro. A mostra exibe 24 pinturas inéditas de Ofra, as quais retratam algumas das pessoas assistidas pela Instituição Beneficente Israelita Ten Yad, que se dedica há 21 anos ao combate à fome. Os textos de Itanira Heineberg são resultados de entrevistas, realizadas entre 2010 e 2013, e complementam as pinturas, elaboradas com materiais como tinta a óleo, encáustica e lápis de cor sobre a foto em madeira MDF e tela.

199_fique_1.2

“O Ten Yad apoiou e incentivou aqueles que quiseram contar suas histórias. As narrativas engrandecem o trabalho da Instituição: são essas vivências que nos lembram de que nossa maior inspiração e motivo para trabalhar são pessoas”, comenta o Gerente de Marketing do Ten Yad, Claudio Pucci.

Inspiração

199_fique_1.3

Nos últimos 20 anos, Ofra Grinfeder compôs boa parte de sua obra inspirada na população indígena brasileira. No entanto, sentia que, apesar do amor pelo povo brasileiro e suas raízes, precisava criar algo a respeito da população judia no Brasil. Nascida em Israel, de pais judeus alemães, Ofra carrega uma bagagem cultural muito grande: morou nos Estados Unidos, Coréia do Sul, França, Turquia e, por fim, em São Paulo. “Sou judia e adotei o Brasil como meu país. Por isso, decidi pintar e escrever histórias de vários judeus que, assim como eu, escolheram morar aqui”, explica a pintora. Ela conheceu o trabalho realizado pelo Ten Yad em 2010 e convidou a amiga Itanira para participar do projeto. Por mais de dois anos, a professora e escritora, munida de gravador, lápis e papel visitou o Ten Yad uma vez por semana, entrevistando dezenas de pessoas. Constatou que, mesmo com a diversidade de histórias, algumas engraçadas, outras tristes, todas as pessoas tinham algo em comum: o desejo de fazer parte de uma comunidade unida, que a amparasse na terceira idade. “Esse cuidado leva a um ambiente mais jovial e familiar, apesar dos problemas de cada indivíduo”, explica Itanira.

Técnica

199_fique_1.4

Para compor a exposição, Ofra se inspirou em estudo do pintor britânico David Hockner sobre os ‘velhos mestres holandeses’: eles usavam espelhos e lentes para projetar as imagens dos modelos diretamente sobre as telas para depois pintar a imagem projetada, obtendo a exatidão na pintura de retratos. A partir desse princípio, a artista fotografou as personagens que viriam a ser pintadas e trabalhou sobre a imagem ampliada, criando retratos que provocam no espectador uma profunda reflexão sobre a existência humana, suas descobertas, dúvidas e angústias. Na maioria das telas, Ofra utilizou a técnica denominada encáustica, pintura usada pelos gregos para selar e decorar os barcos, misturando cera quente e pigmentos. Essa técnica foi revitalizada pelo artista Jasper Johns em 1970.

Relatos – Retratos

199_fique_1.5

Integram a exposição 19 retratos acompanhados de relatos. Sérgio, o “artista em paz”, é um deles. Veja abaixo sua história, que, junto com as demais, poderá ser lida no catálogo da mostra:

“Ao chegar ao Brasil, o avô materno de Sérgio começou a fabricar agasalhos, trabalho que já realizava na Polônia. A mãe de Sérgio, D. Rosa, veio para a nova terra com 10 anos e, mesmo muito jovem, já ajudava o pai na confecção de japonas. Casou com um polonês e durante algum tempo a família morou na Rua Tocantins, no Bom Retiro. D. Rosa trabalhou ainda vendendo mercadoria de porta em porta. Um dia levou o pequeno Sérgio com ela e ambos passaram um grande susto ao cobrarem a prestação de uma blusa que uma senhora comprara. A cliente se recusou a pagar, alegando a má qualidade da mercadoria e ameaçou-os com uma grande faca. Sérgio ficou muito  impressionado com a agressão e nunca mais acompanhou a mãe em seu árduo trabalho. Completou o curso colegial e depois frequentou cursos de gastronomia e de desenho gráfico. Sérgio é urbano, gosta de cidade grande e de sua movimentação característica. Com seu temperamento artístico, muito comunicativo, nas horas de lazer cria relógios temáticos e fabrica seus próprios cremes de beleza. Vive com a mãe e frequenta o Ten Yad assiduamente. “

(Itanira Heinberg – Relatos – Retratos)

A exposição “Bom Retiro: Relatos – Retratos” é um projeto cultural realizado pela Instituição Beneficente Israelita Ten Yad, com incentivo do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e patrocínio do Banco Safra.

Sobre o Ten Yad – Ten Yad dedica-se há 21 anos ao combate à fome. Devido ao sucesso de seus programas de segurança alimentar e nutricional, como o “Refeições Sobre Rodas” e o “Refeitório Comunitário”, passou a se dedicar também a outros programas de promoção e inclusão social, como Kit Higiene e do Kit básico. Hoje é uma das entidades sociais que mais se destacam no País, contando com diversos prêmios, além da certificação ISO 9001 que atesta a qualidade dos processos e controles das refeições oferecidas

Serviço:Exposição “Bom Retiro: Relatos – Retratos”, de Ofra Grinfeder e Itanira Heineberg

Local: Museu da Energia de São Paulo

Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos

ATÉ 15 de outubro
Terça a sábado, das 10h às 17h
Grátis

Informações: (11) 3333-5600

 

20
20