BONS NEGÓCIOS ENTRE BRASIL E ISRAEL – EMBAIXADOR RAFAEL ELDAD

204_especial_4.1

Nos últimos anos, as relações políticas se fortaleceram com uma série de visitas ministeriais e comerciais dos dois lados


O Brasil é o maior parceiro comercial de Israel na América Latina e a tendência é de um aumento significativo nas transações entre os dois países. Os números são promissores e o potencial de cooperação e oportunidades é notório nos setores de tecnologia, saúde e segurança pública. Atualmente, o comércio bilateral gera US$ 1,5 bilhão e é grande o interesse de empresas israelenses no mercado brasileiro.

O desafio é dobrar o intercâmbio comercial e chegar aos US$ 3 bilhões ou até mais nos próximos cinco anos. Para auxiliar neste objetivo, foi instalada este ano no Rio de Janeiro uma missão econômica israelense, e a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria foi reativada na capital fluminense.

A relação entre os países se fortalece desde a aprovação, em 2011, do acordo de livre comércio entre Israel e o Mercosul. Nosso país importa produtos em grande escala, o que faz do mercado israelense um grande atrativo para empresas do Brasil. Por outro lado, nossas técnicas e produtos agrícolas, como também nossa biotecnologia são alguns dos exemplos da presença israelense no Brasil.

Desde a década de 1960, Israel contribui para o desenvolvimento da agricultura do semiárido brasileiro, por meio da difusão de técnicas de irrigação no Nordeste. Em outubro, o estado do Ceará e Israel assinaram um acordo para transferir tecnologia a produtores rurais do sertão cearense e instalar uma fazenda-modelo na cidade de Quixeramobim. A medida vai auxiliar no combate à seca e levar água para várias famílias da região.

Outro fruto da cooperação bilateral pôde ser colhido recentemente, desta vez na biotecnologia. Também no mês passado, a empresa israelense Protalix Biotherapeutics Inc firmou um acordo de fornecimento e transferência de tecnologia com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção de medicamento para tratar o Mal de Gaucher tipo I, uma doença genética rara.

Um programa de cooperação bilateral em pesquisa e desenvolvimento industrial no setor privado entre Brasil e Israel está com edital aberto até o fim deste mês, o que deverá aproximar e ampliar ainda mais as relações empresariais de ambos os países.

Nos últimos anos, as relações políticas se fortaleceram com uma série de visitas ministeriais e comerciais dos dois lados. Neste mês, uma delegação de 25 diplomatas israelenses estará em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo para participar de seminários sobre o Brasil.

Após a agenda em Brasília, o grupo participa, amanhã, no Rio de Janeiro, da cerimônia de abertura da mostra Os Papas em Israel, a Terra Santa. Estarão expostos na base do Cristo Redentor 18 painéis com imagens dos Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI em visita a locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos.

Essa mostra, em uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, por onde passam diariamente milhares de pessoas, nos remete a outro avanço na relação entre Brasil e Israel: o turismo. Em 2012, 60 mil brasileiros visitaram a Terra Santa. O número é 20% maior que em 2011. De olho nesse crescimento, o Ministério do Turismo israelense tem como meta levar 140 mil brasileiros a Israel em 2014.

Todos estes fatores farão com que as relações de amizade entre os dois países prosperem ainda mais. No caminho brasileiro rumo ao progresso e ao desenvolvimento, Israel deseja fazer parte desta história.


RAFAEL ELDAD- é embaixador de Israel no Brasil.

Nota – Matéria publicada em O Globo dia 9-11-2013.

20
20