MASTURBAÇÃO TRAZ BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Médicos rompem os tabus e falam sobre o que as pesquisas mostram sobre os efeitos da masturbação.

O que é masturbação

De acordo com uma amostra nacionalmente representativa dos EUA, 94% dos homens admitem se masturbar, assim como 85% das mulheres.

A masturbação, ou tocar os próprios órgãos genitais por prazer, é algo que os bebês fazem quando ainda estão no útero. É uma parte natural e normal do desenvolvimento sexual saudável.

Já as perspectivas sociais da masturbação ainda variam muito, e há mesmo alguns estigmas em torno da prática do ato.

Exemplificadores desse estigma são os muitos mitos sobre a masturbação, mitos tão ridículos que é espantoso que alguns ainda acreditem neles.

Esses mitos incluem: a masturbação causa cegueira e loucura, a masturbação pode fazer os órgãos sexuais caírem, a masturbação causa infertilidade, faz crescer pelos nas mãos etc.

Na verdade, a masturbação tem muitos benefícios à saúde.

É bom para você

Para as mulheres, a masturbação pode ajudar a prevenir infecções cervicais e infecções do trato urinário por meio do processo de abertura do colo do útero, que ocorre como parte do processo de excitação.

Esse processo distende o colo e, portanto, o muco cervical, o que permite a circulação de fluidos, permitindo que fluidos cervicais ricos em bactérias sejam “lavados”.

A masturbação pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 (embora esta associação também possa ser explicada por uma maior saúde geral), reduzir a insônia através da liberação da tensão e de hormônios, e aumentar a força da base pélvica através das contrações que ocorrem durante o orgasmo.

Para os homens, a masturbação ajuda a reduzir o risco de câncer da próstata, provavelmente dando à próstata a chance de expulsar agentes potencialmente causadores de câncer.

A masturbação também melhora o funcionamento do sistema imunológico aumentando os níveis de cortisol, que pode regular o funcionamento do sistema imunológico em pequenas doses. E também reduz a depressão ao aumentar a quantidade de endorfinas na corrente sanguínea.

A masturbação também pode prevenir indiretamente a infertilidade protegendo as pessoas de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que podem levar à infertilidade – você não vai pegar doenças venéreas de si mesmo!

Benefícios do orgasmo

Há um benefício final para a masturbação: é o método mais conveniente para maximizar os orgasmos. E há uma abundância de benefícios dos orgasmos em geral, incluindo a redução do estresse e da pressão sanguínea, o aumento da autoestima e a redução da dor.

Falar sobre masturbação também tem seus benefícios.

Promover visualizações positivas do sexo em nossas próprias casas e na sociedade, incluindo a masturbação, nos permite ensinar aos jovens comportamentos saudáveis e atitudes sem estigma e vergonha.

Ver mais notícias sobre os temas:

Sexualidade

Saúde da Mulher

Saúde do Homem


Fonte: www.diariodasaude.com.br – Spring Chenoa Cooper e Anthony Santella (Universidade de Sydney) – The Conversation

 

20
20