AGENDA GC-O QUE HÁ DE MELHOR‏

Como a exposição de Simone Kestelman em Campinas, o luau da Sinagoga Mishcan Menachem dia 23 de fevereiro, o lançamento do livro do israelense Benny Morris dia 20 de fevereiro em SP, as inscrições para a bolsa de estudos do Instituto Weizmann e a noite de autógrafos do Dr. Mauricio Baldissin com o livro “Percepções Humanas – Antroposofia e Neurociências”, dia 14 de fevereiro.


Exposição de Simone Kestelman no parque D. Pedro Shopping

Aloha – Hawaiian Luau – o primeiro evento do Grupo Hekerut de 2014

O Israelense Benny Morris lança no Brasil o livro One State – Two States

Instituto Weizmann de ciências abre inscrições para bolsa de estudos

Lançamento do livro “Percepções Humanas – antroposofia e neurociências” do dr. Mauricio Baudissin



Exposição de Simone Kestelman no parque D. Pedro Shopping

209_fique_2.2

A escultora Simone Kestelman expõe obras inspiradas no desejo de promover inclusão de pessoas com deficiência visual

A renomada artista plástica Simone Kestelman promove exposição inédita no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, SP, até o dia 26 de fevereiro, na Entrada das Pedras. Intitulada ‘Maravilhas’ – a mostra é composta de onze esculturas tridimensionais em vidroque além de serem apreciadas com os olhos podem ser experimentadas com as mãos.

As peças da mostra ‘Maravilhas’ são reinterpretações de monumentos históricos brasileiros e de paisagens naturais, traduzidas em peças de vidros em tamanhos que variam de 50 cm a 1,20m para facilitar a percepção por meio do toque e de experiências multissensoriais, um dos poderes da arte contemporânea.

“Maravilhas surgiu em uma de minhas visitas ao Museu Metropolitanem Nova York. Na ocasião presenciei a emoção de um cego em uma visita guiada.Acredito que a arte tem o poder de transformar e que inclusão só faz sentido quando proporcionamos às pessoas oportunidades iguais”, reflete a artista plástica.

Toque, texturas, imaginação e sensações, são elementos que transportam o espectador para uma dimensão onde eles podem tocar o intocável. ‘Maravilhas’ é composta de esculturas que oferecem movimento e texturas, acompanhadas por audiodescriçāo e feitas para serem tocadas.



Aloha – Hawaiian Luau – o primeiro evento do Grupo Hekerut de 2014

Um luau a beira da piscina do Hotel Tryp Higienópolis, em SP, com sorteio de um jantar a dois, brindas, muitas surpresas, drinks tropicais, frutas, canapés e muita diversão.

Dia 23 de fevereiro, a partir das 19 horas.

A Sinagoga Mishcan Menachem, na figura do rabino Shalom Gourarie, resolveu fazer eventos para pessoas da Comunidade Judaica entre 45 – 60 anos (além de vários outros projetos benemerentes). Com estes eventos, surge a oportunidade para pessoas se conhecerem. E este é um espaço que estava faltando.

Sempre com o objetivo de tentar unir mais as pessoas, menos computador e mais network pessoal, o próximo será dia 23 de fevereiro, com decoração assinada por Terezinha Nigri e animação por conta do Beto Krasiltchik. Serão realizados eventos mensais – sempre em bares, restaurantes, etc… e também serão promovidas viagens.

Belinda Goldberg é a coordenadora do Projeto Hekerut e tem como colaboradores Ovadia Saadia, Beatriz Petraru e Ester Candi.

209_fique_2.3



O Israelense Benny Morris lança no Brasil o livro One State – Two States

209_fique_2.4

Benny Morris volta sua atenção para o legado atual dos eventos de 1948 e as opções concretas para o futuro da Palestina e de Israel

A Federação Israelita do Estado de São Paulo e o Hospital Israelita Albert Einstein estão trazendo ao Brasil o professor Benny Morris, que visitará São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 15 e 22 de fevereiro, para o lançamento da edição em português de seu livro “One State, Two States” (Um Estado , dois Estados – Soluções para o conflito Israel –Palestina) durante um grande evento no Hospital Israelita Albert Einstein, com palestra e aberto a toda comunidade judaica, dia 20 de fevereiro, às 19h.

Benny Morris é um conceituado historiador, escritor e professor da Universidade Ben Gurion, com diversos livros publicados sobre o conflito no Oriente Médio, incluindo o livro vencedor do National Jewish Book Award, prêmio americano, 1948: A History of the First Arab-Israeli War. Ele também é autor de além de Righteous Victims: A History os the Zionist-Arab Conflict, 1881-2001; e The Birth of the Palestinian Refugee Problem Revisited.

Em “Um Estado, dois Estados” Benny Morris examina minuciosamente a história das metas do movimento Nacional Palestino e do movimento Sionista e depois considera as muitas propostas de um e dois estados das diferentes vertentes dentro de ambos os movimentos.

Para o doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo Samuel Feldberg, que assina o prefácio da edição em português, “Benny Morris é o historiador israelense que revolucionou o estudo sobre a criação do Estado de Israel e uma das mais importantes vozes na discussão a respeito do futuro das relações Israel – Palestina”.



Instituto Weizmann de ciências abre inscrições para bolsa de estudos

209_fique_2.5

Pelo sétimo ano consecutivo, o grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil proporcionará a cinco alunos brasileiros, que serão escolhidos por meio de um concurso, a oportunidade única de participar do International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann de Ciências (localizado em Rehovot, Israel), juntamente com cerca de 70 estudantes recém formados no segundo grau e provenientes de diversas partes do mundo.

O International Summer Science Institute do Instituto Weizmann acontecerá de 01 a 30 de julho de 2014. Os estudantes terão à sua disposição os mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física. Além disso, participarão de seminários de pesquisa e apresentarão seminários em assuntos de seu interesse. Após três semanas de trabalho laboratorial, o grupo se deslocará para realizar um trabalho de campo no deserto, próximo ao Mar Morto, onde realizará estudos de biologia, geografia, história e arqueologia, em um eco-sistema único e peculiar.

Poderão se inscrever estudantes de todo o Brasil que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Superior. É essencial o domínio do inglês. Para participar do processo seletivo é necessário enviar uma redação com o tema “My interest in the Institute Weizmann Summer School- Scientific Research and my Future Life” para o e-mail: weizmann.br@gmail.com. até o dia 28 de fevereiro de 2014.


Lançamento do livro “Percepções Humanas – antroposofia e neurociências” do dr. Mauricio Baudissin

 

209_fique_2.6