VICTOR NUSSENZWEIG E AS “MEMÓRIAS DE UM MENINO JUDEU DO BOM RETIRO”

209_fique_4.1

Em Memórias de um menino judeu do Bom Retiro, lançado recentemente pela Editora Hedra, Victor Nussenzweig reconstitui sua infância vivida nos anos 1930 em São Paulo. Filho de judeus poloneses, o menino cresce e experimenta o mundo nos arredores do bairro do Bom Retiro, tradicional local de residência de comunidades judaicas. Entre o cotidiano da família e suas tradições judaicas e a convivência com a vida paulistana e os meninos e meninas de sua idade, além da presença dos dois irmãos, Victor relembra com muito humor e doçura o cenário da vida do menino.

209_fique_4.2

Entre episódios marcantes que envolvem a formação afetiva e sensível do menino – contatos com literatura, música, reflexões sobre religião e filosofia –, e lembranças de quadros gerais do tempo – a presença do rádio, a ameaça fascista, o namoro galante e encantado –, Victor refaz toda uma cena histórica e particular, na qual pequenas cidades polonesas se enlaçam à pequena metrópole paulistana formando novos laços históricos ao contar o seu tempo.

SOBRE O AUTOR

209_fique_4.3

VICTOR NUSSENZWEIG é médico, foi professor titular da Universidade de Nova York, cidade em que reside, e pesquisa, desde a década de 60, uma vacina contra a malária.

20
20