BIBLIOTECA BEN GURION
A Biblioteca Ben Gurion apresenta uma rica variedade de obras literárias e multimídia, além de contar com revistas semanais e mensais, os principais jornais diários de São Paulo e com as edições de sexta-feira do New York Times e Jerusalem Post. Por conta do vasto material presente no espaço, a frequência média chega a 3 mil pessoas por mês.
Entre os temas procurados pelos associados, o que mais se destaca é literatura estrangeira, seguido por outros assuntos como literatura infantil, temática judaica e biografias.
A Biblioteca é frequentada por associados de todas as idades.
HISTÓRIA
A Biblioteca da Hebraica foi criada em 1959 sob a direção do Dr. Moisés Gicovate. Contava na época com 500 títulos e seu acervo inicial era formado por livros em português, idiche, inglês e francês. As seções eram divididas em infantil, juvenil, circulante. A Biblioteca em pouco tempo tornou-se um sucesso e seu acervo acrescido de grandes e preciosas doações, como a doação da Coleção da Gazeta Israelita de São Paulo, que inaugurou a secção Judaica Brasileira.
Em 2003, a Biblioteca inaugurou um novo espaço inovando com mais serviços. Passou a oferecer um acervo digital (Internet, Vídeo, DVD, CD de música, CD-ROM) além do acervo impresso (livros, jornais, revistas e gibis).
Em 2006 passa a se chamar Ben Gurion, homenageando o grande estadista e um dos fundadores do estado de Israel.
Destaque do Mês
Os israelenses : pessoas comuns em uma terra extraordinária / Donna Rosenthal
Sinopse: Nascida da indagação da CNN sobre quem seriam realmente os israelenses modernos, esta obra focaliza o universo extremamente diverso dos israelenses na atualidade – judeus, árabes, muçulmanos, cristãos, etc. – seus respectivos aspectos religiosos e políticos, explorando Israel como um país vivo, intenso, irreverente e sempre fascinante, revelando alguns aspectos desconhecidos do grande público. Considerado o livro mais original sobre Israel, publicado nos últimos dez anos.
O autor é irlandês e professor de Tecnologia da Informação em Londres.
Estatísticas 2013
Títulos mais emprestados em 2013
- Cinquenta tons de cinza – E.L. James – 33 empr.
- Inferno – Dan Brown – 26 empr.
- Arroz de Palma – Francisco Azevedo – 25 empr.
- Desonra – DVD – 22 empr.