*/?>

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLUNA ALERTA SOBRE O PERIGO DO MERGULHO EM ÁGUAS RASAS

Mergulhar em águas desconhecidas pode levar a consequências graves e até mesmo irreversíveis, como paralisia de pernas e braços e problemas neurológicos.

Estatísticas indicam que o mergulho em águas rasas é a quarta causa de lesão medular no Brasil passando para a segunda nessa época do ano. O sexo masculino é o mais afetado e mergulho em rios corresponde a 43,5% dos acidentes.

Preocupada com esse tipo de ocorrência, a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) pretende divulgar informações preventivas a fim de levar a uma maior conscientização da população, principalmente jovens e famílias com crianças pequenas.

Como evitar esse tipo de acidente?

  • Nunca mergulhe de cabeça. É aconselhável entrar andando no rio ou lago. Se mergulhar faça primeiro em pé para se certificar sobre a profundidade das águas.
  • Não mergulhe em águas turvas.
  • Não beba ou consuma drogas.
  • Evite empurrar os amigos para dentro da água.
  • Não é recomendado testar os movimentos do acidentado, tentar levantá-lo ou sentá-lo. Isso pode agravar uma possível lesão medular.
  • Afastado o risco de afogamento, o mais adequado é aguardar o socorro especializado.

A Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) está à disposição da imprensa para possíveis entrevistas no que se refere à prevenção de acidentes de mergulho em águas rasas.

INFORMAÇÕES SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLUNA (SBC)

Fundada há 20 anos, a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) é uma entidade científica, sem fins lucrativos, que tem por principal objetivo divulgar a especialidade de forma institucional, desenvolvendo, incentivando e aprimorando estudos e pesquisas na área de Ortopedia e Neurocirurgia, com ênfase em coluna vertebral, contribuindo para o crescimento técnico e científico dos profissionais da área.

A SBC incentiva programas de prevenção e orientação, assim como campanhas e outras ações de caráter informativo, como ações de utilidade pública, visando orientar e esclarecer tanto a população em geral, quanto profissionais da área de saúde, sobre suas causas, consequências, medidas preventivas, tratamentos e demais aspectos relacionados a esse tema.