TOURO SINAGOGA EM RHODE ISLAND – FELIPE DAIELLO

FELIPE LUIZ DAIELLO

Na cidade de Newport encontramos templo histórico mantido pela Congregação Salvação de Israel – Yeshuat Israel — que segue a linha ortodoxa.

A Congregação foi fundada em Nova York, no ano de 1658, por judeus portugueses que abandonavam Recife após a capitulação holandesa e que mais tarde se deslocaram para Newport, porto em pleno desenvolvimento naqueles anos.

A pedra fundamental foi lançada em 1759 e a inauguração ocorreu em 1763, sendo hoje a sinagoga mais antiga em atividade nos Estados Unidos.

Junto ao templo, ao lado de jardins, centro cultural e memorial formam uma das atrações de Newport – Rhode Island – USA.

216_viver_3  216_viver_3.4

A construção foi possível graças aos recursos provenientes de várias congregações espalhadas pelo mundo. O projeto é referencia da época colonial britânica. Peter Harrison, protestante foi o arquiteto. A Kings Chapel de Boston e a Igreja de Cristo em Cambridge — Massachutts — são obras típicas de Peter Harrison.

George Washington e Kennedy fizeram importantes discursos políticos cujas palavras estão guardadas junto ao memorial – construção moderna em anexo. Liberdade é a palavra mensagem que precisamos conservar.

216_viver_3.2  216_viver_3.3

Os pioneiros, de origem sefardita, tiveram importante participação no comércio internacional, no desenvolvimento da navegação costeira da Nova Inglaterra e no artesanato, principalmente por disporem de contatos comerciais em diversos países do mundo além de dominarem a diplomacia das línguas.

Judah Touro, filho de um dos pioneiros ficou famoso como grande filantropo; o monumento à primeira batalha da Revolução Americana em Bunken Hill – Boston, onde obelisco surge como agulha libertadora teve boa parte dos recursos doados pelo filho de Isaac Touro. O monumento servirá como referência para o obelisco de Washington:

216_viver_3.4   216_viver_3.5

Subindo a pequena colina, em curva suave, chegamos ao antigo cemitério. Nas lápides, podemos como o poeta Longfellow, em letras quase apagadas, ao lado dos nomes hebreus clássicos da bíblia, encontrar palavras estranhas para ele: Lopes, Mendes, Seixas, Rivera e Rodrigues.

O cemitério colonial da Nova Inglaterra registra para a posteridade, que foram colonos portugueses os primeiros hebreus a chegarem a uma nova terra prometida.

      216_viver_3.6   216_viver_3.7

Patrocínios:

216_viver_3.9 216_viver_3.8


FELIPE DAIELLO – Autor de “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE – Saiba mais.

www.daiello.com.br

20
20