A LUTA VALIOSA – RABINO NISSIN KATRI
Nós temos dias que são tranquilos e outros nos quais lutamos. Os primeiros são mais agradáveis, mas os últimos são mais valiosos.
O Midrash diz: “por que nossas matriarcas (Sara, Rebeca e Raquel) foram estéreis por tanto tempo? Porque D’us gosta de escutar a prece dos justos.”
Será que D’us, que é a pura bondade e compaixão, permitiria que mulheres santas sofressem apenas porque ele gosta de escutá-las rezando para Ele?
Uma pessoa que nunca foi colocada à prova não pode desenvolver coragem e bravura. Uma pessoa que nasceu na riqueza pode encontrar dificuldade em desenvolver confiança em D’us, mais aqueles que têm se dirigir a D’us para seu pão diário desenvolvem a mais próxima relação com Ele. Se somente coisas boas acontecessem conosco, nós nunca iríamos desenvolver força de caráter.
Talvez pensemos que melhor seria se só coisas boas acontecessem e nós renunciaríamos a esta força de caráter que vem pelas nossas privações de sobrevivência. Isto é facilmente compreensível, mas vamos lembrar que D’us criou o mundo com o propósito de nos tornarmos espirituais. Esta transformação não vem com facilidade. Requer muito esforço. È uma luta para toda a vida.
As matriarcas tinham potencial para uma grande espiritualidade. Suas orações as refinaram e as capacitaram a se tornaram as gigantes espirituais que elas foram.
Nós temos dias que são tranquilos e outros nos quais lutamos. Os primeiros são mais agradáveis, mas os últimos são mais valiosos.
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.
www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br