CASAMENTO KASHER – RABINO ARIEH RAICHMAN

RABINO_ARIEH

Kasher significa que algo é adequado e apropriado. Por isso, muitas pessoas acreditam que kasher foi instituído por D’us, a fim de se certificar de que as pessoas comam alimentos saudáveis.


Familiares e amigos vieram de todo o país para a celebração do casamento. Todo mundo estava animado pelo novo casal que acabara de se casar sob a chupá . Os membros da comunidade local estavam ainda mais animados do que os visitantes, já que esta era a primeira festa de casamento com comida kasher em sua cidade. No entanto, houve um indivíduo que não estava presente na celebração. Este era o mashgiach (supervisor da comida Kasher), que permaneceu na cozinha.

Kasher significa que algo é adequado e apropriado. Por isso, muitas pessoas acreditam que kasher foi instituído por D’us , a fim de se certificar de que as pessoas comam alimentos saudáveis. No entanto, hoje em dia , já que o governo regula a indústria alimentícia para garantir que estão produzindo alimentos saudáveis, este argumento não é válido. A supervisão do governo pode tornar o alimento adequado para ser ingerido por pessoas, mas não (kasher) apropriada para um judeu comer.

A mitzvá de Kasher não é uma tradição , mas sim um Mandamento. Um mandamento deve ser feito com ou sem entendimento. Isso explica por que até hoje o povo judeu mantém até mesmo as leis de kasherut que nós não entendemos . Nós apenas ingerimos peixes com barbatanas e escamas , não misturamos leite e carne, e só comemos alimentos que foi cozido e supervisionado por um judeu.

Quando organizamos uma celebração judaica é uma oportunidade para que pessoas façam mais mitsvot . Se o alimento é kasher, então, mesmo sem saber, as pessoas estão realmente cumprindo uma mitzvá . Ter comida kasher com supervisão adequada para uma celebração judaica deve ser tão importante quanto à própria festa. Afinal, é um evento judaico , e manter kasher é uma importante parte de ser judeu .

Shalom!


RABINO ARIEH RAICHMAN – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com