ESTILISTA E CONSULTORA DE MODA, MARIA ZELI CELEBRA 40 ANOS DE CARREIRA

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Com o aluguel de cerca de 300 peças mensais, a loja da estilista tem atualmente um acervo de 1.500 trajes e sua área de franquia busca novos investidores.

Do momento em que começou a dar os primeiros passos no mundo da moda até a hora em que identificou neste mercado, a chance de abrir a Maison Maria Zeli, e alguns anos, depois transformá-la na primeira franquia de aluguel de trajes masculinos e femininos do Brasil, a estilista sempre se destacou pela facilidade com que consegue entender seus clientes e pela capacidade de acompanhar o mundo da moda e suas transições.

Com 40 anos de carreira, a estilista traz em sua trajetória, uma vasta experiência, tendo o primeiro contato com a moda desde os primeiros anos de vida, na década de 1960, em Botucatu, quando dividia seu tempo entre o crochê da mãe e as projeções cinematográficas do pai (empresário proprietário do cinema da cidade vizinha: Pardinho).

Aos 10 anos de idade, já mostrava um forte lado empreendedor, ao inventar modelos de roupas customizadas. Bastante original, seu primeiro vestido chamou a atenção prontamente. Feito em cor verde-limão, foi complementado com acabamento de florzinhas de crochê produzidas pela mãe e bordadas no vestido com pequenas pérolas.

O empreendedorismo de Maria Zeli continuou aflorando. Na década de 1970, tempos ainda difíceis politicamente tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina, a estilista foi à Argentina para conhecer as novas tendências e fazer compras. Na época, iniciou o seu atual negócio revendendo roupas diferenciadas.

Em 1977 abriu a sua primeira loja multimarcas e, paralelamente, cursava Administração em Moema na Faculdade Princesa Isabel. Mais adiante, fechou uma importante parceria com a Cori, reconhecida no cenário nacional, Maria Zeli entrou com o estabelecimento comercial e a Cori com as coleções.

Há 20 anos no mesmo endereço com clientela fiel, a estilista possui uma grande “Maison” no bairro de Moema, zona sul de São Paulo, onde emprega 14 colaboradores. Nesse ateliê a estilista e consultora de moda Maria Zeli cria suas próprias coleções com modelos exclusivos para atender todos os perfis da clientela. No início deste empreendimento, ela viajou a Nova York e comprou muitos trajes de festas, tendo sucesso imediato com essa novidade, quando descobriu o aluguel de trajes para festas e viu aí uma excelente fonte de renda.

A partir disso, pesquisou mais sobre este tipo de mercado e decidiu investir no conceito de aluguel de trajes. Começou com locação de vestidos de noiva e hoje confecciona trajes masculinos sob medida para noivos, pajens, padrinhos, formandos e altos executivos, além de trajes feminino: madrinhas, daminhas, formandas, debutantes e convidadas.

Sua loja tem atualmente um acervo de 1.500 trajes e promove o aluguel de cerca de 300 peças mensalmente. O local tem 10 salas além de espaços para atendimentos privativos. Os vestidos femininos estão todos separados por cores e tonalidades, facilitando assim a escolha do modelo. O departamento masculino é excelente oferecendo muitas opções para fechamento de listas para padrinhos de casamento e festas para debutantes.

“Todos os anos de carreira foram essenciais para aprimoramento no atendimento ao cliente. Por isso, treino minhas consultoras para ter o mesmo perfil de atendimento para a completa satisfação das minhas clientes. Devem saber, por exemplo, mostrar ao cliente o que combina melhor com o corpo e com o tom de pele. Afinal, gosto a gente aprimora”, afirma a estilista e consultora de moda Maria Zeli.

Maria Zeli é franqueadora da marca MAISON MARIA ZELI.


EM EXPANSÃO, FRANQUIA MAISON MARIA ZELI BUSCA NOVOS INVESTIDORES

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O setor de franquias é extremamente promissor para quem deseja entrar no mundo empresarial com segurança. Em nosso país possuímos uma lei especifica para este tipo de empreendimento: lei nº 8955 de 15 de dezembro de 1994, que regulamenta a relação entre franqueador e franqueado, com direitos e deveres de ambas as partes.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o índice de mortalidade de uma unidade franqueada é de 1% comparado aos 22% vivenciados por empresas unitárias, que fecham as portas antes de completar o segundo ano de atividades.

Na franquia de trajes para festas feminino e masculino Maison Maria Zeli, por exemplo, o franqueado não precisa ter experiência na área ( existe curso de treinamento para isso ministrados na loja matriz), mas é necessário ter garra e uma imensa vontade de trabalhar para fazer o negócio dar certo.

Além disso, é preciso ter capital para a taxa de franquia e de giro até a nova empresa chegar ao equilíbrio, o que levará aproximadamente 6 meses. A franquia de aluguel de trajes é muito rentável, é inacreditável! O capital começa a retornar após 18 meses de implantação do negócio, com lucros!

Veja algumas dicas para escolher e abrir a sua franquia:

– O primeiro passo se dá pelo ramo de atuação,mas deve ser algo com que o franqueado se identifique, tendo muito prazer em trabalhar na área escolhida em sua própria franquia;

– Escolhida a modalidade é o momento de analisar as propostas dos franqueadores. Verifique os custos e veja como está seu capital para investir, pois o recomendado é usar no máximo 30% no total angariado através de financiamento;

– Assim que fizer a seleção entre os franqueadores escolhidos, entre em contato e receba todas as informações sobre o negócio; não há custo nenhum envolvido nesta fase;

– É imprescindível várias conversas entre franqueador e franqueado para se ter uma visão realista e saber sobre o quanto é profissional o atendimento da franquia desejada e qual margem de lucro ela deixa. Na franquia Maison Maria Zeli lucratividade chega a 50%.

A Maison Maria Zeli tem sua sede em Moema, na Zona-Sul de São Paulo há 20 anos e tem como objetivo para os próximos anos expandir a franquia para outras cidades do Estado e demais capitais.

A Maison Maria Zeli passa todo o know-how necessário para o desempenho do seu franqueado dando suporte constante durante a vigência do contrato.

Outro diferencial importante é que na taxa inicial da franquia a franqueadora já entrega a primeira coleção com o estoque inicial já para começo imediato da comercialização.

Mais informações: www.mariazeli.com.br ou nos telefones: (11) 5533-5578 e 5542-1757.


CARACTERÍSTICAS DA FRANQUIA

Nome: Maison Maria Zeli

Fundação: 1985

Cidade: São Paulo

Segmento: Moda Festa

Tipo de Negócio: Franquia especializada no aluguel de trajes de festas masculino e feminino

Unidades próprias: 1 (São Paulo)

Unidades franqueadas: 1 ( Rio Claro)

Área necessária para operação: Á partir de 50m2

Funcionários: De 2 a 4, baseado na loja com a metragem acima

Faturamento médio mensal: R$ 40.000,00

Retorno em meses: em media, 18 meses

Taca de propaganda: Taxa fixa a combinar

Taxa de royalties: Taxa fixa a combinar

INVESTIMENTO TOTAL: A partir de R$ 150.000,00

Capital para instalação: R$ 30.000,00

Taxa de franquia: R$ 50.000,00 + R$ 50.000,00 de coleção inclusa

Capital de giro: R$ 30.000,00 em média.

Nota – Dados com referência á loja de 50m2

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