COMO EDUCAR SEM USAR A VIOLÊNCIA – LIVRO DE DORA LORCH PELA SUMMUS EDITORIAL

Com a recente aprovação, pelo Senado, da Lei do Menino Bernardo (Lei da Palmada), esta obra, lançada pela Summus Editorial, vem a calhar e se propõe a aumentar o conhecimento e a compreensão dos adultos em relação às crianças sob sua responsabilidade, estimulando uma nova postura na qual não há espaço para os castigos violentos.

 

Dora Lorch usa a psicologia para falar de birra, medo, mentira, vergonha e brincadeira e apresenta um singelo manual de boas maneiras – para pais e educadores.

Que pai ou educador nunca sentiu que os verbos “educar” e “estressar” às vezes parecem sinônimos? Quando é preciso lidar com uma criança ocasionalmente, tudo é diversão. Difícil é ser responsável por sua educação no dia-a-dia. Muitos pais e educadores, ao deparar com um ataque de mau humor infantil, perdem a cabeça e partem para a agressão física, por considerarem que a criança faz aquilo só para desafiá-los. No livro Como educar sem usar a violência (168 pp., R$ 49,40, Summus Editorial), Dora Lorch, psicóloga experiente e dotada de incrível bom senso, trata dessa questão, mostrando que é possível educar sem perder a paciência.

Dora parte do princípio de que para lidar com crianças é preciso compreendê-las, saber o que se pode esperar delas, o que faz parte do seu desenvolvimento. A idéia é que, de posse desses conhecimentos, o adulto consiga escolher a forma mais adequada de agir e seja bem-sucedido na tarefa cotidiana de educar sem recorrer a qualquer tipo de violência, física ou verbal.

“Eu gostaria que o livro fosse como uma conversa entre amigas. Uma conversa sobre limites. Todos sabem que os limites são necessários, mas como colocá-los de fato, na prática?”, questiona Dora. No livro, ela traça algumas regras, mostra caminhos e utiliza um sem-número de exemplos, sempre muito pertinentes. O objetivo, diz ela, não é apresentar fórmulas prontas, mas mostrar princípios norteadores que permitam aos educadores em geral formar indivíduos confiantes e plenos de respeito pelo outro e pela vida.

Segundo a psicóloga, a pressão sofrida pelas crianças atualmente é enorme. “Pais e educadores exigem dos pequenos o rendimento máximo, na esperança de prepará-los para uma vida mais feliz e vitoriosa. O excesso de expectativas, contudo, acaba se traduzindo por um elevado nível de ansiedade, o que gera uma série de mal-entendidos — facilmente transformados em impaciência, conflito e violência”, diz Dora.

COMO EDUCAR SEM USAR A VIOLÊNCIA - BAIXA

“Muito freqüentemente, conflitos refletem uma dificuldade de entendimento entre as partes. Essa é a grande diferença entre este livro e os demais: tenho a intenção de traduzir a criança para o adulto, tornando-o capaz de lidar com essas diferenças com mais segurança e paciência. Ao longo dos anos, percebemos que a compreensão diminui o estresse e ameniza a irritação do adulto em relação à criança.”

A autora se utiliza das vivências de outras pessoas para remeter o leitor às próprias lembranças e, dessa forma, instigá-lo a ressignificar as experiências vividas. Ela adota um ponto de vista otimista e parte da premissa de que, se é verdade que todos nós erramos, é verdade também que é possível aprender com os erros e modificar paradigmas por meio da reflexão.

As idéias de Piaget, Freud e Winnicott sobre o desenvolvimento da linguagem, do jogo e da sexualidade nos primeiros anos de vida da criança formam a base teórica do livro. A psicóloga aborda também tópicos como a mentira, a birra, as doenças e, de forma bastante extensa, o castigo e as conseqüências boas e ruins das punições de maneira geral.

A escritora Ruth Rocha, que assina o prefácio, enaltece a obra: “O aspecto inovador deste livro é que a autora focaliza o tema ‘limites’ sob um ponto de vista original: não adianta o adulto pretender educar a criança se ele mesmo não lida bem com suas limitações. De nada vale apresentar as regras para seus filhos, explicar as causas e as conseqüências, se você mesmo, como adulto, diz uma coisa e faz outra. A criança percebe de imediato a dicotomia entre a palavra e a atitude”.

A autora

Dora Lorch é psicóloga clínica e mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atende em consultório, é diretora da clínica Delfos Previne, coordena projeto contra a violência doméstica na Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Fábrica do Futuro, no Educandário Dom Arte, e é psicóloga da Associação Novas Trilhas.

Junto com Ruth Rocha, publicou as coleções “As coisas que eu gosto” e “Os medos que eu tenho”, bem como o livro As dúvidas que eu tenho, todos pela Editora Ática.


Título: Como educar sem usar a violência

Autores: Dora Lorch

Editora: Summus Editorial

Preço: R$ 49,40

Páginas: 168

ISBN: 978-85-323-0272-4

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.summus.com.br


20
20