TAISA NASSER LANÇA SÉRIE DE OBRAS OVAIS HIRANYAGARBHA‏

220_VIVER_4.1

Taisa Nasser, artista plástica contemporânea brasileira com prêmios internacionais, encontra a sublimação de sua pesquisa artística com o lançamento da série de obras ovais hiranyagarbha

Hiranyagarbha: A semente primordial da qual nasceu Brahma. E o próprio si-mesmo é também chamado… Hiranyagarbha

Após o lançamento do livro de arte “Alchemie der Farben – Alchemy of Colors”, em Cracóvia, Berlim e na cidade de São Paulo, a arquiteta e artista contemporânea Taisa Nasser prepara o segundo volume de Alchemie der Farben – Alchemy of Colors baseado em sua nova produção artística e conceitual, tendo como principal fundamentação as pesquisas e experiências pessoais de Jung sobre os processos de individuação e transformação das consciências apresentados em especial em seu Livro Vermelho.

220_VIVER_4.2

Nas investigações de Jung nos livros sagrados do Oriente, o autor faz um paralelo entre o conceito de Hiranyagarbha – como semente primordial da qual nasceu Brahma, com o processo de individuação.

Taisa Nasser cita que no exemplar de Jung dos Upanishadas, nos livros sagrados do Oriente, há um pedaço de papel na página 311 do Maitrâyana-Brahmana-Upanishad, com uma passagem que descreve o si-mesmo: “E o próprio si-mesmo é também chamado… Hiranyagarbha (Sacred Books of the East – volume 15, parte 2).

220_VIVER_4.3

A série de telas ovais Hiranyagarbha, criadas por Taisa Nasser, serão tema de um capítulo especial no segundo volume do livro Alchemie der Farben, que será escrito por Jochen Boberg, integrando seu novo filme dirigido por Miguel Cianca, com músicas de Nacho García.

220_VIVER_4.4

“Sou meu próprio desafio, e só a autossuperação me realiza. Tenho me empenhado entre Brasil e Europa nessa produção e pesquisa. Estou acompanhada de uma equipe de talento como Miguel Cianca e Nacho García, que contribuirão com sua linguagem em minha próxima videoinstalação, após meu processo de criação”, conta a artista Taisa Nasser.

ALCHEMIE DER FARBEN – ALCHEMEY OF COLORS” – VOLUME 1

O livro de arte “Alchemie der Farben – Alchemey of Colors”, volume 1 escrito por Elmar Zorn e editado em Berlim pela editora Damm and Lindler – especialista em livros de arte e de atividade premiada na Europa, aborda a pesquisa artística de Taisa Nasser sobre as transformações da consciência e o importante papel da arte contemporânea nos processos de catarse entre os observadores. A edição em inglês e alemão tem 92 páginas e com o formato 30,5 x 21,5cm.

Taisa trabalha com a cor como elemento básico de criação em suas grandes telas que dialogam com as vídeos-instalações, explorando seus conceitos de investigação sobre a matéria enquanto realidade e movimento.

Na obra, três curadores analisam sob enfoques diferenciados o trabalho de Taisa Nasser. São eles: Dieter Ronte, professor-doutor aclamado no cenário internacional da História da Arte, que realça a contemporaneidade do trabalho da artista quanto a sua pesquisa sobre as transformações da consciência, quando fala do livro vermelho de Jung abrindo a Bienal de Veneza de 2013, do mesmo modo que a artista iniciou os diálogos sobre a sua arte, no encontro dos curadores em sua galeria de Paris, em maio de 2013.

Jochen Boberg, curador que organiza há anos a chamada “Longa Noite dos Museus” da capital alemã, aborda a percepção da artista sobre as cores. “Se a cor vira o tema da própria arte de modo bastante explícito, um desafio gigantesco está definido”.

O curador e escritor Elmar Zorn, que foi responsável pelo departamento de arte da cidade de Munique, faz um paralelo entre os processos de criação da artista com o trabalho de transformação da matéria realizado pelos alquimistas.

No diálogo entre os curadores a artista apresenta um manifesto, e a grande questão que direciona sua pesquisa: até quando a humanidade poderá viver sem união entre sombra e luz, corpo e mente, matéria e espírito?

Assista a videoinstalação Klarheit disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ai7WhMsHj40

O vídeo Klarheit die Reise está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oEw5crB2UiY


SOBRE TAISA NASSER:

Taisa Nasser 4

Na Cracóvia, Berlim e São Paulo, a artista realizou, durante o segundo semestre de 2013, a exposição “Alchemie” e a vídeo-instalação “Klarheit”, em que aborda os seus conceitos artísticos.

Em Paris, Taisa apresentou a instalação “Lucidité”, suas grandes telas e o filme Klarheit, no Grand Palais, onde recebeu o prêmio Consecration 2013, Medaille D´Or pela Federation Nationale de Culture Française. A artista também recebeu na França os prêmios: Toile D’Or de l’an 2011, na exposição do Salon Des Indépendants – Grand Palais, Paris; Revelation 2012 – Medaille D´Or Européenne, Merite Culturel 2012 – Grand Medaille D´Or, também pela Federation Nationale de Culture Française.

Na Europa, seu trabalho tem seguido sob a curadoria de Dieter Ronte, professor-doutor aclamado no cenário internacional da História da Arte, ex-diretor diretor do Museu de Arte Moderna de Viena, do Sprengel-Museum em Hannover e do Museu de Arte de Bonn, estando hoje à frente do Frohner-Museum na cidade austríaca de Krems); Elmar Zorn, curador da instalação da mostra Klarheit, em Berlim e Jochen Boberg, diretor do Museum Spädagogischer Dienst, em Berlim e organizador da “Lange Nacht der Museen”.

PRÊMIOS

TOILE D’OR DE L’AN 2011

SALON DES ARTISTES INDÉPENDANTS

GRAND PALAIS

PARIS / FRANÇA

REVELATION 2012 – MEDAILLE D´OR EUROPÉENNE

GRAND CONCOURS INTERNATIONAL

FEDERATION NATIONALE DE CULTURE FRANÇAISE

PARIS / FRANÇA

MERITE CULTUREL 2012- GRAND MEDAILLE D´OR

FEDERATION NATIONALE DE CULTURE FRANÇAISE

PARIS / FRANÇA

CONSECRATION 2013 – MEDAILLE D’OR

GRAND CONCOURS INTERNATIONAL 2013

FEDERATION NATIONALE DE CULTURE FRANÇAISE

PARIS / FRANÇA

Para conhecer mais sobre a artista, acesse:

http://www.taisanasser.com e http://www.taisanasser.com.br

20
20