O TEMPO NO JUDAISMO – RABINO KALMAN PACKOUZ‏

Rabino Kalman Pa

O calendário judaico é um calendário lunar ajustado ao ano solar. Há 354,37 dias no ano lunar e 365,24 dias no ano solar. Portanto, há cerca de 11 dias a menos no calendário lunar do que no solar.


O tempo cumpre um papel muito importante no Judaísmo. Na época do Templo Sagrado, em Jerusalém, o início do novo mês judaico era declarado quando duas pessoas vinham testemunhar perante o Sanedrin, o grande tribunal do Templo Sagrado, que viram o surgimento da lua nova. Isto significa que o Todo-Poderoso nos deu o controle sobre o tempo em que as festividades ocorrem. Por exemplo: Pessach e Sucót são celebradas no dia 15 do mês hebreu (Nissan e Tishrei, respectivamente). Se as testemunhas viessem no dia 29 do mês anterior ao invés do dia 30 – e fossem validadas – então Pessach e Sucót ocorreriam um dia antes do que se elas tivessem vindo no dia 30.

A partir desta declaração, mensageiros eram enviados de Jerusalém para informar todas as comunidades, até as da Babilônia, sobre o novo mês. Por um certo período, fogueiras sobre o topo das montanhas eram utilizadas para avisá-las, até que nossos inimigos decidiram ‘bagunçar’ este meio de comunicação, acendendo suas próprias fogueiras. Há cerca de 1.600 anos atrás, no século IV, o grande sábio Hilel II instituiu um calendário perpétuo ao antever o descontinuamento do Sanedrin, pois aí não mais se poderia declarar o início do novo mês.

Já ouviram alguém dizer: “Rosh Hashaná vai ser mais tarde este ano?” Já ficaram curiosos do porquê as datas judaicas saltitam pelo calendário? O calendário judaico é um calendário lunar ajustado ao ano solar. Há 354,37 dias no ano lunar e 365,24 dias no ano solar. Portanto, há cerca de 11 dias a menos no calendário lunar do que no solar.

Por que ajustamos o nosso calendário com o calendário solar? A Torá ordenou ao Sanedrin para que Pessach acontecesse sempre na primavera (de Israel). Se o calendário não fosse ajustado, então Pessach continuamente seria 11 dias mais cedo a cada ano – ocorrendo no inverno, depois no outono, depois no verão … Portanto, sete vezes a cada 19 anos, um mês adicional (Adár 2) é somado aos 12 meses usuais do ano. A adição deste mês (como ocorreu neste ano, 5774) garante que Pessach irá ocorrer na primavera. O calendário hebraico é datado da criação do ser humano há 5774 anos atrás. Além disto, acredite ou não, o tamanho das horas é variável no Tempo Judaico! O Talmud nos orienta a fazer a prece Shemá Ysrael até o final da terceira hora do dia e as preces matinais (Shaharit) até o final da quarta hora. A hora é calculada dividindo-se o período diário de claridade por 12. Daí, se um dia tem 13 horas de claridade (luz do sol), cada hora Judaica terá 65 minutos. Se outro dia apresentar 10 horas de claridade, cada hora Judaica terá 50 minutos. Isto é importante para se saber o final dos horários das orações, bem como todas as outras atividades que se baseiem no tempo (como o começo e o final do Shabat e das festividades, horário das várias preces do dia, etc).

Também é importante salientar que o “Dia Judaico” começa à noite. Como está escrito na Torá: “… e foi noite e foi dia …”. Por isto é que os feriados Judaicos iniciam-se na noite anterior e acabam com o nascer das estrelas (entre 40 e 72 minutos após o pôr do sol, dependendo da localização de cada cidade).


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RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

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Pensamento: “Não se preocupe tanto com a reputação – a ponto de esquecer o caráter!”