DANÇAR PODE REDUZIR A DOR NOS JOELHOS E NO QUADRIL DE IDOSOS

227_medicina_4

A pesquisa envolveu 34 idosos, com idade média de 80 anos, todos com dor ou rigidez em seus joelhos ou quadris, resultantes principalmente da artrite. Os participantes – a maioria mulheres – foram atribuídos a um grupo que dançou por 45 minutos até duas vezes por semana durante 12 semanas, ou a um grupo de controle que não dançava. Ao se completarem 12 semanas, aqueles que dançavam tinham menos dor em seus joelhos e quadris e foram capazes de andar mais rápido, segundo os autores do estudo.
O uso de medicamentos para a dor diminuiu em 39 por cento entre os idosos no grupo de dança, mas subiu 21 por cento entre aqueles que não dançavam.
As conclusões sobre a velocidade de caminhada são importantes, porque os idosos que caminham muito lentamente são mais propensos a cair, serem hospitalizado ou necessitarem de outros cuidados.
Caminhar um pouco mais rápido pode fazer a diferença suficiente para uma pessoa para atravessar a rua mais rapidamente ou chegar ao banheiro mais rápido, que mantém os idosos funcionais e independentes. No estudo, aqueles que dançavam não andaram dramaticamente mais rápidos , mas tiveram uma mudança significativa em sua velocidade de caminhada.
O estudo foi publicado recentemente na revista Geriatric Nursing.
Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.


Fonte: www.boasaude.com.br

20
20