4º CICLO DE PALESTRAS COM SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO

A Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, promoveu em setembro e outubro o 4º ciclo de palestras com sobreviventes do Holocausto, com moderação e curadoria de Marcio Pitliuk, escritor, cineasta e especialista em Holocausto e história judaica.

A realização do ciclo foi da PitCult e da Livraria Cultura, com apoio da Confederação Israelita do Brasil e da Federação Israelita do Estado de São Paulo e dele participaram:

227_ESPECIAL_3.2_Nanette Konig

Nanette Konig, que foi colega de escola de Anne Frank, a encontrou no campo de Bergen-Belsen, poucos dias antes de sua morte. Dona Nanette desmente o mito que os holandeses ajudaram os judeus e conta sua passagem pelo campo de concentração holandês de Westerbork.

227_ESPECIAL_3.2_Julio Gartner

Julio Gartner relembra dias difíceis. Ele, que passou por cinco campos de trabalhos forçados, estava no Gueto de Cracóvia quando foi destruído (mostrado na Lista de Schindler). Escapou da morte sete vezes. Sua emocionante história virou o filme Sobrevivi ao Holocausto que foi lançado no ciclo.

227_ESPECIAL_3.3_ Jan Strebinger ao lado da esposa Yvette conta como conseguiu sobreviver +á Marcha da Morte.

Jan e Yvette Strebinger. Ele nasceu na antiga Tchecoslováquia. Passou pelo campo de concentração de Terezin, onde os nazistas maquiavam os prisioneiros judeus para vistoria da Cruz Vermelha, que fingia que acreditava que eles eram bem tratados. Depois da guerra, já no Brasil, participou de um grupo que caçou Menguele no Brasil. Sua esposa, Yvette, nasceu na França e ficou anos escondida com uma família católica, fingindo não ser judia. Viu o horror do Holocausto na França.

Fotos: Beto Barouk