PARENTE É PARENTE – RABINO NISSIM KATRI

232_história_3_1

Se você quer ser beneficiário dos patriarcas por ser descendente deles, mesmo que eles sejam muito distantes de você, então você deve honrar um familiar mesmo que ele seja distante. D’us te julga de acordo com os padrões que você adota em sua própria vida.”      


Um pobre, que estava em necessidade desesperada por dinheiro para casar sua filha, apelou por ajuda para um parente rico, que lhe deu uma mísera quantia. O homem então pediu ao rabino local para que intercedesse por ele junto ao parente. O rabino falou para o parente rico que as escrituras dizem: “Não se afaste de sua própria família”(Isaias 58:7).

“Mas ele é um parente muito distante” o rico protestou. “Eu não tenho maior obrigação em relação a ele do que para um estrangeiro.”

O rabino disse: “Diga-me, meu caro amigo, você reza diariamente?”

“É lógico,” o homem respondeu. “Eu rezo três vezes todo dia.”

“Então você diz na grande oração, o D’us de nossos pais, Avraham, Itschak e Iaacov, e você pede as bênçãos Divinas pelas boas ações de nossos patriarcas, correto?”

“Sim” respondeu o homem.

“Estes ancestrais que a memória deles você invoca viveram a milhares de anos atrás, e estão muito mais distantes de você do que este parente. Se você quer ser beneficiário dos patriarcas por ser descendente deles, mesmo que sejam muito distantes de você, então você deve honrar um familiar mesmo que ele seja distante. D’us te julga de acordo com os padrões que você adota em sua própria vida.”


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br  – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20