QUE QUALIDADES FAZEM UM LÍDER? – RABINO KALMAN PACKOUZ

232_história_1_1

Charles Harary – um dos maiores educadores e palestrantes da atualidade – ensinou sobre três pré-requisitos para a liderança. Saiba aqui quais são. 


Semana passada começamos a leitura do Livro de Êxodos (Shemót, em hebraico) que relata a história de Moshe (Moisés), o modelo por excelência de um líder judeu. A Torá nos conta que o Faraó queria matar todos os meninos judeus recém-nascidos, pois os seus astrólogos lhe disseram que o salvador do Povo Judeu estava nascendo. Entretanto, Amram e Yoheved (o pai e a mãe de Moshe) conseguiram esconder o seu bebê dos guardas do Faraó por três meses. Depois disto, colocaram-no numa cestinha impermeabilizada no rio Nilo, onde acabou sendo encontrado pela filha do Faraó. Moshe foi, então, criado no próprio palácio do Faraó.

A Torá nos relata que depois que Moshe cresceu, ele saiu para ver o que estava acontecendo com seus irmãos do Povo de Israel. Ele viu um capataz egípcio espancando um homem hebreu e salvou-o do egípcio.

Daqui aprendemos alguns princípios básicos de como ser um líder: (1) Um líder precisa sair em meio ao povo para ver pessoalmente a sua situação; (2) Um líder precisa reconhecer que existe um problema; (3) Um líder precisa verificar se já existe alguém tomando conta desta questão. Em caso positivo, ele deve então apoiar e ajudar esta pessoa e não rivalizar com ela para conseguir a honra de ser o(a) herói(heroína); (4) Se não há ninguém cuidando do problema, então ele deve fazer algo.

Há uma concepção errônea muito comum de que a habilidade é que leva à liderança. Na verdade, importar-se e aceitar responsabilidades é o que leva uma pessoa à liderança.

A Rainha Ester é um exemplo disto. Casada com o Rei Ahashverosh, que não sabia que ela era judia, recebeu um pedido do seu tio Mordehai para interceder com o rei em benefício do Povo Judeu. Ela hesitou. Mordehai então lhe disse que se ela não intercedesse, a salvação viria de outro lugar e ela arcaria com as consequências (Meguilat Ester 4:12-14). Ester pediu ao povo para jejuar, fazer teshuvá (arrepender-se de seus erros) e orar. Ela aceitou a responsabilidade … e teve sucesso!

Se alguém aceita responsabilidades, o Todo-Poderoso assegurará que esta pessoa receba o que precisa para ter sucesso.

As pessoas tendem a focar em suas fraquezas e usá-las como desculpa para não aceitar responsabilidades. Moshe tinha um problema com sua fala, mas isto não o impediu de agir. O Todo- Poderoso fez com que seu irmão, Aharon, se unisse a ele e tiveram um tremendo sucesso em salvar o Povo de Israel da escravidão no Egito.

Charles Harary – um dos maiores educadores e palestrantes da atualidade (www.charlieharary.com/about/) – ensinou sobre três pré-requisitos para a liderança:

1)Compaixão – um líder precisa verdadeiramente se importar e desejar ajudar. O Todo-Poderoso testou todos os Patriarcas, que trabalharam como pastores de ovelhas, para treiná-los e testálos para a liderança. Os midrashim (comentários sobre a Torá) contam como Moshe esforçou-se notavelmente para encontrar uma ovelha desgarrada e carregá-la de volta para o rebanho porque ela estava fraca e não conseguiria andar sozinha.

2) Compromisso com a Verdade – liderança é fazer o que é certo e não o que parece bom ou irá mantê-lo(a) no poder. Trata-se de servir o público e não sobre ter um cargo.

3) Estar Pronto para Ir Contra Todo o Mundo – pelo que é certo. Avraham (Abraão) foi o primeiro monoteísta e manteve-se firme em oposição a todos os idólatras de sua geração. Moshe opôs-se ao Faraó e o Rei David opôs-se ao gigante Golias.

Aharon, o irmão de Moshe, tinha dois filhos, Nadav e Avihu, que trouxeram uma oferenda de incenso não autorizada durante a inauguração do Santuário (Mishkán) no deserto – e faleceram. Aharon disse a Moshe: “Eles eram mais íntegros e justos que nós”. Porém, outro Midrash conta que Nadav e Avihu andavam atrás de Moshe e Aharon e diziam: “Quando estes dois senhores idosos vão morrer e nós seremos os líderes?”. Afinal, eles eram justos e íntegros ou perversos? O Rabino Noah Weinberg Z”TL, fundador da Organização Aish HaTorá, ensinou que, na verdade, eles eram pessoas justas e boas, porém cometeram o erro de pensar que responsabilidade vem apenas com a posição de liderança.

Responsabilidade, entretanto, vem quando vemos um problema e nos mexemos para solucioná-lo.

Nadav e Avihu constataram que havia problemas diante do Povo Judeu e tinham ideias de como solucioná-los. Eles deveriam ter ido a Moshe e Aharon e perguntado: “Os senhores perceberam estes problemas? O que pode ser feito?” E se houvesse oportunidade, deveriam ter apresentado as suas ideias para serem analisadas. A responsabilidade vem não apenas com a liderança, mas quando vemos o problema e desejamos resolvê-lo!


Uma Palavra

 

Uma palavra descuidada pode iniciar discussões;

Uma palavra cruel pode destruir uma vida;

Uma palavra dura pode instilar odiar;

Uma palavra brutal pode ferir e matar;

Uma palavra gentil pode suavizar o caminho;

Uma palavra alegre pode iluminar o dia;

Uma palavra na hora certa pode diminuir o estresse;

Uma palavra de amor pode curar e abençoar!

 

Pensamento: “Não paramos de rir porque ficamos mais velhos. Ficamos mais velhos porque paramos de rir!” 


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim  semanal com prédicas. Saiba mais.

 NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com  – Email – meor18@hotmail.com

20
20