NA’AMAT SP, KKL BRASIL E HEBRAICA COMEMORAM TU BISHVAT

A Na’amat Pioneiras São Paulo, em parceria com o KKL Brasil (Keren Kayemet LeIsrael) e A Hebraica iniciou as comemorações de Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores, neste domingo, 01 de fevereiro.

A celebração teve início com uma cerimônia na Sinagoga conduzida pelos diretores de A Hebraica, José Luiz Goldfarb e Gerson Herszkowicz, que destacaram o envolvimento do povo judeu com o meio ambiente. Quem prestigiou a cerimônia pôde conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo KKL, que apresentou dois filmes (um deles datado de 1928 e outro atual), que mostram crianças, jovens, idosos, soldados e até mesmo portadores de deficiência plantando árvores em comemoração à data.

“Este é o 22o ano consecutivo que a Na’amat Pioneiras São Paulo promove este evento junto com o KKL Brasil e A Hebraica, reforçando o legado que deixaremos para as próximas gerações. Queremos que os jovens olhem para a frente e encontrem um mundo melhor”, destacou a presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, Clarice Schucman Jozsef.

“Tu Bishvat é a data de maior simbologia para o KKL. Em Israel, as crianças são incentivadas a plantar árvores nas escolas, unindo a tradição e o respeito às árvores e ao meio ambiente. Hoje, nossa cerimônia é voltada para os adultos, mas na próxima semana focaremos nas crianças, para que no futuro possamos colher os frutos das árvores que estamos plantando hoje”, frisou o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi”.

Avi Gelberg, presidente de A Hebraica, agradeceu a presença de todos e a parceria de sucesso entre as entidades e disse: “As árvores tem raízes profundas, assim como nossa religião. Vamos manter nossos jovens perto das árvores”. “Que tenhamos raízes fortes e frutos maravilhosos. Um brinde à vida e a tradição”, complementou a vice-presidente Social e Cultural, Monica Tabacnik Hutzler.

A cerimônia foi seguida do plantio simbólico de árvores.

A comemoração terá continuidade: No sábado, dia 07 de março, a partir das 11h, haverá uma programação especial na Hebraica aberta à todas crianças do clube – do Hebraikeinu, Grupo Chaverim e da Creche Shalom. Elas participarão de atividades promovidas pelo Árvores Vivas, uma “empresa social” que busca trazer a reconexão das pessoas com as árvores e a natureza nas cidades.

234_hebraica_1_Avi Gelberg, Clarice S. Jozsef e Eduardo EL Kobbi

Os presidentes Avi Gelberg, Clarice S. Jozsef e Eduardo El Kobbi.

234_hebraica_2_Chaverot de Na'amat SP durante cerim+¦nia na Sinagoga

Chaverot de Na’amat SP durante a cerimônia na Sinagoga

234_hebraica_3_Diretoria do KKL faz o plantio de +írvores

Diretoria do KKL faz o plantio de árvores

234_hebraica_4_Representantes da Na'amat, KKL e A Hebraica fizeram o plantio simb+¦lico de +írvores

Representes das três entidades

234_hebraica_5_Sinagoga lotada na comemora+º+úo de Tu Bishvat

Sinagoga lotada

234_hebraica_6_Representantes da Na'amat SP

Representantes da Na’amat SP

20
20