COMUNIDADE JUDAICA HOMENAGEIA AS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO EM SP

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Unibes e o Consulado Geral de Israel em São Paulo promoveram, na Sinagoga da Congregação Israelita Paulista (CIP), um Ato Solene.

Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto o evento contou com a presença deautoridades políticas, religiosas e comunitárias, entre elas: os senadores Eduardo Suplicy e José Serra, o secretario de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, o secretario Municipal de Relações Governamentais, Alexandre Padilha, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Donato, o vereador Gilberto Natalini, o prefeito de Tietê, Manoel David e o presidente da OAB, Marcos da Costa, além dos cônsules da França, Alemanha, Estados Unidos, Republica Tcheca, Peru, Nigéria e Coréia do Sul.

Durante o evento foram homenageadas as vítimas dos atentados em Paris, além do ator Caco Ciocler, diretor de “Este Viver Ninguém me Tira”, juntamente com a neta e a bisneta de Aracy Guimarães Rosa, retratada no documentário. O jornalista Roberto Cabrini, responsável por uma reportagem especial que narra a vida do sobrevivente do Holocausto e SamuelKlein também recebeu uma homenagem, juntamente com Rafael Klein, neto do fundador das Casas Bahia.

A solenidade conduzida pelos rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein contou com o acendimento de seis velas em homenagem aos sobreviventes e com discursos de Celia Parnes, Mario Fleck, Yoel Barnea, Floriano Pesaro e do sobrevivente Ben Abraham. Todos destacaram a importância da lembrança do Holocausto como um sinal de alerta sobre os limites além dos quais não podemos ficar passivos.

Um dos pontos altos do evento foi o momento em que subiram ao palco representantes de diversas religiões, que juntos acenderam uma das velas.

O evento, que contou com o apoio da Agência Judaica para Israel, do KKL Brasil, Sherit Hapleitá e da Pit Cult, foi finalizado com a execução do hino de Israel, entoado por todo o público que lotou a Sinagoga Etz Chaim.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 2005, uma resolução em que institui o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional de Recordação dasVítimas do Holocausto. Em São Paulo, uma lei municipal de autoria do vereador Floriano Pesaro estabeleceu a mesma data, a partir de 2010, para recordar ehomenagear as vítimas do Holocausto.

Crédito Fotográfico: Tahia Macluf

234_first class_2_1_Rabino MIchel Schlesingerm Floriano Pesaro e Caco Ciocler com representantes de v+írias religi+ÁesRabino Michel Schlesinger, Secretário Floriano Pesaro e Caco Ciocler com

representantes de várias religiões.

234_first class_2_2_Sergio Rosenberg, Min. Alexandre Padilha e Claudio LottenbergSergio Rosenberg, Ex-Ministro Alexandre Padilha e Claudio Lottenberg.

234_first class_2_3_Cardeal Dom Odilo Scherer, Raul Meyer e Rabino Michel SchlesingerCardeal Dom Odilo Scherer, Raul Meyer e Rabino Michel Schlesinger.

234_first class_2_4_Evi Gelberg, MArcel Hollender, Senador Eduardo Suplicy, Ricardo Berkiensztat e Jayme BlayAvi Gelberg, Marcel Hollender, Eduardo Suplicy, Ricardo Berkiensztat e Jayme Blay.

234_first class_2_5_Jayme Blay, Michel Schlesinger, eve Pekelman, Alexandre Padilha e Sergio KulikovskyJayme Blay, Rabino Michel, Eve Pekelman, Alexandre Padilha e Sergio Kulikovsky,

presidente da CIP.

234_first class_2_6_Sobreviventes e autoridades acendem velasSobreviventes e autoridades acendem velas.

234_first class_2_7_Vista geral e autoridadesVista geral e autoridades presentes.

234_first class_2_8_Neta e bisneta de Aracy Guimar+úes homenageiam Caco CioclerNeta e bisneta de Aracy Guimarães homenageiam Caco Ciocler.

234_first class_2_9_Jovens participaram do Ato na CIPJovens participam do Ato Solene.

20
20