ISRAEL TEM A MELHOR DIETA ALIMENTAR DO OCIDENTE

238_sabores_2

Israel é o país com a dieta mais saudável no Ocidente e está em nono lugar no ranking mundial global do consumo de alimentos saudáveis, de acordo com um novo estudo global publicado na edição de março da revista The Lancet Global Health.

Os pesquisadores, liderados pelo Dr. Fumiaki Imamura, da Universidade de Cambridge, usaram dados nacionais de quase 90 por cento da população global em 187 países para analisar a forma como as pessoas comiam, entre 1990 e 2010. Eles avaliaram três padrões alimentares. O primeiro foi com base em dez alimentos saudáveis: frutas, legumes, feijões e leguminosas, nozes, sementes, grãos integrais, leite, ácidos graxos poliinsaturados totais, peixes, vegetais, ômega-3 e fibras dietéticas. O segundo foi baseado em sete alimentos não saudáveis: carnes não processadas e vermelhas, carnes processadas, bebidas adoçadas com açúcar, gordura saturada, gordura trans, colesterol alimentar e sódio. O terceiro foi uma avaliação global com base em todos os 17 grupos de alimentos.

A nutrição israelense foi considerada saudável, pois se baseia no relativo alto consumo de vegetais frescos, azeite, frutas e grãos, sobre o consumo moderado de proteínas e em uma relativa baixa ingestão de alimentos processados.

Ironicamente, os países mais pobres do mundo, onde os vegetais e grãos custam muito pouco em comparação com os alimentos processados, têm as melhores dietas e nos mais ricos – as piores.

Chade, um dos países mais pobres do mundo, foi classificado como o país com a dieta mais saudável global, seguido por Serra Leoa, Mali, Gâmbia, Uganda, Gana, Costa do Marfim, Senegal, Israel e Somália. O país com a dieta em geral menos saudável é a Armênia, seguida pela Hungria, Bélgica, República Checa e Cazaquistão. China e Índia, não viram nenhuma melhoria em suas dietas ao longo dos últimos 20 anos, segundo o estudo.

O estudo também descobriu que os hábitos alimentares das mulheres são mais saudáveis do que os dos homens, e que as pessoas mais velhas comem melhor do que os adultos mais jovens. Os pesquisadores expressaram sua preocupação com o aumento do consumo de junk food em todo o mundo, apesar do efeito crítico da nutrição sobre a expectativa de vida.

Os países com as dietas mais saudáveis:

1. Chade

2. Serra Leone

3. Mali 4. Gambia

5.Uganda

6. Ghana

7. Costa do Marfim

8. Senegal

9. Israel

10. Somália

Os países com as dietas menos saudáveis:

1. Arménia

2. Hungria

3. Bélgica

4. República Checa

5. Cazaquistão

6. Belarus

7. Argentina

8. Turquemenistão

9. Mongólia

10. Eslováquia

20
20