EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE

E faz acontecer, como Ronald Lauder, presidente do CJM, e Jack Terpins, presidente do CJL, Lena Bergstein, Prof. Carlos Walter Dorlass, atriz Marisa Orth, Arthur Rotenberg, Bruno e Joyce Szlak, Silvia Tiomno Tolmasquim, Luciano Fingergut, Chella Safra e Bete Arbaitman, dentre outros.


LIDERANÇAS DO CONGRESSO JUDAICO MUNDIAL E LATINO-AMERICANO FORAM RECEBIDOS NA CASA BRANCA E CONGRESSO AMERICANO

238_first_1_1

O Comitê Executivo do Congresso Judaico Mundial (CJM) acaba de se reunir em Washington DC com o vice-presidente dos Estados Unidos. Entre os participantes do encontro, destacamos Ronald Lauder, presidente do CJM, e Jack Terpins, presidente do CJL.(foto). Um dos principais temas da agenda se referiu à morte do promotor e a causa AMIA. Segundo Jack Terpins, essa visita constitui um importante marco para abordar um assunto que preocupa e comove a comunidade judaica internacional, como é o da morte do promotor que investigava uma das causas mais importantes do país, já que é algo relacionado à uma real ameaça de terrorismo. Outro dos principais eixos das reuniões, discutiu as crescentes ameaças às comunidades judaicas em todo o mundo, em especial na Europa, algo bem atual no momento em que vivemos, sobretudo após os ataques terroristas em Paris e Copenhague.

Foto: Ron Sachs


A EXPOSIÇÃO DE LENA BERGSTEIN NO MUBE

238_first_1_2

A artista plástica Lena Bergstein (na foto com o filho Mauro e a nora Karina), conhecida internacionalmente por sua técnica centrada nas questões da escrita e nas relações entre o texto e a pintura, apresentou a exposição “Narrações” no MUBE – Museu Brasileiro da Escultura, prestigiada por familiares e amigos. Esta foi a primeira vez que a artista expôs naquele espaço.

Foto: Lilian Knobel


COLÉGIO I. L. PERETZ PARTICIPA DA GEDUC 2015

238_first_1_3

No dia 25 de março, o Prof. Carlos Walter Dorlass, diretor geral do Colégio I. L. Peretz (na foto, à direita, com os palestrantes, o Prof. Fabio Luiz Marinho Aidar Jr., do Colégio Santa Cruz., e Mario Ghio Jr- presidente da Abril Educação) mediou a palestra sobre ‘Personalização do Ensino – Como colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem?’, durante o 13º Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, realizado no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, que reúne os melhores gestores da área. O Prof. Carlos abriu a sessão e frisou que a pessoa que realiza algo deve se entregar 100%, como ele próprio faz em tudo a que se propõe. Afirmou em seguida acreditar que todos os presentes no Congresso, igualmente, se dedicam de forma integral ao que fazem, uma vez que lidam com Educação

Satisfeito, o Prof. Carlos avaliou o Congresso como sendo um evento do mais alto nível, com educadores de renome, grande capacidade de gestão e excelência na prática do ensino. Ficou satisfeito em poder contribuir com sua experiência em algo tão importante como o intercâmbio de ideias entre profissionais, preocupados com algo tão primordial como a educação. “Se tem algo em que acredito é que a educação é o instrumento pelo qual podemos transformar o mundo”, concluiu.


MARISA ORTH PRESTIGIA CLETO BACCIC NO MUSICAL “O HOMEM DE LA MANCHA”

238_first_1_4

Marisa Orth assistiu na noite de ontem (22), em São Paulo, o musical O HOMEM DE LA MANCHA, dirigido por Miguel Falabella. Ao final da apresentação a atriz foi recebida pelo protagonista do espetáculo Cleto Baccic nos bastidores do Teatro SESI. A atriz foi conferir o sucesso do musical que acabou de receber o Troféu APCA (Associação dos Críticos de Arte) como Melhor Espetáculo de 2014 e aproveitou para parabenizar Cleto Baccic, que também foi contemplado com o Prêmio APCA na categoria Melhor Ator.

Foto: Marcos Ribas


ENCONTRO DE AMIGOS

238_first_1_5

Em badalada festa de aniversário em Alphaville, os amigos Arthur Rotenberg, Bruno e Joyce Szlak se encontram e botam a conversa em dia.


SILVIA TIOMNO TOLMASQUIM HOMENAGEADA COMO ALUNA EMINENTE DO COLÉGIO PEDRO II

238_first_1_6

Em 25 de março de 2015, o Conselho Superior do Colégio Pedro II – CONSUP outorgou, em cerimônia presidida pelo reitor Oscar Halac, no Salão Nobre do Campus Centro, títulos honoríficos de Aluno Eminente 2015 do Colégio a quatro ex-alunos que se destacaram na vida pública e profissional. Os novos homenageados são o diplomata e jornalista Antonio Carlos de Athayde, o empresário do ramo imobiliário Carlos Fernando Carvalho (da CArvalho Hosken), o poeta, ensaísta, tradutor e jornalista Leonardo Fróes e a professora de química e físico-quimica Silvia Tiomno Tolmasquim. Na história e no Calendário do Colégio Pedro II, o dia 25 de março se reveste de especial significado, pois marca a data comemorativa do primeiro dia letivo da Instituição, realizado em 1838.

Silvia Tiomno Tolmasquim dedicou-se ativamente à área das ciências exatas, com destaque ao ensino da química no Colégio Pedro II e da físico-química na Universidade do Brasil e na sua sucessora, a UFRJ, tendo sido agraciada em 2004 com a medalha “Centenário do Professor João Christovão Cardoso” pelo Instituto de Química da UFRJ. Aplicou-se também, durante 10 anos, à capacitação de recursos humanos na área tecnológica, no Instituto Nacional de Tecnologia, onde dirigiu a Divisão de Ensino e Documentação, tendo recebido, entre outras responsabilidades, os encargos de: planejamento, organização, realização e avaliação dos cursos, palestras e seminários realizados por esse Instituto; publicação da revista técnica periódica Informativo do INT; e implantação e coordenação dos estágios de estudantes naquele órgão.

Na foto a partir da esquerda: Leonardo Fróes, Carlos Fernando de Carvalho, reitor Oscar Halac, Silvia Tiomno Tolmasquim e Antonio Austragesilo de Athayde.


FINGERGUT É REELEITO PRESIDENTE DA SIB E BUSCA CONCLUIR NOVA SEDE

238_first_1_7

Luciano Fingergut (em pé, no centro, de camisa azul) com membros da SIB) foi reeleito por aclamação como presidente da Sociedade Israelita da Bahia, para o biênio 2015-2017. Ele terá Rosinha Fichman Cardonski como vice- presidente e Gerson Bengard como tesoureiro. A nova gestão buscará concluir a nova sede em Salvador, além de promover educação, cultura e bem estar da comunidade e combater a intolerância e o preconceito. Foto: Roberto Camara – SIB e-news.


QUEM É NOTÍCIA

NOITE DE GALA – Para comemorar seus 100 anos, a Unibes prepara grande jantar para 8 de outubro, na Estação Júlio Prestes. E se tem o apoio das patronesses Chella Safra, Bete Arbaitman, Carolina Steinbruch, Carol Civita, Denise Terpins, Lilian Nigri, Lilian Stuhlberger, Maria Claudia Krakowiak e Stela Blay, é sucesso garantido.

A SABEDORIA MÍSTICA JUDAICA – A mentora espiritual e educadora Yiscah Smith vem ao Brasil pela primeira vez a convite do Midrash Centro Cultural para ministrar um workshop nos dias 11 a 13 de maio sobre misticismo judaico. Mais informações: (21) 2239-2222.

20
20