EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social de SP, Floriano Pesaro, embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, prof. Dr. Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, Hana (Klara) Markovits, Lúcia e o cônsul de Israel Yoel Barnea, Fernando Lottenberg, Milton Seligman, Eduardo Wurzmann, Julio Bitelli, Mauro Vieira, Gilberto Meiches, Alon Feuerwerker, Edith Rosembaum, Seilly Heumann, Eduardo El Kobbi, professor Dr. José Pinus e Gregory Fink, dentre outros.


EMBAIXADOR REDA MANSOUR VISITA FLORIANO PESARO

240_first_1_1

O secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, recebeu a visita do embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, acompanhado do Cônsul de Israel , em São Paulo, Yoel Barnea. Os dois conversaram sobre as relações políticas entre os dois países e sobre iniciativas para a cooperação e aprimoramento de políticas públicas para o desenvolvimento social. Nascido em São Paulo no dia 14 de abril de 1968, Floriano Pesaro foi vereador da cidade de São Paulo e em 2014 foi eleito deputado federal por São Paulo, integrando a bancada do PSDB. É sociólogo formado pela USP, com especialização em Processo Legislativo e Relações Executivo/Legislativo pela Universidade de Brasília (UNB) e já foi secretário-adjunto da Casa Civil do governador Alckmin e secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de José Serra na Prefeitura de São Paulo. E em se tratando da comunidade judaica, ninguém, como ele, é mais presente nas nossas festividades.


DR. PEDRO L.MANGABEIRA ALBERNAZ É HOMENAGEADO PELA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA

240_first_1_2

O Prof. Dr. Pedro Luiz Mangabeira Albernaz foi agraciado com o título de “Professor Emérito de Otorrinolaringologia da Escola Paulista de Medicina” no último dia 14 de abril. Um dos mais conceituados membros da comunidade médica brasileira, o Dr. Pedro possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1955), Mestrado Em Otorrinolaringologia – Washington University in Saint Louis (1960), Livre Docência em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo (1966) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Em 1964 realizou a primeira cirurgia translabiríntica para exérese de neurinoma do acústico do país e em 1965 a primeira derivação endolinfática-subaracnóidea para Doença de Menière. Em 1977 realizou o primeiro implamte coclear no Brasil, o segundo do tipo a ser realizado fora dos Estados Unidos. É um dos dez Sócios Honorários da American Otological Society e foi Presidente do Collegium Oto-Rhino-Laryngologicum Amicitiae Sacrum de 2004 a 2006. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Otorrinolaringológica, atuando principalmente nos seguintes temas: vestibulometria, implantes cocleares, orelha interna, surdez neuro-sensorial e electronistagmografia. A partir de 2010 tem publicado na internet um blog em português (pedromangabeira.blogspot.com) e em inglês (pedroalbernaz.blogspot.com) sobre conceitos filosóficos, questões médicas e história da medicina.


OS 95 ANOS DE HANA MARKOVITS

240_first_1_3

Hana (Klara) Markovits, moradora no Residencial Israelita Albert Einstein, em São Paulo, recentemente comemorou seu 95º aniversário, cercada de familiares e amigos. Ela nasceu na Hungria e é sobrevivente do Holocausto. Com seu esposo Jekutiel (Carlos) Z.L. emigrou para o Brasil, após viverem alguns anos em Israel e tiveram dois filhos – David e Aviva Z.L. -, dos quais tem 5 netos e 6 bisnetos.


PRESENÇA CONSULAR EM EVENTO DO MACABI

240_first_1_4

Lúcia e o cônsul de Israel Yoel Barnea, acompanhados de uma das suas filhas (todos na foto mais Muriel Waldman e Simão Priszkulnik), prestigiaram no Círculo Macabi o concerto “DAS BRUMAS À LIBERDADE EM ISRAEL” da Orquestra de Cordas Laetare , regido por Muriel Waldman. Foi em comemoração ao 67º Aniversário da Independência do Estado de Israel e também dedicado aos Heróicos Combatentes do Levante do Gueto de Varsóvia, aos Mártires do Holocausto e à Liberdade em Israel.


CONIB DEBATE EM BRASÍLIA COOPERAÇÃO BRASIL-ISRAEL E LEI ANTITERRORISMO

240_first_1_5

Uma delegação da Confederação Israelita do Brasil, chefiada por seu presidente Fernando Lottenberg (na foto com Milton Seligman, Eduardo Wurzmann, Julio Bitelli, Mauro Vieira, Gilberto Meiches e Alon Feuerwerker) esteve em Brasília para encontros com o chanceler Mauro Vieira, ministro da Ciência e Tecnologia Aldo Rebelo e o senador Romero Jucá (PMDB-RR). No primeiro contato oficial de Vieira com a Conib, os temas foram o crescente antissemitismo, o terror, o jihadismo na Europa e na América Latina (caso AMIA, morte de Daniel Nisman, ação recente do Hezbollah no Uruguai). O chanceler externou preocupação com o preparo do Brasil para “os novos desafios, que requerem novas respostas”. Sua postura sensível ao tema mostrou uma evolução do Itamaraty para essas questões. A Conib pediu-lhe uma postura equilibrada do Brasil em votações na ONU que dizem respeito a Israel e aos vários conflitos no Oriente Médio.


CURITIBA SEDIA AS 24º HABONÍADAS, COM APOIO DA COMUNIDADE E DO KKL BRASIL

240_first_1_6

Curitiba sediou as Haboníadas para comemorar os 70 anos do Habonim Dror. O evento aconteceu no CIP – Centro Israelita do Paraná, centro comunitário que congrega: clube, escola, sinagoga, museu e o próprio Habonim Dror, de maneira a oferecer tudo o que os jovens necessitam com a devida segurança. O KKL Brasil aproveitou a oportunidade e fez uma apresentação sobre a história e as conquistas da entidade na construção do Estado de Israel e no trabalho por um Mundo Melhor.


QUATRO GERAÇÕES EM RÍTMO DE ANIVERSÁRIO

240_first_1_7

Família Heumann comemorou em abril o aniversário de quatro de seus membros, pertencentes à gerações diferentes. Eles foram devidamente festejados: Edith Rosembaum (90 anos), Seilly Heumann, presidente do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (70 anos), Sergio Heumann (45 anos) e Carolina Heumann (8 anos)


KKL BRASIL INOVA COM AÇÃO DE MÍDIA EM SÃO PAULO

240_first_1_8

Organização ambiental fez campanha publicitária em paradas de ônibus das principais avenidas de São Paulo

Numa iniciativa comunitária inédita, o KKL Brasil marcou presença com uma campanha publicitária em totens de pontos de ônibus em grandes avenidas da capital paulista tais como Av. Paulista (Trianon) e Av. Faria Lima, entre outras, para abordar um tema crítico na cidade de São Paulo: a falta de água. A Campanha aconteceu entre os dias 21 e 27 e abril, e é fruto de uma parceria entre o KKL Brasil e a Ótima Concessionária de Exploração de Mobiliário Urbano. “Adotamos uma linha muito low profile para evitar pré-julgamentos em relação ao Estado de Israel. Esta Campanha marca o início de um trabalho de comunicação com a comunidade maior e busca atrair a empatia e o orgulho de nossa comunidade em ver uma de suas importantes organizações tendo seu trabalho reconhecido por todo país”, destacou o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi (foto)


PROF. DR. JOSÉ PINUS – PROFESSOR EMÉRITO DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA

240_first_1_9

O professor Dr. José Pinus (na foto com o Dr. Elias Knobel), recebeu o título de “Professor Emérito da Escola Paulista de Medicina”. A cerimônia foi realizada no último dia 14 de abril na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (atual nome da Escola Paulista de Medicina).

Nascido no Rio de Janeiro, no subúrbio de Cascadura, em 3 de maio de 1927, ele é um dos mais respeitados profissionais na área médica brasileira e cativa também pela grandeza do ser humano que é: simples, afável e sempre disposto a ajudar e a ouvir as pessoas. A exemplo de outros filhos de imigrantes (seus pais vieram da cidade de Hotin, na Bessarábia, (hoje Moldávia), o Dr. Pinus estudou em escola pública, no bairro do Bexiga, e apesar de ter ganho uma bolsa do Colégio Dante Alighieri, preferiu cursar o ginásio Oswaldo Cruz e o científico no Colégio Pan Americano. Em 1944, entrou para a Escola Paulista de Medicina, formando-se em 1949. Desde 1945 passou a ser monitor de Anatomia e durante o curso médico escreveu 9 trabalhos, um dos quais mereceu o 1º Prêmio do Congresso dos Estudantes. E sempre com louvor, na carreira universitária fez tese de Doutoramento, Livre Docência e Professor Titular. Foi ele quem criou, em 3 de outubro de 1973, a Disciplina de Cirurgia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina, sendo seu primeiro professor titular. Ganhou quatro prêmios nacionais dos mais importantes na sua especialidade e homenagens de várias turmas da Escola Paulista de Medicina. Em 2001, recebeu o título de Médico do Ano outorgado pelo Capítulo Brasileiro da Associação Médica de Israel.


NA BERLINDA

O Cônsul Geral de Israel, Yoel Barnea, recepciona no Buffet França, em São Paulo, no próximo dia 18 de maio, em comemoração ao Dia da Independência do Estado de Israel, Yom Haatzmaut.

Domingo, 17 de maio, às 20h, o Círculo Macabi (sede Angélica, 634) receberá a Orquestra de Cordas Laetare e os Corais Canticorum Jubilum e Vox Aeterna, regidos por Muriel Waldman, para o Concerto “Jerusalem Eterna – Cidade da Paz”, com obras de Giuseppe Verdi, Shlomo Carlebach, Nurit Hirsh, Hubert Parry, Benedetto Marcello, Aryeh Levanon e Naomi Shemer. A entrada é franca.

Foi aberta hoje (dia 9) em São Paulo, no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 2927), a exposição do artista plástico Gregory Fink. Denominada “ O Espelho Mágico ”, a mostra permanecerá aberta ao público até o dia 10 de junho e você não pode perder. Gregory Fink é um artista muito conhecido no Brasil, renomado e premiado internacionalmente, tendo exposto suas obras nas principais capitais do mundo.

Já estão abertas as inscrições para a 7ª Mostra de Arte na Terceira Idade que acontece entre os dias 17 a 22 de maio no Residencial Albert Einstein promovida pela Área da Terceira Idade da Federação Israelita do Estado de São Paulo em parceria com o Residencial, onde acontecerá o coquetel de inauguração no dia 17 de maio (Domingo), às 15h. O endereço é Rua Coronel Lisboa, 139, a entrada é grátis e os interessados em expor seus trabalhos devem entrar em contato pelo  email terceiraidade@fisesp.org.br ou pelo telefone: 3088.0111.

20
20