TRACK & BIKES, UMA EMPRESA DE SUCESSO – POR GLORINHA COHEN

Uma produção mensal de aproximadamente 40 mil bicicletas e uma linha de produtos com mais de 60 modelos diferenciados, fazem da Track & Bikes uma das principais fabricantes em todo o território nacional.

241_especial_2_2

Quem é que não tem uma história para contar relacionada à uma bicicleta? Ou são os joelhos ralados numa saudosa lembrança da infância, causados pela insegurança típica da idade, ou são aqueles passeios inesquecíveis com os amigos. Trazidas ao Brasil em 1898 e a princípio mais utilizadas para lazer e divertimento, verdade é que, cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando de que o uso das bicicletas no dia a dia é uma maneira saudável, econômica e mais rápida de se chegar ao trabalho. Mormente agora com o advento, cada vez mais acelerado, das ciclovias em São Paulo e com a prefeitura pretendendo atingir a meta dos 400kms construídos, o que faz aumentar o número de ciclistas em nossas ruas.

Mas, como saber qual o modelo adequado para cada pessoa, quais as vantagens de se ter uma bicicleta elétrica e que critério usar ao escolhê-la? Estas e outras perguntas são aqui respondidas pelo paulistano David Kamkhagi, desde 2009 diretor da Track & Bikes, uma das mais conceituadas indústrias de bicicletas do país.


GC – Quais são os tipos de bicicleta que a Track & Bikes fabrica?

DK – Fabricamos mais de 40 modelos de bicicletas, entre bicicletas infantis, juvenis, adultas, linha de alumínio, elétricas e motorizadas.

GC – Fabrica outros produtos?

DK – Temos também uma linha de triciclos e mini carros elétricos.

GC – Inúmeros são os fabricantes de bicicletas no país. Qual o diferencial da Track & Bikes?

DK – Somos o único fabricante localizado em São Paulo. Estamos muito próximos dos nossos clientes, que se concentram nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Isso nos permite uma enorme agilidade logística.

GC – Qual tipo de bicicleta é mais procurada e por que?

DK – No Brasil, 50% das bicicletas compradas são utilizadas como meio de transporte, principalmente fora dos centros urbanos. Nosso modelo mais procurado é a TB100, bicicleta de 18 marchas com dupla suspensão.

GC – Como você segue as tendências do mercado com relação a modelos?

DK – Nós visitamos feiras e fornecedores no exterior, onde temos uma idéias das tendências mundiais do setor. No entanto, precisamos adaptar essas tendências ao mercado brasileiro, pois nem sempre ele acompanha o que acontece lá fora na mesma velocidade. Fazemos bastante pesquisas de mercado junto a clientes e consumidores finais

GC – Que critério adotar para se escolher a bicicleta adequada?

DK – Tamanho (para cada idade há um tamanho de aro específico) e finalidade (passeio, trilhas, corrida, etc.).

GC – E para pedalar numa cidade como SP, qual seria a melhor?

DK – Uma bicicleta que tenha suspensão, e que seja confortável.

GC – Quais as vantagens de se ter uma bicicleta elétrica e para qual faixa etária é adequada?

DK – A bicicleta elétrica é indicada para maiores de 18 anos, por ser um veículo motorizado. Ela tem inúmeras vantagens: é um meio de transporte sustentável, pode substituir o carro em deslocamentos, não polui e seu motor não faz barulho. O esforço de pedalar é reduzido pois o motor “ajuda” a impulsionar a bicicleta.

GC – Você recomenda algum modelo em especial?

DK – A Track oferece o modelo TKX City, que é uma bicicleta elétrica de bateria de chumbo. Para 2016, estamos desenvolvendo o modelo de bateria de lithium, que é mais leve e mais durável.

GC – Qual é a velocidade máxima atingida por ela?

DK – Pela legislação brasileira, as bicicletas elétricas podem atingir até 25 km/h com a utilização do motor.

GC – Onde são encontrados os produtos da Track & Bikes?

DK – As bicicletas da Track são encontradas nas principais redes varejistas do Brasil, além de praticamente todos os canais de e-commerce.

GC – As ciclovias em SP ajudaram a aumentar as vendas?

DK – Certamente as ciclovias estão ajudando a incentivar o deslocamento através das bicicletas. Mas isso tudo se refletirá apenas no longo prazo, quando toda a malha cicloviária estiver melhor planejada, conectada e conservada. A pessoa precisa se sentir segura para usar a ciclovia como via de transporte.

GC – Acha que o mercado ainda tende a crescer?

DK – A bicicleta é um produto que está em bastante evidência, dentro e fora do país, por oferecer uma solução sustentável ao trânsito das grandes cidades, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida de seus usuários. Portanto, acreditamos que esse mercado tenha ainda muito espaço para crescer.

GC – Dicas para quem quer comprar uma bike pela primeira vez.

DK – Pense primeiro qual será a finalidade da bicicleta, e a partir daí, escolha o modelo adequado. Se for utilizá-la diariamente, priorize um modelo mais durável, com peças de melhor qualidade. Se for utilizar eventualmente, escolha um modelo de maior custo benefício, para evitar gastar muito em uma bicicleta que ficará parada na garagem.


SOBRE A TRACK & BIKES

241_especial_2_1

A empresa iniciou suas atividades no mercado brasileiro de bicicletas em 1999, quando na época fabricava produtos e modelos voltados para o mercado infantil. Rapidamente percebeu que a presença da empresa começava a ocupar grande destaque nas melhores lojas de varejo e, desde então, passou a investir cada vez mais na qualidade e tecnologia de seus produtos.

O parque fabril está localizado no município de Guarulhos, na Grande São Paulo, e conta com uma área total de 10.500 m2 e 250 funcionários. Neste espaço estão as instalações da fábrica de quadros – com capacidade de produção de 2.500 quadros por dia, fábrica de aros e duas linhas de montagem para bicicletas comuns, motorizadas e elétricas, que juntas produzem até 3 mil bicicletas/dia, além dos 3 galpões de armazenamentos.

Hoje a Track & Bikes conta com uma linha de produtos com mais de 60 modelos diferenciados, classificados para todas as idades e tamanhos, além de oferecer a todos os seus clientes uma ampla rede de assistência técnica com mais de 800 postos autorizados e espalhados por todo o país. Isto faz da Track & Bikes uma das principais indústrias fabricantes de bicicletas em todo o território nacional, com uma produção mensal de aproximadamente 40 mil bicicletas.

Saiba mais sobre a empresa e seus produtos através do www.trackbikes.com.br

20
20