ESQUENTE O CLIMA COM DIVERSOS TIPOS DE FONDUE

Não existe apenas uma panela de Fondue. As variedades indicam o tipo de receita que você pode preparar e existem três tipos básicos.

A proximidade do inverno inaugura a temporada de ideias diferentes, looks variados, programas aconchegantes e, claro, pratos deliciosos. Depois de curtir Queijos & Vinhos na companhia de amigos, chegou a vez de outro prato muito procurado nesta época do ano: o Fondue.

Comece por escolher a panela certa.Não existe apenas uma panela de Fondue. As variedades indicam o tipo de receita que você pode preparar. Existem três tipos básicos:

Fondues Bourguignonne ou Chinoise: panela inox, vidro, esmaltada, alumínio (com anti-aderente)

Fondues de queijo: panela de vidro, esmaltada, cerâmica, alumínio (com anti- aderente) e ferro.

Fondues doces: panela de vidro, esmaltada, cerâmica e alumínio (com anti-aderente).

Quando você for preparar o fondue de carne, precisa utilizar panelas com paredes finas e de metal. Isso porque o óleo precisa estar sempre quente e, este tipo de panela em materiais como cobre, alumínio ou inox são as mais indicadas. Suas opções mudam caso sua escolha recaia sobre fondues de queijo (o tradicional) ou de chocolate. Neste caso a panela precisam manter a temperatura constante e, por isso, são utilizadas as panelas de cerâmica para os queijos e panelas de vidro para os de chocolate.

Como preparar?

Para preparar um fondue de carne você pode optar por cubos de carne vermelha, aves ou peixes. Corte-as em cubinhos pequenos e calcule as porções (em média 300g por pessoa). Lembre-se de utilizar a panela correta e aquecer bem o óleo. Ah: os molhos podem ter um toque especial seu, combinando as variedades mais doces com aquelas mas picantes.

O fondue de queijo é o mais tradicional e o que se aproxima da receita original. Para fazer o creme você pode utilizar vários queijos e misturá-los. Uma das receitas mais tradicionais, por exemplo, mistura os queijos Gruyère e o Emmental. Dica: para “cortar” o cheiro forte de algumas variedades de queijo, você pode utilizar uma vela aromática. Dica 2: ficou muito ralo? Adicione queijo ralado para dar consistência ao seu fondue.

O fondue de chocolate é muitas vezes servido ao final, como sobremesa da noite. Utilizam panelas semelhantes as do fondue de queijo, ou seja, mais grossas. Você pode variar bastante nos acompanhamentos mas, usualmente, os fondues de chocolate (ou marshmallow) levam uva, maçã, banana, morangos, abacaxi e até pedaços consistentes de bolo.

Na hora de servir

Se você tem um kit de fondue sabe que os garfos são peças fundamentais, mas não são as únicas para seu fondue fazer sucesso. O ideal é utilizar os garfos especiais só para imergir e retirar os acompanhamentos, utilizando talheres tradicionais para consumir carnes e frutas.

Não se esqueça de selecionar um bom vinho, de preferência tinto, no caso de fondue de carne ou chocolate e branco para queijos. Ele vai dar o toque especial para um aconchegante programa a dois ou uma animada roda de amigos!

Dicas e história

O fondue é um prato de origem suíça originalmente feito com a partir de uma mistura de queijos fundidos com vinho. Os queijos mais indicados para o fondue são os propiônicos (de massa abertas que possuem buraquinhos), como estepe, emental e gruyére. O ideal é agregar a esses queijos algum outro que esteja supermaturado.

O acompanhamento mais tradicional do fondue de queijo é o pão. O ideal é servir baguete francesa fatiada de maneira que todos os pedações tenham casca. Além de pão, também podem ser servidos champignons e batatas cozidas. Uma opção diferente e saborosa é servir de sobremesa cubinhos de goiabada para serem mergulhados no queijo. Para beber, o mais indicado é um vinho branco.

Além do fondue de queijo, existem algumas outras variações, como o de chocolate e o de carne. O fondue de chocolate pode ser servido com frutas, pães doces e tubinhos de wafer. Já o de carne funciona de maneira diferente. Em vez de mergulhar diferentes acompanhamentos no queijo ou no chocolate, mergulha-se diferentes carnes em variados molhos, que podem ser de hortelã, mostarda, curry, rosé, barbecue, etc.

E existem ainda as variações das variações. Os acompanhamentos do fondue de chocolate podem ser consumidos também com o fondue de doce de leite.

Confira algumas receitas:


FONDUE DE QUEIJO

242_sabores_4_1

Ingredientes:

200ml de leite
50g de requeijão cremoso
100g de queijo emmenthal
100g de queijo gruyère
100g de queijo gouda
150ml de vinho branco seco
1 dente de alho
Pimenta-do-reino (a gosto)
Noz-moscada (a gosto)

Modo de preparo:
Aqueça o leite a uma temperatura aproximada de 65ºC. O leite não pode passar desta temperatura, pois corre risco de talhar. Adicione o requeijão cremoso e, com um misturador tipo fouet, bata em movimentos suaves até obter uma mistura cremosa. Adicione pimenta-do-reino e noz-moscada moídas na hora. Coloque os queijos e mexa até ficar uma mistura lisa e cremosa. Para finalizar, coloque o vinho branco seco e misture delicadamente. Em um réchaud próprio para fondue, passe o dente de alho em toda parte interna. Ao despejar o fondue de queijo no réchaud, nota-se um aroma único que vai aguçar ainda mais o paladar.


FONDUE DE CHOCOLATE

Ingredientes:

400g de chocolate ao leite

(1 barra)
Creme de leite (a gosto)
30ml de licor de chocolate

Modo de preparo:
Derreta o chocolate e coloque um pouco de creme de leite até a mistura ficar cremosa. Adicione no máximo 30 ml de licor de chocolate, que garante um gosto especial.


FONDUE DE DOCE DE LEITE

242_sabores_4_3

Ingredientes:

400g de doce de leite de boa qualidade
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de conhaque

Modo de preparo:
Derreta o doce de leite e misture o creme de leite. Acrescente uma pitada de sal e, por último, o conhaque. Leve ao réchaud quando estiver com uma consistência cremosa.


FONDUE DE CARNE

242_sabores_4_4

Ingredientes:

1 kg de carne macia, em cubos
1 raminho de tomilho
1 folha de louro
1 raminho de alecrim
1 dente de alho
Óleo vegetal para a panela de fondue

Modo de preparo:
Coloque o óleo na panela de fondue, com a folha de louro, cravo, tomilho, alho, alecrim e aqueça em fogo médio.

Depois que o óleo começar a borbulhar suavemente, remova as ervas e o alho, tome cuidado para não se queimar. Coloque um cubo de carne em um espeto de fondue e mergulhe no óleo quente até o cozimento desejado. Sirva com os molhos variados.

Molho Mostarda
30 gramas de mostarda amarela
sal a gosto
Misture tudo e coloque em um pote para servir


Fonte: Confraria Kasher Vinhos Finos [confrariakasher@gmail.com]

20
20